A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baqueiro Figueiredo, Fábio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713
Resumo: Este artigo busca examinar os processos de organização e a implementação da Campanha Nacional de Alfabetização promovida em Angola no período imediatamente posterior à independência, tomando-a como uma janela para investigar os dilemas e conflitos que marcaram o nascimento da nova nação e a consolidação do Estado, especialmente no espaço urbano, num contexto de legitimidade contestada e de proliferação de diferentes agendas políticas e interpretações sobre o significado da independência. Utilizando principalmente a cobertura da imprensa escrita e publicações oficiais, este artigo analisa a influência cubana na concepção organizacional e pedagógica da campanha, a fragilidade operacional do Estado em constituição, a atuação política autônoma dos estudantes das cidades – e os esforços do governo para enquadrar seu entusiasmo revolucionário – e a utilização da campanha como uma alavanca para a construção de um sistema universal de educação básica em Angola.
id UNESP-13_752a4a6292252695d74ad372d6149497
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183713
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980The National Literacy Campaign and State-Building in Angola, 1975-1980AngolaPolítica educacionalAlfabetizaçãoEstado pós-colonialNacionalismoAngolaEducational policyLiteracyPost-colonial StateNationalismEste artigo busca examinar os processos de organização e a implementação da Campanha Nacional de Alfabetização promovida em Angola no período imediatamente posterior à independência, tomando-a como uma janela para investigar os dilemas e conflitos que marcaram o nascimento da nova nação e a consolidação do Estado, especialmente no espaço urbano, num contexto de legitimidade contestada e de proliferação de diferentes agendas políticas e interpretações sobre o significado da independência. Utilizando principalmente a cobertura da imprensa escrita e publicações oficiais, este artigo analisa a influência cubana na concepção organizacional e pedagógica da campanha, a fragilidade operacional do Estado em constituição, a atuação política autônoma dos estudantes das cidades – e os esforços do governo para enquadrar seu entusiasmo revolucionário – e a utilização da campanha como uma alavanca para a construção de um sistema universal de educação básica em Angola.This essay examines the organization and implementation of the National Literacy Campaign promoted in Angola immediately following independence, using it as a vantage point to investigate the dilemmas and conflicts that marked the birth of the new nation and the consolidation of the State, especially in the urban area, amidst contested legitimacy and proliferation of different political agendas and interpretations of what independence should mean. Based on the written press and official publications, the article explores the Cuban influence in the Campaign’s organizational and pedagogical conceptions, the State-in-the-making operational frailty, the autonomous political agency of urban students—and the governmental efforts to curtail their revolutionary enthusiasm—, and the employment of the Campaign as a lever to build a universal basic education system in Angola.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18371310.11606/issn.2316-9141.rh.2022.183713Revista de História; n. 181 (2022); 1-34Revista de História; No. 181 (2022); 1-34Revista de História; Núm. 181 (2022); 1-342316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713/184386https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713/185694http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaqueiro Figueiredo, FábioBaqueiro Figueiredo, FábioBaqueiro Figueiredo, FábioBaqueiro Figueiredo, Fábio2022-11-30T18:02:00Zoai:revistas.usp.br:article/183713Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2022-11-30T18:02Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980
The National Literacy Campaign and State-Building in Angola, 1975-1980
title A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980
spellingShingle A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980
Baqueiro Figueiredo, Fábio
Angola
Política educacional
Alfabetização
Estado pós-colonial
Nacionalismo
Angola
Educational policy
Literacy
Post-colonial State
Nationalism
title_short A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980
title_full A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980
title_fullStr A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980
title_full_unstemmed A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980
title_sort A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980
author Baqueiro Figueiredo, Fábio
author_facet Baqueiro Figueiredo, Fábio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baqueiro Figueiredo, Fábio
Baqueiro Figueiredo, Fábio
Baqueiro Figueiredo, Fábio
Baqueiro Figueiredo, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Angola
Política educacional
Alfabetização
Estado pós-colonial
Nacionalismo
Angola
Educational policy
Literacy
Post-colonial State
Nationalism
topic Angola
Política educacional
Alfabetização
Estado pós-colonial
Nacionalismo
Angola
Educational policy
Literacy
Post-colonial State
Nationalism
description Este artigo busca examinar os processos de organização e a implementação da Campanha Nacional de Alfabetização promovida em Angola no período imediatamente posterior à independência, tomando-a como uma janela para investigar os dilemas e conflitos que marcaram o nascimento da nova nação e a consolidação do Estado, especialmente no espaço urbano, num contexto de legitimidade contestada e de proliferação de diferentes agendas políticas e interpretações sobre o significado da independência. Utilizando principalmente a cobertura da imprensa escrita e publicações oficiais, este artigo analisa a influência cubana na concepção organizacional e pedagógica da campanha, a fragilidade operacional do Estado em constituição, a atuação política autônoma dos estudantes das cidades – e os esforços do governo para enquadrar seu entusiasmo revolucionário – e a utilização da campanha como uma alavanca para a construção de um sistema universal de educação básica em Angola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713
10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.183713
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.183713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713/184386
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713/185694
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; n. 181 (2022); 1-34
Revista de História; No. 181 (2022); 1-34
Revista de História; Núm. 181 (2022); 1-34
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1800214933676228608