Teto da Igreja do Carmo de Itú: original ou apenas diferente?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18812 |
Resumo: | Mário de Andrade consagrou sua crítica à composição da pintura do teto da igreja do Carmo de Itu: avaliou-a como inédita, popular e brasileira. A seu ver, Padre Jesuíno do Monte Carmelo inovava por desconhecer as regras acadêmicas. Proponho inverter esse ponto de vista: pode-se concluir que, pelo contrário, o teto do Carmo de Itu representava uma tendência geral de simplificação e introdução de guirlandas. Essa tendência era veiculada pelas publicações leigas ou religiosas portuguesas. |
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Teto da Igreja do Carmo de Itú: original ou apenas diferente? Art historysacred artcolonial artpaulista paintingiconographyHistória da artearte sacraarte colonialpintura paulistaiconografia Mário de Andrade consagrou sua crítica à composição da pintura do teto da igreja do Carmo de Itu: avaliou-a como inédita, popular e brasileira. A seu ver, Padre Jesuíno do Monte Carmelo inovava por desconhecer as regras acadêmicas. Proponho inverter esse ponto de vista: pode-se concluir que, pelo contrário, o teto do Carmo de Itu representava uma tendência geral de simplificação e introdução de guirlandas. Essa tendência era veiculada pelas publicações leigas ou religiosas portuguesas. Mário de Andrade consecrated his criticism about the composition of the painting on the ceiling of the Church of Carmo, Itu. He estimated it as unusual, popular and Brazilian. In his opinion, Padre Jesuíno do Monte Carmelo innovated because he ignored the academic rules. My propose is to reverse this point of view: on the contrary, it may be argued that the painting on the ceiling of the Church of Carmo in Itu represented a general tendency towards simplification and introduction of festoons. This tendency was vehiculated by religious and laic portuguese publications. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1997-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1881210.11606/issn.2316-9141.v0i136p73-82Revista de História; n. 136 (1997); 73-82Revista de História; No. 136 (1997); 73-82Revista de História; Núm. 136 (1997); 73-822316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18812/20875Copyright (c) 1997 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Maria Lucília Viveiros2013-11-12T17:52:35Zoai:revistas.usp.br:article/18812Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2013-11-12T17:52:35Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Mário de Andrade consagrou sua crítica à composição da pintura do teto da igreja do Carmo de Itu: avaliou-a como inédita, popular e brasileira. A seu ver, Padre Jesuíno do Monte Carmelo inovava por desconhecer as regras acadêmicas. Proponho inverter esse ponto de vista: pode-se concluir que, pelo contrário, o teto do Carmo de Itu representava uma tendência geral de simplificação e introdução de guirlandas. Essa tendência era veiculada pelas publicações leigas ou religiosas portuguesas. |
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