O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCAS, MÔNICA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trans/Form/Ação (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591
Resumo: O mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poéticas latinas, leituras obrigatórias em todas as escolas luteranas, desde a reforma do ensino, consolidada em 1528, por Martinho Lutero e Philipp Melanchton. Neste artigo, mostraremos como o lugar comum arte-natureza é imitado, a partir de poéticas latinas, em preceptivas musicais setecentistas, em especial, Der vollkommene Capellmeister (“O mestre-de-capela perfeito”, 1739), de Johann Mattheson. Abordaremos os conceitos de natureza e de arte para, em seguida, discutir a relação entre eles e o emprego da tópica arte-natureza, por Johann Mattheson, seja a partir da perspectiva do orador perfeito, seja pela tomada da natureza como modeloda arte. Discorreremos, ainda, sobre a ampliação do conceito de natureza, de modo a incluir também a imitação de autoridades e obras, além da naturalidade como objetivo da arte.
id UNESP-10_a5efe2f13635d644d19c012103e5e320
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6591
network_acronym_str UNESP-10
network_name_str Trans/Form/Ação (Online)
repository_id_str
spelling O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESONMusica poéticaJohann MatthesonArteNaturezaRetórica musicalO mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poéticas latinas, leituras obrigatórias em todas as escolas luteranas, desde a reforma do ensino, consolidada em 1528, por Martinho Lutero e Philipp Melanchton. Neste artigo, mostraremos como o lugar comum arte-natureza é imitado, a partir de poéticas latinas, em preceptivas musicais setecentistas, em especial, Der vollkommene Capellmeister (“O mestre-de-capela perfeito”, 1739), de Johann Mattheson. Abordaremos os conceitos de natureza e de arte para, em seguida, discutir a relação entre eles e o emprego da tópica arte-natureza, por Johann Mattheson, seja a partir da perspectiva do orador perfeito, seja pela tomada da natureza como modeloda arte. Discorreremos, ainda, sobre a ampliação do conceito de natureza, de modo a incluir também a imitação de autoridades e obras, além da naturalidade como objetivo da arte.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 39 n. Special Issue: Número Especial/2016; 75-92TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 No. Special Issue: Special Issue/2016; 75-92TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 Núm. Special Issue: Número Especial/2016; 75-92TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 No. Special Issue: Número Especial/2016; 75-92TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 39 N. Special Issue: Número Especial/2016; 75-921980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591/10880https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591/10881https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591/12597https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591/12598Copyright (c) 2017 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLUCAS, MÔNICA2023-04-27T21:24:59Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6591Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-04-27T21:24:59Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESON
title O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESON
spellingShingle O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESON
LUCAS, MÔNICA
Musica poética
Johann Mattheson
Arte
Natureza
Retórica musical
title_short O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESON
title_full O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESON
title_fullStr O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESON
title_full_unstemmed O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESON
title_sort O LUGAR-COMUM ARTE-NATUREZA EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER (“O MESTRE DE CAPELA PERFEITO”, 1739), DE JOHANN MATTHESON
author LUCAS, MÔNICA
author_facet LUCAS, MÔNICA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCAS, MÔNICA
dc.subject.por.fl_str_mv Musica poética
Johann Mattheson
Arte
Natureza
Retórica musical
topic Musica poética
Johann Mattheson
Arte
Natureza
Retórica musical
description O mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poéticas latinas, leituras obrigatórias em todas as escolas luteranas, desde a reforma do ensino, consolidada em 1528, por Martinho Lutero e Philipp Melanchton. Neste artigo, mostraremos como o lugar comum arte-natureza é imitado, a partir de poéticas latinas, em preceptivas musicais setecentistas, em especial, Der vollkommene Capellmeister (“O mestre-de-capela perfeito”, 1739), de Johann Mattheson. Abordaremos os conceitos de natureza e de arte para, em seguida, discutir a relação entre eles e o emprego da tópica arte-natureza, por Johann Mattheson, seja a partir da perspectiva do orador perfeito, seja pela tomada da natureza como modeloda arte. Discorreremos, ainda, sobre a ampliação do conceito de natureza, de modo a incluir também a imitação de autoridades e obras, além da naturalidade como objetivo da arte.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591/10880
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591/10881
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591/12597
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6591/12598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/x-mobipocket-ebook
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 39 n. Special Issue: Número Especial/2016; 75-92
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 No. Special Issue: Special Issue/2016; 75-92
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 Núm. Special Issue: Número Especial/2016; 75-92
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 No. Special Issue: Número Especial/2016; 75-92
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 39 N. Special Issue: Número Especial/2016; 75-92
1980-539X
0101-3173
reponame:Trans/Form/Ação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Trans/Form/Ação (Online)
collection Trans/Form/Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv transformacao@marilia.unesp.br
_version_ 1794795208678834176