Piolin para além do modernismo: modernidade nas décadas 1920 e 1930
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/196187 |
Resumo: | Partindo do anseio modernista por um elemento-síntese da identidade nacional, discutiremos não apenas a eleição do Palhaço Piolin como modelo de brasilidade, mas também como o personagem conseguiu ultrapassar as expectativas dos modernistas, para tornar-se porta-voz da identidade popular e de grupos marginalizados. Utilizando discursos dos modernistas, embalagens das Balas Piolin e histórias em quadrinhos do personagem publicadas na edição infantil de A Gazeta, apontaremos os caminhos pelos quais Piolin tornou-se, nas décadas de 1920 e 1930, símbolo dos modernistas e da modernidade, que marcava a vida cotidiana das cidades brasileiras com inúmeras inovações, como novas técnicas e tecnologias, que permitiram aos populares verem e serem vistos, saindo das margens e circulando, como produto cultural, pelos diferentes segmentos da sociedade. |
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Piolin para além do modernismo: modernidade nas décadas 1920 e 1930Piolin beyond modernism: modernity from the 1920’s and 1930’sPalhaço PiolinModernidadeModernismoBalas PiolinDesventuras do palhaço PiolinPalhaço PiolinmodernityModernismPiolin candiesDesventuras do palhaço PiolinPartindo do anseio modernista por um elemento-síntese da identidade nacional, discutiremos não apenas a eleição do Palhaço Piolin como modelo de brasilidade, mas também como o personagem conseguiu ultrapassar as expectativas dos modernistas, para tornar-se porta-voz da identidade popular e de grupos marginalizados. Utilizando discursos dos modernistas, embalagens das Balas Piolin e histórias em quadrinhos do personagem publicadas na edição infantil de A Gazeta, apontaremos os caminhos pelos quais Piolin tornou-se, nas décadas de 1920 e 1930, símbolo dos modernistas e da modernidade, que marcava a vida cotidiana das cidades brasileiras com inúmeras inovações, como novas técnicas e tecnologias, que permitiram aos populares verem e serem vistos, saindo das margens e circulando, como produto cultural, pelos diferentes segmentos da sociedade.From the modernist search for an element that synthesizes national identity, we will discuss the choice of Palhaço Piolin as a representative of Brazilian culture and how the character managed to surpass modernists’ expectations and became a popular identity and marginalized groups spokesperson. Using modernist speech, Piolin candies wrapping papers, and comic strips published in the children’s edition of the newspaper A Gazeta, we point out the journey Piolin became, in the 1920s and 1930s, a modernist and modernity symbol. This period determined Brazilian cities’ daily life with countless innovations, such as new techniques and technologies, allowing the ordinary population to see and be seen as a cultural product, leaving the margins of society and circulating through different segments.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19618710.11606/issn.2316-9141.rh.2022.196187Revista de História; n. 181 (2022); 1-38Revista de História; No. 181 (2022); 1-38Revista de História; Núm. 181 (2022); 1-382316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/196187/187758https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/196187/189656http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Camila Jansen de Mello de2022-12-20T21:34:51Zoai:revistas.usp.br:article/196187Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2022-12-20T21:34:51Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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