Instrução pública e reforma social na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 E 1930
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19001 |
Resumo: | Este artigo expõe as orientações de uma pesquisa sobre as reformas da instrução pública na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 e 1930. As reformas do período, nessa pesquisa, são examinadas sob a perspectiva das orientações e dos objetivos dos grupos que se propuseram desenvolvê-las junto à população. Assim entendidas, as reformas públicas de ensino na década de 1920 eram um instrumental comprometido com a reforma social. Sob essa perspectiva, examinam-se as tarefas que as reformas Carneiro Leão e Fernando de Azevedo tomaram para si. Finalmente, aponta-se o papel central do projeto de sociedade no planejamento da arquitetura, dos programas e das instalações escolares. |
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Instrução pública e reforma social na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 E 1930 Reforma educacionalEscolarização modernaHistória da educaçãoEducação popularPolíticas públicasEducational ReformModern SchoolingHistory of the EducationPopular EducationPublic Policies Este artigo expõe as orientações de uma pesquisa sobre as reformas da instrução pública na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 e 1930. As reformas do período, nessa pesquisa, são examinadas sob a perspectiva das orientações e dos objetivos dos grupos que se propuseram desenvolvê-las junto à população. Assim entendidas, as reformas públicas de ensino na década de 1920 eram um instrumental comprometido com a reforma social. Sob essa perspectiva, examinam-se as tarefas que as reformas Carneiro Leão e Fernando de Azevedo tomaram para si. Finalmente, aponta-se o papel central do projeto de sociedade no planejamento da arquitetura, dos programas e das instalações escolares. This article discusses research on the public education reforms carried out in the city of Rio de Janeiro between 1922 and 1930. The educational reforms are examined from the perspective of the mindset and objectives of those who proposed to develop the reforms together with the population. From this perspective, the public education reforms of the 1920s were committed to social reform. Thus, the article analyzes the tasks that Carneiro Leão and Fernando de Azevedo established in their intended reforms. Finally, the article points towards the central role of a project for society as a whole in the architectural, educational and school facilities planned in the reforms. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1900110.11606/issn.2316-9141.v0i152p155-187Revista de História; n. 152 (2005): DOSSIÊ – História Atlântica; 155-187Revista de História; No. 152 (2005): DOSSIÊ – História Atlântica; 155-187Revista de História; Núm. 152 (2005): DOSSIÊ – História Atlântica; 155-1872316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19001/21064Copyright (c) 2005 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulilo, André Luiz2024-05-02T14:35:09Zoai:revistas.usp.br:article/19001Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-05-02T14:35:09Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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