História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18626 |
Resumo: | O autor analisa o método e a interpretação dialética de Carl Schorske enquanto história da cultura inspirada na Escola de Frankfurt. Focaliza pois o imbricamento entre história-cultura-política e sua expressão psicológica. Analisa a relação ambígua entre arte e sociedade, mostrando-a como uma forma não somente de exprimir sua historicidade mas também transcendê-la; a partir de contradições intrínsecas à sociedade vienense da segunda metade do século passado, o autor procura captar a gênese da modernidade. Artistas e intelectuais vienenses ao proclamarem sua autonomia diante da história acabaram por redefinir a função da arte, descortinando novas formas de expressão. O objeto central de atenção de Schorske, é o processo de superação do estetismo a partir da crise do pensamento ilustrado e o aparecimento das vanguardas históricas. |
id |
UNESP-13_3ecbd80c0abbd26bb9d153f6bbcc43d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/18626 |
network_acronym_str |
UNESP-13 |
network_name_str |
Revista de História (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle O autor analisa o método e a interpretação dialética de Carl Schorske enquanto história da cultura inspirada na Escola de Frankfurt. Focaliza pois o imbricamento entre história-cultura-política e sua expressão psicológica. Analisa a relação ambígua entre arte e sociedade, mostrando-a como uma forma não somente de exprimir sua historicidade mas também transcendê-la; a partir de contradições intrínsecas à sociedade vienense da segunda metade do século passado, o autor procura captar a gênese da modernidade. Artistas e intelectuais vienenses ao proclamarem sua autonomia diante da história acabaram por redefinir a função da arte, descortinando novas formas de expressão. O objeto central de atenção de Schorske, é o processo de superação do estetismo a partir da crise do pensamento ilustrado e o aparecimento das vanguardas históricas. The author analyses Schorske's method of writing history and his dialectical interpretation of the history of art as inspired by the Frankfurt school. In this book on Viena, he studies a meeting point of history, culture, politics and psychological expression. Schorske sees the relations between art and society as an ambiguous and complex one in which art is at the same time a way of expressing society's historicity and a form of transcending it. Schorke grasps the genesis of modernity from Vienese society's contradictions in the second half od the 19th century, when artists and intellectuals searching for new forms of expression, tried to proclaim their independence from history and came to redefine art's role. Schorske chose as his main theme the long and painful process of overthrowal of conformist aestheticism and the emergence of an artistic vanguard movement. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1990-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1862610.11606/issn.2316-9141.v0i122p147-164Revista de História; n. 122 (1990); 147-164Revista de História; No. 122 (1990); 147-164Revista de História; Núm. 122 (1990); 147-1642316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18626/20689Copyright (c) 1990 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlambert, Francisco2023-03-15T22:03:43Zoai:revistas.usp.br:article/18626Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2023-03-15T22:03:43Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle |
title |
História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle |
spellingShingle |
História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle Alambert, Francisco |
title_short |
História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle |
title_full |
História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle |
title_fullStr |
História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle |
title_full_unstemmed |
História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle |
title_sort |
História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle |
author |
Alambert, Francisco |
author_facet |
Alambert, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alambert, Francisco |
description |
O autor analisa o método e a interpretação dialética de Carl Schorske enquanto história da cultura inspirada na Escola de Frankfurt. Focaliza pois o imbricamento entre história-cultura-política e sua expressão psicológica. Analisa a relação ambígua entre arte e sociedade, mostrando-a como uma forma não somente de exprimir sua historicidade mas também transcendê-la; a partir de contradições intrínsecas à sociedade vienense da segunda metade do século passado, o autor procura captar a gênese da modernidade. Artistas e intelectuais vienenses ao proclamarem sua autonomia diante da história acabaram por redefinir a função da arte, descortinando novas formas de expressão. O objeto central de atenção de Schorske, é o processo de superação do estetismo a partir da crise do pensamento ilustrado e o aparecimento das vanguardas históricas. |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18626 10.11606/issn.2316-9141.v0i122p147-164 |
url |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18626 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9141.v0i122p147-164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18626/20689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1990 Revista de História http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1990 Revista de História http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História; n. 122 (1990); 147-164 Revista de História; No. 122 (1990); 147-164 Revista de História; Núm. 122 (1990); 147-164 2316-9141 0034-8309 reponame:Revista de História (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista de História (São Paulo) |
collection |
Revista de História (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800214918961561600 |