Notas sobre a mediação entre o erudito e o popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18664 |
Resumo: | Através das reflexões pioneiras de Gramsci e Bakhtin, percebeu-se que as camadas subalternas também eram capazes de construir sua própria concepção de mundo. Mas a idéia de "cultura popular" já havia sido largamente utilizada antes deles. Criada em fins do século XVIII como parte da proposta estética do romantismo, ela ajudou a fundar uma percepção dicotômica da sociedade que só agora começa a ser questionada. Hoje fica cada vez mais clara a importância dos indivíduos que atuavam como mediadores entre o "erudito" e o "popular", estabelecendo pontos de contato ou reforçando suas zonas de atrito. |
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Notas sobre a mediação entre o erudito e o popular Cultura PopularSéculo XVIIIRomantismoLiteratura e HistóriaVisão de MundoPopular Culture18th centuryRomanticismLiterature and HistoryWorld view (Global view) Através das reflexões pioneiras de Gramsci e Bakhtin, percebeu-se que as camadas subalternas também eram capazes de construir sua própria concepção de mundo. Mas a idéia de "cultura popular" já havia sido largamente utilizada antes deles. Criada em fins do século XVIII como parte da proposta estética do romantismo, ela ajudou a fundar uma percepção dicotômica da sociedade que só agora começa a ser questionada. Hoje fica cada vez mais clara a importância dos indivíduos que atuavam como mediadores entre o "erudito" e o "popular", estabelecendo pontos de contato ou reforçando suas zonas de atrito. Through the pioneer reflections of Gramsci and Bakhtin, one realized that the subordinate layers were also able to build their own conception of the world. But the idea of "popular culture" had been widely used before them. Created in the end of the eigthteen century as part of the esthetics proposals of romanticism, it helped found a dicotomic perception of the society that only now has been questioned. Today the importance of the individuals who acted as mediators between "erudite" and "popular" becomes clearer, establishing points of contact or reinforcing their zones of disagreement. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1992-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1866410.11606/issn.2316-9141.v0i125-126p65-80Revista de História; n. 125-126 (1992); 65-80Revista de História; No. 125-126 (1992); 65-80Revista de História; Núm. 125-126 (1992); 65-802316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18664/20727Copyright (c) 1992 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Plínio Freire2023-03-15T19:36:44Zoai:revistas.usp.br:article/18664Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2023-03-15T19:36:44Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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