Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trans/Form/Ação (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986 |
Resumo: | Maquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: “maquiavelismo”. O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo “educação”, num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza impedindo os efeitos deletérios daquele sobre a vida política. Graças à educação, o homem é capaz de conhecer a “natureza das coisas”, isto é, saber o que as coisas são “desde sempre” e, desta maneira, antecipar-se ao “curso das coisas ordenado pelos céus”. Por fim, procuramos mostrar que, para Maquiavel, a educação possibilita moldar o comportamento dos indivíduos de tal modo que é possível redirecionar o curso das coisas para uma ordem coerente com o bem coletivo. |
id |
UNESP-10_e38eb6181efec075dde26243eff02920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/986 |
network_acronym_str |
UNESP-10 |
network_name_str |
Trans/Form/Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadãoMaquiaveleducaçãocidadaniaMaquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: “maquiavelismo”. O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo “educação”, num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza impedindo os efeitos deletérios daquele sobre a vida política. Graças à educação, o homem é capaz de conhecer a “natureza das coisas”, isto é, saber o que as coisas são “desde sempre” e, desta maneira, antecipar-se ao “curso das coisas ordenado pelos céus”. Por fim, procuramos mostrar que, para Maquiavel, a educação possibilita moldar o comportamento dos indivíduos de tal modo que é possível redirecionar o curso das coisas para uma ordem coerente com o bem coletivo.Faculdade de Filosofia e Ciências2008-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 31 n. 2 (2008); 137-152TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 137-152TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 Núm. 2 (2008); 137-152TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 137-152TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 31 N. 2 (2008); 137-1521980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986/889https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986/12993https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986/13616https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986/13619Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmes, José Luiz2023-05-09T06:26:34Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/986Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-05-09T06:26:34Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão |
title |
Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão |
spellingShingle |
Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão Ames, José Luiz Maquiavel educação cidadania |
title_short |
Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão |
title_full |
Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão |
title_fullStr |
Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão |
title_full_unstemmed |
Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão |
title_sort |
Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão |
author |
Ames, José Luiz |
author_facet |
Ames, José Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ames, José Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maquiavel educação cidadania |
topic |
Maquiavel educação cidadania |
description |
Maquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: “maquiavelismo”. O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo “educação”, num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza impedindo os efeitos deletérios daquele sobre a vida política. Graças à educação, o homem é capaz de conhecer a “natureza das coisas”, isto é, saber o que as coisas são “desde sempre” e, desta maneira, antecipar-se ao “curso das coisas ordenado pelos céus”. Por fim, procuramos mostrar que, para Maquiavel, a educação possibilita moldar o comportamento dos indivíduos de tal modo que é possível redirecionar o curso das coisas para uma ordem coerente com o bem coletivo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986/889 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986/12993 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986/13616 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986/13619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/x-mobipocket-ebook application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 31 n. 2 (2008); 137-152 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 137-152 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 Núm. 2 (2008); 137-152 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 137-152 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 31 N. 2 (2008); 137-152 1980-539X 0101-3173 reponame:Trans/Form/Ação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Trans/Form/Ação (Online) |
collection |
Trans/Form/Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
transformacao@marilia.unesp.br |
_version_ |
1794795206456901632 |