"Expedição portuguesa ao Muatiânvua" como fonte para a história social dos grupos de carregadores africanos do comércio de longa distância na África centro-ocidental
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/69201 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar os espaços e os agentes africanos descritos na obra Expedição portuguesa ao Muatiânvua, de Henrique de Carvalho. Considerando o discurso civilizacional de fim de século oitocentista presente na obra, pretendemos argumentar que tais descrições dos trajetos da expedição, por coincidirem com as rotas do comércio regional e por serem espaços de atuação de diferentes carregadores africanos, podem ser utilizadas como fonte da história social do comércio de longa distância da África centro-ocidental. |
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"Expedição portuguesa ao Muatiânvua" como fonte para a história social dos grupos de carregadores africanos do comércio de longa distância na África centro-ocidental"Portuguese expedition to Muatiânvia" as a source for the social history of groups of african porters of long distance trade in western central Africaafrican porterslong distance tradeHenrique de Carvalhocarregadores africanoscomércio de longa distânciaHenrique de CarvalhoO objetivo deste artigo é analisar os espaços e os agentes africanos descritos na obra Expedição portuguesa ao Muatiânvua, de Henrique de Carvalho. Considerando o discurso civilizacional de fim de século oitocentista presente na obra, pretendemos argumentar que tais descrições dos trajetos da expedição, por coincidirem com as rotas do comércio regional e por serem espaços de atuação de diferentes carregadores africanos, podem ser utilizadas como fonte da história social do comércio de longa distância da África centro-ocidental.The objective of this paper is to analyze the spaces and the African agents described in Henrique de Carvalho’s Expedição portuguesa ao Muatiânvua. Considering the civilizational discourse of late nineteenth century, we intend to argue that such descriptions of the expedition routes, because they coincide with the regional trade routes and were performance spaces of different African porters, can be used as a source of social history of long-distance trade of western central Africa.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/6920110.11606/issn.2316-9141.v0i169p349-380Revista de História; n. 169 (2013): DOSSIÊ – Dinâmica institucional nas Américas: questões historiográficas (1640-1840); 349-380Revista de História; No. 169 (2013): DOSSIÊ – Dinâmica institucional nas Américas: questões historiográficas (1640-1840); 349-380Revista de História; Núm. 169 (2013): DOSSIÊ – Dinâmica institucional nas Américas: questões historiográficas (1640-1840); 349-3802316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/69201/71653https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/69201/165509Copyright (c) 2013 Revista de Históriahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Elaine2024-05-02T14:39:01Zoai:revistas.usp.br:article/69201Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-05-02T14:39:01Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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