Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026 |
Resumo: | O presente artigo estuda a situação da educação no estado de Oaxaca entre a Independência e a República Restaurada. Em sua maioria indígena, a população da entidade era considerada pela elite política e intelectual do século XIX o obstáculo a ser superado para alcançar-se a civilização e a estabilidade. Logo se difundiu a teoria de que o Estado tinha que se encarregar de solucionar o problema e que a melhor maneira seria por meio de uma educação obrigatória, gratuita e laica. O texto que segue apresenta as idéias liberais sobre "o problema indígena" e as diretrizes para sua "solução" através da análise da legislação que auspiciou e regulamentou o sistema educativo tanto no aspecto administrativo como para a formação docente. |
id |
UNESP-13_714715948e54d922aeff3cdeb0f452e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/19026 |
network_acronym_str |
UNESP-13 |
network_name_str |
Revista de História (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)EducationIndigenousOaxaca19th CenturyLiberalsEducaçãoIndígenasOaxacaSéculo XIXLiberaisO presente artigo estuda a situação da educação no estado de Oaxaca entre a Independência e a República Restaurada. Em sua maioria indígena, a população da entidade era considerada pela elite política e intelectual do século XIX o obstáculo a ser superado para alcançar-se a civilização e a estabilidade. Logo se difundiu a teoria de que o Estado tinha que se encarregar de solucionar o problema e que a melhor maneira seria por meio de uma educação obrigatória, gratuita e laica. O texto que segue apresenta as idéias liberais sobre "o problema indígena" e as diretrizes para sua "solução" através da análise da legislação que auspiciou e regulamentou o sistema educativo tanto no aspecto administrativo como para a formação docente.The present article studies the situation of education in the state of Oaxaca between the period of Independence and the Restored Republic. Mostly indigenous, the population was considered the impeding obstacle in order to achieve civilization and stability, according to the political and intellectual 19th century elite. Soon after, the idea spread that the State was responsible for solving this problem; and the most effective solution would be through mandatory, free, and lay education. The fallowing text presents liberal ideas on "the indigenous problem" and the dealings of its "solution" through the analysis of the legislation that made possible and designed the educational system, both at the administrative level and at the teaching professional development level.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2006-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1902610.11606/issn.2316-9141.v0i154p191-220Revista de História; n. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220Revista de História; No. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220Revista de História; Núm. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-2202316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPspahttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026/21089Copyright (c) 2006 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessRuiz Cervantes, Francisco JoséTraffano, Daniela2024-05-02T14:34:52Zoai:revistas.usp.br:article/19026Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-05-02T14:34:52Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867) Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867) |
title |
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867) |
spellingShingle |
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867) Ruiz Cervantes, Francisco José Education Indigenous Oaxaca 19th Century Liberals Educação Indígenas Oaxaca Século XIX Liberais |
title_short |
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867) |
title_full |
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867) |
title_fullStr |
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867) |
title_full_unstemmed |
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867) |
title_sort |
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867) |
author |
Ruiz Cervantes, Francisco José |
author_facet |
Ruiz Cervantes, Francisco José Traffano, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Traffano, Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz Cervantes, Francisco José Traffano, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education Indigenous Oaxaca 19th Century Liberals Educação Indígenas Oaxaca Século XIX Liberais |
topic |
Education Indigenous Oaxaca 19th Century Liberals Educação Indígenas Oaxaca Século XIX Liberais |
description |
O presente artigo estuda a situação da educação no estado de Oaxaca entre a Independência e a República Restaurada. Em sua maioria indígena, a população da entidade era considerada pela elite política e intelectual do século XIX o obstáculo a ser superado para alcançar-se a civilização e a estabilidade. Logo se difundiu a teoria de que o Estado tinha que se encarregar de solucionar o problema e que a melhor maneira seria por meio de uma educação obrigatória, gratuita e laica. O texto que segue apresenta as idéias liberais sobre "o problema indígena" e as diretrizes para sua "solução" através da análise da legislação que auspiciou e regulamentou o sistema educativo tanto no aspecto administrativo como para a formação docente. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026 10.11606/issn.2316-9141.v0i154p191-220 |
url |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9141.v0i154p191-220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026/21089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2006 Revista de História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2006 Revista de História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História; n. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220 Revista de História; No. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220 Revista de História; Núm. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220 2316-9141 0034-8309 reponame:Revista de História (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista de História (São Paulo) |
collection |
Revista de História (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800214920227192832 |