No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Lindercy Francisco Tome de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/147852
Resumo: O aprimoramento das comunicações nos Estados Unidos, nas primeiras décadas do século XX, tornou a imprensa um importante ator na política, sobretudo no campo da opinião pública. Com isso, jornais e revistas se configuraram vitrines das principais questões do país. Pela importância, a utilização dos jornais e revistas se constituiu instrumento de propaganda externa dos países interessados em aprimorar suas relações com os EUA, sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial. Este artigo objetiva compreender, a partir da análise da documentação diplomática, o assédio dos profissionais da propaganda e jornalistas estadunidenses ao governo Vargas (1930-1945) por espaços pagos na imprensa estadunidense com objetivo de criar matérias jornalísticas favoráveis ao Brasil nos Estados Unidos.
id UNESP-13_c46b6d94adca4c400ee85966c6081b48
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/147852
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)No pay, no gain. The attempts to implement the propaganda payed by the american press to the brazilian government (1930-1945)Propaganda externajornaisrelações públicasEstados Unidospoder brandogoverno VargasExternal propagandanewspaperspublic relationsUnited Statessoft powerVargas governmentO aprimoramento das comunicações nos Estados Unidos, nas primeiras décadas do século XX, tornou a imprensa um importante ator na política, sobretudo no campo da opinião pública. Com isso, jornais e revistas se configuraram vitrines das principais questões do país. Pela importância, a utilização dos jornais e revistas se constituiu instrumento de propaganda externa dos países interessados em aprimorar suas relações com os EUA, sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial. Este artigo objetiva compreender, a partir da análise da documentação diplomática, o assédio dos profissionais da propaganda e jornalistas estadunidenses ao governo Vargas (1930-1945) por espaços pagos na imprensa estadunidense com objetivo de criar matérias jornalísticas favoráveis ao Brasil nos Estados Unidos.The improvement of communications in the United States in the first decades of the twentieth century has made the press an important actor in politics, especially in the field of public opinion. With this, newspapers and magazines were configured as windows of the main issues of the country. Importantly, the use of newspapers and magazines became an external propaganda tool for countries interested in improving their relations with the United States, especially during the World War II. This paper aims to understand, from the analysis of the diplomatic documentation, the harassment of the US advertising professionals and journalists to the Vargas government (1930-1945) for spaces paid in the US press in order to create Brazilian friendly news stories in the United States.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/14785210.11606/issn.2316-9141.rh.2020.147852Revista de História; n. 179 (2020); 01-24Revista de História; No. 179 (2020); 01-24Revista de História; Núm. 179 (2020); 01-242316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/147852/159208https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/147852/176916Copyright (c) 2020 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLins, Lindercy Francisco Tome de Souza2021-12-16T19:14:42Zoai:revistas.usp.br:article/147852Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2021-12-16T19:14:42Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)
No pay, no gain. The attempts to implement the propaganda payed by the american press to the brazilian government (1930-1945)
title No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)
spellingShingle No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)
Lins, Lindercy Francisco Tome de Souza
Propaganda externa
jornais
relações públicas
Estados Unidos
poder brando
governo Vargas
External propaganda
newspapers
public relations
United States
soft power
Vargas government
title_short No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)
title_full No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)
title_fullStr No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)
title_full_unstemmed No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)
title_sort No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)
author Lins, Lindercy Francisco Tome de Souza
author_facet Lins, Lindercy Francisco Tome de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Lindercy Francisco Tome de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda externa
jornais
relações públicas
Estados Unidos
poder brando
governo Vargas
External propaganda
newspapers
public relations
United States
soft power
Vargas government
topic Propaganda externa
jornais
relações públicas
Estados Unidos
poder brando
governo Vargas
External propaganda
newspapers
public relations
United States
soft power
Vargas government
description O aprimoramento das comunicações nos Estados Unidos, nas primeiras décadas do século XX, tornou a imprensa um importante ator na política, sobretudo no campo da opinião pública. Com isso, jornais e revistas se configuraram vitrines das principais questões do país. Pela importância, a utilização dos jornais e revistas se constituiu instrumento de propaganda externa dos países interessados em aprimorar suas relações com os EUA, sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial. Este artigo objetiva compreender, a partir da análise da documentação diplomática, o assédio dos profissionais da propaganda e jornalistas estadunidenses ao governo Vargas (1930-1945) por espaços pagos na imprensa estadunidense com objetivo de criar matérias jornalísticas favoráveis ao Brasil nos Estados Unidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/147852
10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.147852
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/147852
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.147852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/147852/159208
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/147852/176916
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; n. 179 (2020); 01-24
Revista de História; No. 179 (2020); 01-24
Revista de História; Núm. 179 (2020); 01-24
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1800214932849950720