Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Rita de Cássia
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i115p191-195
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/61803
Resumo: Hay, Douglas (org.) . Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England . New York, Pantheon Books, 1975, 353 p ., il. , mapas.(primeiro parágrafo do texto)A obra coletiva Albion's Fatal Tree. Crime and Society in Eighteenth-Century England, tem como preocupação fundamental a história social da Inglaterra no séc. XVIII, localizando as interrelações entre Lei, ideologia e realidade social, mais a definição de crime na época; estudam os Autores a própria criminalidade, as ofensas à propriedade, os criminosos e os mitos populares sobre eles. Se por um lado parece existir uma multiplicação do "crime" (as estatísticas não são claras a respeito), por outro lado a questão não parece ser o aumento da incidência do "crime", e sim a sua constante redefinição por parte de uma oligarquia consciente de suas propriedades. Quando pressente no recrudescimento dos atentados, multiplicam também os estatutos, passando a punir até com a pena de morte atividades até então consideradas veniais ou inocentes, como o roubo de lenha, a caça em propriedade alheia, ou cartas anônimas de tom ameaçador. A oligarquia dominante, cujo valor supremo é a propriedade, encontra seu embasamento visível e material sobretudo na ideologia e na prática da Lei. A "Tyburn Tree", como bem compreendeu William Blake, encontrava-se no centro desta ideologia, e seus rituais estavam também no cerne da cultura popular (pag. 13) .
id UNESP-13_525e2e53ce4245cb1e95ccaded9b0e49
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/61803
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
spelling Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century EnglandSéculo XVIIIInglaterraHistória SocialHay, Douglas (org.) . Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England . New York, Pantheon Books, 1975, 353 p ., il. , mapas.(primeiro parágrafo do texto)A obra coletiva Albion's Fatal Tree. Crime and Society in Eighteenth-Century England, tem como preocupação fundamental a história social da Inglaterra no séc. XVIII, localizando as interrelações entre Lei, ideologia e realidade social, mais a definição de crime na época; estudam os Autores a própria criminalidade, as ofensas à propriedade, os criminosos e os mitos populares sobre eles. Se por um lado parece existir uma multiplicação do "crime" (as estatísticas não são claras a respeito), por outro lado a questão não parece ser o aumento da incidência do "crime", e sim a sua constante redefinição por parte de uma oligarquia consciente de suas propriedades. Quando pressente no recrudescimento dos atentados, multiplicam também os estatutos, passando a punir até com a pena de morte atividades até então consideradas veniais ou inocentes, como o roubo de lenha, a caça em propriedade alheia, ou cartas anônimas de tom ameaçador. A oligarquia dominante, cujo valor supremo é a propriedade, encontra seu embasamento visível e material sobretudo na ideologia e na prática da Lei. A "Tyburn Tree", como bem compreendeu William Blake, encontrava-se no centro desta ideologia, e seus rituais estavam também no cerne da cultura popular (pag. 13) .Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1983-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/6180310.11606/issn.2316-9141.v0i115p191-195Revista de História; n. 115 (1983); 191-195Revista de História; No. 115 (1983); 191-195Revista de História; Núm. 115 (1983); 191-1952316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/61803/64666Copyright (c) 1983 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessGermano, Rita de Cássia2014-07-24T13:41:27Zoai:revistas.usp.br:article/61803Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2014-07-24T13:41:27Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
title Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
spellingShingle Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
Germano, Rita de Cássia
Século XVIII
Inglaterra
História Social
Germano, Rita de Cássia
Século XVIII
Inglaterra
História Social
title_short Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
title_full Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
title_fullStr Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
title_full_unstemmed Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
title_sort Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England
author Germano, Rita de Cássia
author_facet Germano, Rita de Cássia
Germano, Rita de Cássia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Século XVIII
Inglaterra
História Social
topic Século XVIII
Inglaterra
História Social
description Hay, Douglas (org.) . Albion's fatal tree . Crime and society in eighteenth-century England . New York, Pantheon Books, 1975, 353 p ., il. , mapas.(primeiro parágrafo do texto)A obra coletiva Albion's Fatal Tree. Crime and Society in Eighteenth-Century England, tem como preocupação fundamental a história social da Inglaterra no séc. XVIII, localizando as interrelações entre Lei, ideologia e realidade social, mais a definição de crime na época; estudam os Autores a própria criminalidade, as ofensas à propriedade, os criminosos e os mitos populares sobre eles. Se por um lado parece existir uma multiplicação do "crime" (as estatísticas não são claras a respeito), por outro lado a questão não parece ser o aumento da incidência do "crime", e sim a sua constante redefinição por parte de uma oligarquia consciente de suas propriedades. Quando pressente no recrudescimento dos atentados, multiplicam também os estatutos, passando a punir até com a pena de morte atividades até então consideradas veniais ou inocentes, como o roubo de lenha, a caça em propriedade alheia, ou cartas anônimas de tom ameaçador. A oligarquia dominante, cujo valor supremo é a propriedade, encontra seu embasamento visível e material sobretudo na ideologia e na prática da Lei. A "Tyburn Tree", como bem compreendeu William Blake, encontrava-se no centro desta ideologia, e seus rituais estavam também no cerne da cultura popular (pag. 13) .
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/61803
10.11606/issn.2316-9141.v0i115p191-195
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/61803
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.v0i115p191-195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/61803/64666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1983 Revista de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1983 Revista de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; n. 115 (1983); 191-195
Revista de História; No. 115 (1983); 191-195
Revista de História; Núm. 115 (1983); 191-195
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1822179411889225729
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.v0i115p191-195