Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124 |
Resumo: | O tratamento concedido à trajetória histórica das sociedades africanas nos manuais escolares utilizados entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental é o tema principal do presente artigo. O recorte temporal eleito para observação corresponde à abordagem da história africana que se estende do século VII ao XVIII. Apesar dos avanços identificados em algumas coleções, o quadro geral da análise sinaliza para a existência de algumas imprecisões no enfoque da temática. |
id |
UNESP-13_98066f86f91535f33ba095344e826123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/19124 |
network_acronym_str |
UNESP-13 |
network_name_str |
Revista de História (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros teaching the history of AfricatextbooksAfrican historyensino da história da Áfricalivros didáticoshistória africana O tratamento concedido à trajetória histórica das sociedades africanas nos manuais escolares utilizados entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental é o tema principal do presente artigo. O recorte temporal eleito para observação corresponde à abordagem da história africana que se estende do século VII ao XVIII. Apesar dos avanços identificados em algumas coleções, o quadro geral da análise sinaliza para a existência de algumas imprecisões no enfoque da temática. The treatment accorded to the historical trajectory of African societies in school textbooks used between 5th and 8th grades of elementary school is the main theme of this article. The cut-off time for observation is elected to the approach of the period which extends from the seventh century to the eighteenth. Despite the advances identified in some collections, the general framework for the analysis indicates that there are some inaccuracies in the focus of the issue. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1912410.11606/issn.2316-9141.v0i161p213-244Revista de História; n. 161 (2009); 213-244Revista de História; No. 161 (2009); 213-244Revista de História; Núm. 161 (2009); 213-2442316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124/21187Copyright (c) 2009 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliva, Anderson Ribeiro2015-11-23T22:53:18Zoai:revistas.usp.br:article/19124Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2015-11-23T22:53:18Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros |
title |
Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros |
spellingShingle |
Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros Oliva, Anderson Ribeiro teaching the history of Africa textbooks African history ensino da história da África livros didáticos história africana |
title_short |
Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros |
title_full |
Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros |
title_fullStr |
Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros |
title_full_unstemmed |
Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros |
title_sort |
Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros |
author |
Oliva, Anderson Ribeiro |
author_facet |
Oliva, Anderson Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliva, Anderson Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teaching the history of Africa textbooks African history ensino da história da África livros didáticos história africana |
topic |
teaching the history of Africa textbooks African history ensino da história da África livros didáticos história africana |
description |
O tratamento concedido à trajetória histórica das sociedades africanas nos manuais escolares utilizados entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental é o tema principal do presente artigo. O recorte temporal eleito para observação corresponde à abordagem da história africana que se estende do século VII ao XVIII. Apesar dos avanços identificados em algumas coleções, o quadro geral da análise sinaliza para a existência de algumas imprecisões no enfoque da temática. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124 10.11606/issn.2316-9141.v0i161p213-244 |
url |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9141.v0i161p213-244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124/21187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Revista de História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Revista de História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História; n. 161 (2009); 213-244 Revista de História; No. 161 (2009); 213-244 Revista de História; Núm. 161 (2009); 213-244 2316-9141 0034-8309 reponame:Revista de História (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista de História (São Paulo) |
collection |
Revista de História (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800214920612020224 |