Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Francisco Murari
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19136
Resumo: O olhar da história tucidideana volta a plenificação de sua valia para o futuro, quer imediato quer longínquo, por que os homens desta temporalidade a reconheçam no presente de suas ações. Retirado em Sant'Andrea di Percussina, Maquiavel volta o olhar da história para o passado. Pelo circuito dos livros de seu escritório frequenta a Corte dos antigos. Refletindo sobre esse diálogo com os antigos, Maquiavel pondera o alcance do olhar que a história presente volta para o passado, a fim de que se mobilize recíproca interpelação de conhecimentos modernos e antigos sobre os modos por que nela agem os homens. Desde os inícios com Heródoto e Tucídides, o dilema da historiografia é posto: relatos verídicos contra mentirosos, neutralidade e isenção contra parcialidade e comprometimento. Por que as histórias são contadas a um público a que elas estão destinadas, como conformar modos narrativos para obter o reconhecimento da imparcialidade do historiador e veracidade de sua história:? Quais virtudes se exigem dele consoante as recomendações de preceitos e deveres narrativos que consagrem a autoridade de sua persona historiográfica? Por quais figurações retóricas de caracterização dessa persona de historiador Maquiavel e Tucídides enfrentaram o dilema assim disposto a responder pela utilidade a que esse saber almeja?
id UNESP-13_2ada4838244b9e763904a9dfc86ca16b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/19136
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador O olhar da história tucidideana volta a plenificação de sua valia para o futuro, quer imediato quer longínquo, por que os homens desta temporalidade a reconheçam no presente de suas ações. Retirado em Sant'Andrea di Percussina, Maquiavel volta o olhar da história para o passado. Pelo circuito dos livros de seu escritório frequenta a Corte dos antigos. Refletindo sobre esse diálogo com os antigos, Maquiavel pondera o alcance do olhar que a história presente volta para o passado, a fim de que se mobilize recíproca interpelação de conhecimentos modernos e antigos sobre os modos por que nela agem os homens. Desde os inícios com Heródoto e Tucídides, o dilema da historiografia é posto: relatos verídicos contra mentirosos, neutralidade e isenção contra parcialidade e comprometimento. Por que as histórias são contadas a um público a que elas estão destinadas, como conformar modos narrativos para obter o reconhecimento da imparcialidade do historiador e veracidade de sua história:? Quais virtudes se exigem dele consoante as recomendações de preceitos e deveres narrativos que consagrem a autoridade de sua persona historiográfica? Por quais figurações retóricas de caracterização dessa persona de historiador Maquiavel e Tucídides enfrentaram o dilema assim disposto a responder pela utilidade a que esse saber almeja? Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1913610.11606/issn.2316-9141.v0ispep51-67Revista de História; 2010: Número Especial; 51-67Revista de História; 2010: Special Issue; 51-67Revista de História; 2010: Numero Especial; 51-672316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19136/21199Copyright (c) 2010 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Francisco Murari2015-11-23T23:03:56Zoai:revistas.usp.br:article/19136Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2015-11-23T23:03:56Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador
title Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador
spellingShingle Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador
Pires, Francisco Murari
title_short Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador
title_full Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador
title_fullStr Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador
title_full_unstemmed Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador
title_sort Maquiavel e tucídides: o(s) olhar(es) da história e as figurações de historiador
author Pires, Francisco Murari
author_facet Pires, Francisco Murari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Francisco Murari
description O olhar da história tucidideana volta a plenificação de sua valia para o futuro, quer imediato quer longínquo, por que os homens desta temporalidade a reconheçam no presente de suas ações. Retirado em Sant'Andrea di Percussina, Maquiavel volta o olhar da história para o passado. Pelo circuito dos livros de seu escritório frequenta a Corte dos antigos. Refletindo sobre esse diálogo com os antigos, Maquiavel pondera o alcance do olhar que a história presente volta para o passado, a fim de que se mobilize recíproca interpelação de conhecimentos modernos e antigos sobre os modos por que nela agem os homens. Desde os inícios com Heródoto e Tucídides, o dilema da historiografia é posto: relatos verídicos contra mentirosos, neutralidade e isenção contra parcialidade e comprometimento. Por que as histórias são contadas a um público a que elas estão destinadas, como conformar modos narrativos para obter o reconhecimento da imparcialidade do historiador e veracidade de sua história:? Quais virtudes se exigem dele consoante as recomendações de preceitos e deveres narrativos que consagrem a autoridade de sua persona historiográfica? Por quais figurações retóricas de caracterização dessa persona de historiador Maquiavel e Tucídides enfrentaram o dilema assim disposto a responder pela utilidade a que esse saber almeja?
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19136
10.11606/issn.2316-9141.v0ispep51-67
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19136
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.v0ispep51-67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19136/21199
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; 2010: Número Especial; 51-67
Revista de História; 2010: Special Issue; 51-67
Revista de História; 2010: Numero Especial; 51-67
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1800214920624603136