Iniciativas Locais e Mobilização por Escolas Primárias em São Paulo, 1830-1889
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/120263 |
Resumo: | O artigo mostra como pais e moradores organizaram-se em diversas regiões da província de São Paulo e submeteram petições aos seus representantes locais e ao legislativo provincial requerendo a instalação de escolas, desde as primeiras décadas do Império. As câmaras municipais e, na década de 1880, os conselhos de instrução reforçaram a demanda local por ensino primário. Em meio a condições particularmente desfavoráveis, as evidências de mobilização por escolas públicas ganham um significado especial e levantam dúvidas sobre as perspectivas que, nos séculos XIX e XX, rejeitaram a viabilidade do autogoverno local devido à alegada incapacidade do “povo” de intervir na esfera pública de forma consequente. |
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Iniciativas Locais e Mobilização por Escolas Primárias em São Paulo, 1830-1889Local initiatives and mobilization for primary schools is São Paulo, 1830-1889Primary educationmunicipalitiesSão Paulopublic schoolEducação primáriaMunicípiosSão Pauloescola públicaO artigo mostra como pais e moradores organizaram-se em diversas regiões da província de São Paulo e submeteram petições aos seus representantes locais e ao legislativo provincial requerendo a instalação de escolas, desde as primeiras décadas do Império. As câmaras municipais e, na década de 1880, os conselhos de instrução reforçaram a demanda local por ensino primário. Em meio a condições particularmente desfavoráveis, as evidências de mobilização por escolas públicas ganham um significado especial e levantam dúvidas sobre as perspectivas que, nos séculos XIX e XX, rejeitaram a viabilidade do autogoverno local devido à alegada incapacidade do “povo” de intervir na esfera pública de forma consequente. One of the most common explanations for the historical deficiencies of public primary education in Brazil has been the alleged indifference of families that lacked resources to send their children to private schools. This article addresses such an issue in a period covering most of the Empire, when the conditions for access to primary schools were especially unfavourable. Poverty, isolation, illiteracy, political centralization and bureaucracy inhibited local initiatives and created few incentives, if any, for families to get involved in primary schools. The article shows, however, that parents and residents organized themselves across the province of São Paulo and submitted petitions to their local representatives and the provincial assembly requiring the installation of schools, since the first decades of the Empire. Town councils and, in the 1880s, education councils strengthened local demand for primary education. Under particularly adverse conditions, the evidence of mobilization for public schools gains a special significance and raises doubts about the views that, in the nineteenth and twentieth centuries, rejected the viability of local self-government due to the alleged inability of the “people” to intervene in the public sphere consistently. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/12026310.11606/issn.2316-9141.rh.2017.120263Revista de História; n. 176 (2017); 01-33Revista de História; No. 176 (2017); 01-33Revista de História; Núm. 176 (2017); 01-332316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/120263/136423https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/120263/179293Copyright (c) 2017 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColistete, Renato Perim2022-01-05T21:50:59Zoai:revistas.usp.br:article/120263Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2022-01-05T21:50:59Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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