A beleza no ritmo pseudo-dionisiano da processão/conversão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trans/Form/Ação (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1029 |
Resumo: | No contexto da Metafísica Medieval, a «beleza» foi pensada como um conceito ambíguo: ora atribuído a Deus, ora atribuído ao Mundo. O propósito deste artigo é clarificar o sentido desta ambiguidade no âmbito da filosofia do Pseudo-Dionísio Areopagita. Se, portanto, o conceito de «beleza» é, em primeiro lugar, despojado do seu carácter sensível e mundano, para ser apropriado à natureza divina, ele é, num segundo momento, aposto à própria criação, de forma a designar a manifestação visível da beleza transcendente e o chamamento vital para a perscrutação teológica |
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A beleza no ritmo pseudo-dionisiano da processão/conversãoBelezaCriaçãoProcessão.No contexto da Metafísica Medieval, a «beleza» foi pensada como um conceito ambíguo: ora atribuído a Deus, ora atribuído ao Mundo. O propósito deste artigo é clarificar o sentido desta ambiguidade no âmbito da filosofia do Pseudo-Dionísio Areopagita. Se, portanto, o conceito de «beleza» é, em primeiro lugar, despojado do seu carácter sensível e mundano, para ser apropriado à natureza divina, ele é, num segundo momento, aposto à própria criação, de forma a designar a manifestação visível da beleza transcendente e o chamamento vital para a perscrutação teológicaFaculdade de Filosofia e Ciências2010-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1029TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 33 n. 2 (2010); 1-10TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 33 No. 2 (2010); 1-10TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 33 Núm. 2 (2010); 1-10TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 33 No. 2 (2010); 1-10TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 33 N. 2 (2010); 1-101980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1029/928https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1029/12942https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1029/13653https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1029/13654Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAfonso, Filipa2023-05-09T20:27:33Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/1029Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-05-09T20:27:33Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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No contexto da Metafísica Medieval, a «beleza» foi pensada como um conceito ambíguo: ora atribuído a Deus, ora atribuído ao Mundo. O propósito deste artigo é clarificar o sentido desta ambiguidade no âmbito da filosofia do Pseudo-Dionísio Areopagita. Se, portanto, o conceito de «beleza» é, em primeiro lugar, despojado do seu carácter sensível e mundano, para ser apropriado à natureza divina, ele é, num segundo momento, aposto à própria criação, de forma a designar a manifestação visível da beleza transcendente e o chamamento vital para a perscrutação teológica |
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