Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz Cervantes, Francisco José
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Traffano, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026
Resumo: O presente artigo estuda a situação da educação no estado de Oaxaca entre a Independência e a República Restaurada. Em sua maioria indígena, a população da entidade era considerada pela elite política e intelectual do século XIX o obstáculo a ser superado para alcançar-se a civilização e a estabilidade. Logo se difundiu a teoria de que o Estado tinha que se encarregar de solucionar o problema e que a melhor maneira seria por meio de uma educação obrigatória, gratuita e laica. O texto que segue apresenta as idéias liberais sobre "o problema indígena" e as diretrizes para sua "solução" através da análise da legislação que auspiciou e regulamentou o sistema educativo tanto no aspecto administrativo como para a formação docente.
id UNESP-13_714715948e54d922aeff3cdeb0f452e9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/19026
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)EducationIndigenousOaxaca19th CenturyLiberalsEducaçãoIndígenasOaxacaSéculo XIXLiberaisO presente artigo estuda a situação da educação no estado de Oaxaca entre a Independência e a República Restaurada. Em sua maioria indígena, a população da entidade era considerada pela elite política e intelectual do século XIX o obstáculo a ser superado para alcançar-se a civilização e a estabilidade. Logo se difundiu a teoria de que o Estado tinha que se encarregar de solucionar o problema e que a melhor maneira seria por meio de uma educação obrigatória, gratuita e laica. O texto que segue apresenta as idéias liberais sobre "o problema indígena" e as diretrizes para sua "solução" através da análise da legislação que auspiciou e regulamentou o sistema educativo tanto no aspecto administrativo como para a formação docente.The present article studies the situation of education in the state of Oaxaca between the period of Independence and the Restored Republic. Mostly indigenous, the population was considered the impeding obstacle in order to achieve civilization and stability, according to the political and intellectual 19th century elite. Soon after, the idea spread that the State was responsible for solving this problem; and the most effective solution would be through mandatory, free, and lay education. The fallowing text presents liberal ideas on "the indigenous problem" and the dealings of its "solution" through the analysis of the legislation that made possible and designed the educational system, both at the administrative level and at the teaching professional development level.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2006-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1902610.11606/issn.2316-9141.v0i154p191-220Revista de História; n. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220Revista de História; No. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220Revista de História; Núm. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-2202316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPspahttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026/21089Copyright (c) 2006 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessRuiz Cervantes, Francisco JoséTraffano, Daniela2024-05-02T14:34:52Zoai:revistas.usp.br:article/19026Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-05-02T14:34:52Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
title Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
spellingShingle Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
Ruiz Cervantes, Francisco José
Education
Indigenous
Oaxaca
19th Century
Liberals
Educação
Indígenas
Oaxaca
Século XIX
Liberais
title_short Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
title_full Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
title_fullStr Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
title_full_unstemmed Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
title_sort Porque sólo la ilustración puede desterrar de esos pueblos los vicios y la inmoralidad que los dominan: Indígenas y educación en Oaxaca (1823-1867)
author Ruiz Cervantes, Francisco José
author_facet Ruiz Cervantes, Francisco José
Traffano, Daniela
author_role author
author2 Traffano, Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz Cervantes, Francisco José
Traffano, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Indigenous
Oaxaca
19th Century
Liberals
Educação
Indígenas
Oaxaca
Século XIX
Liberais
topic Education
Indigenous
Oaxaca
19th Century
Liberals
Educação
Indígenas
Oaxaca
Século XIX
Liberais
description O presente artigo estuda a situação da educação no estado de Oaxaca entre a Independência e a República Restaurada. Em sua maioria indígena, a população da entidade era considerada pela elite política e intelectual do século XIX o obstáculo a ser superado para alcançar-se a civilização e a estabilidade. Logo se difundiu a teoria de que o Estado tinha que se encarregar de solucionar o problema e que a melhor maneira seria por meio de uma educação obrigatória, gratuita e laica. O texto que segue apresenta as idéias liberais sobre "o problema indígena" e as diretrizes para sua "solução" através da análise da legislação que auspiciou e regulamentou o sistema educativo tanto no aspecto administrativo como para a formação docente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026
10.11606/issn.2316-9141.v0i154p191-220
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.v0i154p191-220
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19026/21089
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2006 Revista de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2006 Revista de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; n. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220
Revista de História; No. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220
Revista de História; Núm. 154 (2006): DOSSIÊ – História dos Índios; 191-220
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1800214920227192832