Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, Anderson Ribeiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124
Resumo: O tratamento concedido à trajetória histórica das sociedades africanas nos manuais escolares utilizados entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental é o tema principal do presente artigo. O recorte temporal eleito para observação corresponde à abordagem da história africana que se estende do século VII ao XVIII. Apesar dos avanços identificados em algumas coleções, o quadro geral da análise sinaliza para a existência de algumas imprecisões no enfoque da temática.
id UNESP-13_98066f86f91535f33ba095344e826123
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/19124
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros teaching the history of AfricatextbooksAfrican historyensino da história da Áfricalivros didáticoshistória africana O tratamento concedido à trajetória histórica das sociedades africanas nos manuais escolares utilizados entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental é o tema principal do presente artigo. O recorte temporal eleito para observação corresponde à abordagem da história africana que se estende do século VII ao XVIII. Apesar dos avanços identificados em algumas coleções, o quadro geral da análise sinaliza para a existência de algumas imprecisões no enfoque da temática. The treatment accorded to the historical trajectory of African societies in school textbooks used between 5th and 8th grades of elementary school is the main theme of this article. The cut-off time for observation is elected to the approach of the period which extends from the seventh century to the eighteenth. Despite the advances identified in some collections, the general framework for the analysis indicates that there are some inaccuracies in the focus of the issue. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1912410.11606/issn.2316-9141.v0i161p213-244Revista de História; n. 161 (2009); 213-244Revista de História; No. 161 (2009); 213-244Revista de História; Núm. 161 (2009); 213-2442316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124/21187Copyright (c) 2009 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliva, Anderson Ribeiro2015-11-23T22:53:18Zoai:revistas.usp.br:article/19124Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2015-11-23T22:53:18Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros
title Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros
spellingShingle Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros
Oliva, Anderson Ribeiro
teaching the history of Africa
textbooks
African history
ensino da história da África
livros didáticos
história africana
title_short Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros
title_full Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros
title_fullStr Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros
title_full_unstemmed Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros
title_sort Lições sobre a África: abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros
author Oliva, Anderson Ribeiro
author_facet Oliva, Anderson Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva, Anderson Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv teaching the history of Africa
textbooks
African history
ensino da história da África
livros didáticos
história africana
topic teaching the history of Africa
textbooks
African history
ensino da história da África
livros didáticos
história africana
description O tratamento concedido à trajetória histórica das sociedades africanas nos manuais escolares utilizados entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental é o tema principal do presente artigo. O recorte temporal eleito para observação corresponde à abordagem da história africana que se estende do século VII ao XVIII. Apesar dos avanços identificados em algumas coleções, o quadro geral da análise sinaliza para a existência de algumas imprecisões no enfoque da temática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124
10.11606/issn.2316-9141.v0i161p213-244
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.v0i161p213-244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19124/21187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Revista de História
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Revista de História
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; n. 161 (2009); 213-244
Revista de História; No. 161 (2009); 213-244
Revista de História; Núm. 161 (2009); 213-244
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1800214920612020224