Restauração, reinvenção e recordação: recuperando identidades sob a escravização na áfrica e face à escravidão no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19188 |
Resumo: | O artigo propõe uma leitura criativa e "especulativa" das experiências dos africanos que, por sua escravização, conectaram a África à Ámerica, e a Ámerica à África durante a época do comércio de escravos. Dialogando com a historiografia da escravidão nas Ámericas, com especial atenção para os historiadores brasileiros, a discussão focaliza a elaboração e invenção de identidades para além da polarização simplista do debate entre os partidários dos "africanismos" e os defensores da "crioulização". Tentando compreender a escravidão nos termos em que esta era pensada pelos próprios africanos e seus descendentes e mais como um processo histórico do que uma "instituição" abstrata. Miller mostra que a busca por laços sociais e constituição de novas comunidades eram os meios capazes de neutralizar a dispersão, a violência e o isolamento da escravização. Em outras palavras re-estabeleceram os sentimentos de pertencimento e de segurança pessoal mínimos. Das confrarias reliogiosas e das comunidades de refugiados, às maltas de capoeira, aos reinados congos e às associações de ajuda mútua, dos anos formativos (séculos XVI ao XVII) da sociedade luso-brasileira, passando pelo século XVIII e chegando ao Brasil independente, o artigo acompanha processos complexos de constituição de conexões que, segundo Miller, só podem ser lidos numa perspectiva pautada pela compreensão do tema em diferentes contextos e momentos da sociedade escravista e em suas articulações com uma África de muitos significados. |
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Restauração, reinvenção e recordação: recuperando identidades sob a escravização na áfrica e face à escravidão no BrasilRetention, reinvention and remembering: restoring identities through enslavement in africa and under slavery in BrazilAfrica identitiesPortuguese America/BrazilSlave communities17th to 19th centuriesIdentidades africanasAmérica portuguesa/BrasilComunidades escravasSéculos XVII ao XIXO artigo propõe uma leitura criativa e "especulativa" das experiências dos africanos que, por sua escravização, conectaram a África à Ámerica, e a Ámerica à África durante a época do comércio de escravos. Dialogando com a historiografia da escravidão nas Ámericas, com especial atenção para os historiadores brasileiros, a discussão focaliza a elaboração e invenção de identidades para além da polarização simplista do debate entre os partidários dos "africanismos" e os defensores da "crioulização". Tentando compreender a escravidão nos termos em que esta era pensada pelos próprios africanos e seus descendentes e mais como um processo histórico do que uma "instituição" abstrata. Miller mostra que a busca por laços sociais e constituição de novas comunidades eram os meios capazes de neutralizar a dispersão, a violência e o isolamento da escravização. Em outras palavras re-estabeleceram os sentimentos de pertencimento e de segurança pessoal mínimos. Das confrarias reliogiosas e das comunidades de refugiados, às maltas de capoeira, aos reinados congos e às associações de ajuda mútua, dos anos formativos (séculos XVI ao XVII) da sociedade luso-brasileira, passando pelo século XVIII e chegando ao Brasil independente, o artigo acompanha processos complexos de constituição de conexões que, segundo Miller, só podem ser lidos numa perspectiva pautada pela compreensão do tema em diferentes contextos e momentos da sociedade escravista e em suas articulações com uma África de muitos significados.The article porposes a creative, and "speculative" reading of the experiences of Africans who, by their enslavement, connected África to Ámerica, and Ámerica to África, during the Atlantic slave trade. Engaging the historiography of slavery in the Americas beyond the simplistic and polarized contrast debated between supporters of "africanismos" and proponents of "crioulização". Trying to understand slavery as it was conceived by Africans themselves and their descendants and a historical process rather than an abstract "institution". Miller shows that the enslaved searched for social ties and built new communities as means of neutralizing the dispersion, violence and isolation of their enslavement. In the other words, re-established many senses of belonging and personal security. From religious confraternities and refugiee communities , to capoeira maltas congos "kings", and mutual associations, from the formative years of Brazilian society (16th to 17th centuries), on through the 18th century, and into politically independent 19th-century Brazil, this article proposes complex process of forming connections that, according to Miller , can be ready only through a historical perspective and by understanding themes in different context and moments of the slave society and their multiple connections with Africa . Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/1918810.11606/issn.2316-9141.v0i164p17-64Revista de História; n. 164 (2011): DOSSIÊ – Ensino de História; 17-64Revista de História; No. 164 (2011): DOSSIÊ – Ensino de História; 17-64Revista de História; Núm. 164 (2011): DOSSIÊ – Ensino de História; 17-642316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19188/21251Copyright (c) 2011 Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiller, Joseph C2024-05-02T14:38:06Zoai:revistas.usp.br:article/19188Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-05-02T14:38:06Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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