A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713 |
Resumo: | Este artigo busca examinar os processos de organização e a implementação da Campanha Nacional de Alfabetização promovida em Angola no período imediatamente posterior à independência, tomando-a como uma janela para investigar os dilemas e conflitos que marcaram o nascimento da nova nação e a consolidação do Estado, especialmente no espaço urbano, num contexto de legitimidade contestada e de proliferação de diferentes agendas políticas e interpretações sobre o significado da independência. Utilizando principalmente a cobertura da imprensa escrita e publicações oficiais, este artigo analisa a influência cubana na concepção organizacional e pedagógica da campanha, a fragilidade operacional do Estado em constituição, a atuação política autônoma dos estudantes das cidades – e os esforços do governo para enquadrar seu entusiasmo revolucionário – e a utilização da campanha como uma alavanca para a construção de um sistema universal de educação básica em Angola. |
id |
UNESP-13_752a4a6292252695d74ad372d6149497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/183713 |
network_acronym_str |
UNESP-13 |
network_name_str |
Revista de História (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980The National Literacy Campaign and State-Building in Angola, 1975-1980AngolaPolítica educacionalAlfabetizaçãoEstado pós-colonialNacionalismoAngolaEducational policyLiteracyPost-colonial StateNationalismEste artigo busca examinar os processos de organização e a implementação da Campanha Nacional de Alfabetização promovida em Angola no período imediatamente posterior à independência, tomando-a como uma janela para investigar os dilemas e conflitos que marcaram o nascimento da nova nação e a consolidação do Estado, especialmente no espaço urbano, num contexto de legitimidade contestada e de proliferação de diferentes agendas políticas e interpretações sobre o significado da independência. Utilizando principalmente a cobertura da imprensa escrita e publicações oficiais, este artigo analisa a influência cubana na concepção organizacional e pedagógica da campanha, a fragilidade operacional do Estado em constituição, a atuação política autônoma dos estudantes das cidades – e os esforços do governo para enquadrar seu entusiasmo revolucionário – e a utilização da campanha como uma alavanca para a construção de um sistema universal de educação básica em Angola.This essay examines the organization and implementation of the National Literacy Campaign promoted in Angola immediately following independence, using it as a vantage point to investigate the dilemmas and conflicts that marked the birth of the new nation and the consolidation of the State, especially in the urban area, amidst contested legitimacy and proliferation of different political agendas and interpretations of what independence should mean. Based on the written press and official publications, the article explores the Cuban influence in the Campaign’s organizational and pedagogical conceptions, the State-in-the-making operational frailty, the autonomous political agency of urban students—and the governmental efforts to curtail their revolutionary enthusiasm—, and the employment of the Campaign as a lever to build a universal basic education system in Angola.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18371310.11606/issn.2316-9141.rh.2022.183713Revista de História; n. 181 (2022); 1-34Revista de História; No. 181 (2022); 1-34Revista de História; Núm. 181 (2022); 1-342316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713/184386https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713/185694http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaqueiro Figueiredo, FábioBaqueiro Figueiredo, FábioBaqueiro Figueiredo, FábioBaqueiro Figueiredo, Fábio2022-11-30T18:02:00Zoai:revistas.usp.br:article/183713Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2022-11-30T18:02Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980 The National Literacy Campaign and State-Building in Angola, 1975-1980 |
title |
A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980 |
spellingShingle |
A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980 Baqueiro Figueiredo, Fábio Angola Política educacional Alfabetização Estado pós-colonial Nacionalismo Angola Educational policy Literacy Post-colonial State Nationalism |
title_short |
A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980 |
title_full |
A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980 |
title_fullStr |
A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980 |
title_full_unstemmed |
A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980 |
title_sort |
A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980 |
author |
Baqueiro Figueiredo, Fábio |
author_facet |
Baqueiro Figueiredo, Fábio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baqueiro Figueiredo, Fábio Baqueiro Figueiredo, Fábio Baqueiro Figueiredo, Fábio Baqueiro Figueiredo, Fábio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Angola Política educacional Alfabetização Estado pós-colonial Nacionalismo Angola Educational policy Literacy Post-colonial State Nationalism |
topic |
Angola Política educacional Alfabetização Estado pós-colonial Nacionalismo Angola Educational policy Literacy Post-colonial State Nationalism |
description |
Este artigo busca examinar os processos de organização e a implementação da Campanha Nacional de Alfabetização promovida em Angola no período imediatamente posterior à independência, tomando-a como uma janela para investigar os dilemas e conflitos que marcaram o nascimento da nova nação e a consolidação do Estado, especialmente no espaço urbano, num contexto de legitimidade contestada e de proliferação de diferentes agendas políticas e interpretações sobre o significado da independência. Utilizando principalmente a cobertura da imprensa escrita e publicações oficiais, este artigo analisa a influência cubana na concepção organizacional e pedagógica da campanha, a fragilidade operacional do Estado em constituição, a atuação política autônoma dos estudantes das cidades – e os esforços do governo para enquadrar seu entusiasmo revolucionário – e a utilização da campanha como uma alavanca para a construção de um sistema universal de educação básica em Angola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713 10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.183713 |
url |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.183713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713/184386 https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/183713/185694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História; n. 181 (2022); 1-34 Revista de História; No. 181 (2022); 1-34 Revista de História; Núm. 181 (2022); 1-34 2316-9141 0034-8309 reponame:Revista de História (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista de História (São Paulo) |
collection |
Revista de História (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800214933676228608 |