Entre França e Alemanha. Os estilos de vida da elite letrada de Buenos Aires na primeira metade do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/154496 |
Resumo: | Este artigo se propõe a explorar a dinâmica do universo cultural da Argentina na primeira metade do século XX a partir da observação da circulação de distintas atitudes intelectuais. Isso significa analisar, em paralelo às disputas teóricas entre positivistas e espiritualistas e suas reverberações institucionais, os estilos de vida que informavam as discordâncias teóricas. Parto da emergência de um grupo de intelectuais nacionalistas argentinos que ganha espaço a partir da radicalização do discurso crítico dos anos 1920, no intuito de analisar a decadência da referência francesa – grande orientadora das expectativas da elite letrada argentina da virada do século – e a ascensão de referências alemãs e espanholas que viabilizavam não apenas a divulgação de ideias novas, como também, de um novo “sentido do jogo” para os intelectuais argentinos. |
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Entre França e Alemanha. Os estilos de vida da elite letrada de Buenos Aires na primeira metade do século XXBetween France and Germany. Styles of life of the Buenos Aires intellectual elite in the first half of the 20th centuryArgentine historyintellectual historyintellectualshistory of elitesGermanyHistória argentinahistória intelectualintelectuaishistória das elitesAlemanhaEste artigo se propõe a explorar a dinâmica do universo cultural da Argentina na primeira metade do século XX a partir da observação da circulação de distintas atitudes intelectuais. Isso significa analisar, em paralelo às disputas teóricas entre positivistas e espiritualistas e suas reverberações institucionais, os estilos de vida que informavam as discordâncias teóricas. Parto da emergência de um grupo de intelectuais nacionalistas argentinos que ganha espaço a partir da radicalização do discurso crítico dos anos 1920, no intuito de analisar a decadência da referência francesa – grande orientadora das expectativas da elite letrada argentina da virada do século – e a ascensão de referências alemãs e espanholas que viabilizavam não apenas a divulgação de ideias novas, como também, de um novo “sentido do jogo” para os intelectuais argentinos.Carl Schorske (Viena fin du Siècle), introduciendo sus meditaciones sobre Viena, propone que el historiador se atente al entrecruzamiento de dos dimensiones: diacrónicamente, que los textos sean analizados a partir de los textos que lo informaron y, sincronicamente, que se pongan en diálogo con otras manifestaciones coetáneas. Esta es la inspiración que orienta la composición de este artículo: investigar la posibilidad de comprender la dinámica del universo cultural de Argentina en la primera mitad del siglo XX a partir de un rastreo de los estilos de vida intelectuales que emergieron en ese contexto. Así, en paralelo a las disputas teóricas entre positivistas y espiritualistas (observación sincrónica) ya sus reverberaciones institucionales, ese análisis pretende circunscribir las querellas teóricas a los estilos de vida que las informaban (perspectiva diacrónica). En vista de la emergencia de un sector específico de intelectuales nacionalistas argentinos que gana espacio a partir de la radicalización del discurso crítico de los años 1920, la propuesta es analizar la decadencia de la referencia francesa -gran orientadora de las expectativas de la élite letrada argentina del cambio de siglo -, y la emergencia de referencias alemanas y españolas que traían en su seno no sólo una nueva concepción sobre el entendimiento de la crisis, sino también una nueva categorización de la figura del intelectual, un nuevo "sentido del juego".This article proposes to explore the dynamics of the cultural universe of Argentina in the first half of the 20th century observing the circulation of different intellectual attitudes. This means analyzing, in parallel to the theoretical disputes between positivists and spiritualists and their institutional reverberations, the lifestyles that informed the theoretical disagreements. I begin with the emergence of a specific group of Argentine nationalist intellectuals that gains space through the radicalization of the critical discourse in the 1920s, in order to analyze the decline of the French reference – a great guide to the expectations of the Argentine literate elite at the turn of the century – and the emergence of German and Spanish references that enabled not only the dissemination of new ideas but also a new “sense of the game” for Argentine intellectuals.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/15449610.11606/issn.2316-9141.rh.2020.154496Revista de História; n. 179 (2020); 01-33Revista de História; No. 179 (2020); 01-33Revista de História; Núm. 179 (2020); 01-332316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/154496/159298https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/154496/176872Copyright (c) 2020 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTedesco, Alexandra Dias Ferraz2021-12-16T19:46:49Zoai:revistas.usp.br:article/154496Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2021-12-16T19:46:49Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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