The sound's color: otherness and raciality in Brazilian phonography in 78 rpm in the first half od the 20th century
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/200561 |
Resumo: | Partindo do problema central da produção de alteridades como elemento-chave na constituição do mundo moderno, e seguindo a perspectiva aberta por Jennifer Stoever e seu conceito de “linha de cor sonora”, o artigo tem foco na indústria fonográfica brasileira em seus primeiros estágios de desenvolvimento. Busca-se problematizá-la como um lugar de fixação e reverberação de representações sonoras raciais e étnicas, materializadas em fonogramas de 78 rotações gravados nas primeiras quatro décadas do século XX por cantores, músicos e compositores negros. Argumenta-se que a dinâmica de incorporação desses músicos no sistema de entretenimento alimentado pelas indústrias fonográficas do período passava necessariamente pela exploração de estereótipos em que elementos como etnicidade, comicidade, sensualidade, primitivismo e exotismo exerciam papel central, elaborados precedentemente em registros literários e musicais. |
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The sound's color: otherness and raciality in Brazilian phonography in 78 rpm in the first half od the 20th centuryA cor do som: construção de alteridade e racialidade na fonografia brasileira em 78 rotações, na primeira metade do século XXfonografia brasileiraracialidadealteridade78 rotaçõesindústria fonográficaBrazilian phonographyracialityalterity78 rpm shellac discsphonographic industriesPartindo do problema central da produção de alteridades como elemento-chave na constituição do mundo moderno, e seguindo a perspectiva aberta por Jennifer Stoever e seu conceito de “linha de cor sonora”, o artigo tem foco na indústria fonográfica brasileira em seus primeiros estágios de desenvolvimento. Busca-se problematizá-la como um lugar de fixação e reverberação de representações sonoras raciais e étnicas, materializadas em fonogramas de 78 rotações gravados nas primeiras quatro décadas do século XX por cantores, músicos e compositores negros. Argumenta-se que a dinâmica de incorporação desses músicos no sistema de entretenimento alimentado pelas indústrias fonográficas do período passava necessariamente pela exploração de estereótipos em que elementos como etnicidade, comicidade, sensualidade, primitivismo e exotismo exerciam papel central, elaborados precedentemente em registros literários e musicais.Recent studies in Anthropology, Ethnomusicology and popular music studies have been stressing the set of strategies that phonographic industries worldwide used to create racial prejudice through sonic representations. North American anthropologist Jennifer Lynn Stoever coined the expression sonic color line to designate “a socially constructed boundary that racially codes sonic phenomena such as vocal timbre, accents, and musical tone”. This paper seeks to understand the complex process of incorporation of black musicians and black musical practices in Brazilian recording industry, trying to understand the dynamics associated with the construction of a sonic color line through 78 rpm discs. It is argued that the dynamics of incorporation of these musicians into the entertainment system by the phonographic industries necessarily passed through the exploration of stereotypes where elements such as ethnicity, comedy, sensuality, primitivism and exoticism played a central role, elaborated previously in literary and musical records.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/20056110.11606/issn.2316-9141.rh.2023.200561Revista de História; n. 182 (2023); 1-36Revista de História; No. 182 (2023); 1-36Revista de História; Núm. 182 (2023); 1-362316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporenghttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/200561/198319https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/200561/198320https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/200561/202446Copyright (c) 2023 Maya Suemi Lemos, Pedro Aragãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Maya SuemiAragão, Pedro de Moura2024-04-08T12:11:19Zoai:revistas.usp.br:article/200561Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-04-08T12:11:19Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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