"Ce fantôme flatteur et pernicieux Moi (Tà)": Une analyse des écrits d'Ippolito Desideri sur le bouddhisme tibétain (XVIIIe siècle)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/171196 |
Resumo: | Entre 1717 e 1721, o jesuíta Ippolito Desideri esteve entre monges no Tibete. Lá, entrou em contato com importantes obras que compõem a escola budista Madhyamaka, como os escritos de Nagarjuna e suas ideias sobre vacuidade ou existência interdependente. Com o propósito de refutar as premissas metafísicas do budismo e converter os lamas, Desideri produziu uma série de escritos, dos quais dois serão aqui analisados: A origem dos seres viventes e de todas as coisas e A Notícia Histórica do Tibete. Objetiva-se, a partir de tais textos e do renovado olhar filosófico e historiográfico que os trabalhos de Desideri vêm recebendo, historicizar a concepção ocidental da existência enquanto experiência de uma consciência singularizada associada a uma determinada noção de “eu”. Do ponto de vista teórico-conceitual, parte-se das ideias do antropólogo e historiador Ernesto de Martino (1908-1965). |
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"Ce fantôme flatteur et pernicieux Moi (Tà)": Une analyse des écrits d'Ippolito Desideri sur le bouddhisme tibétain (XVIIIe siècle)“Esse fantasma lisonjeiro e pernicioso eu (Tà)": uma análise de escritos de Ippolito Desideri sobre o budismo tibetano (1717-1721): Une analyse des écrits d'Ippolito Desideri sur le bouddhisme tibétain (XVIIIe siècle)"Este fantasma halagador y pernicioso Yo (Tà)": Un análisis de los escritos de Ippolito Desideri sobre el budismo tibetano (siglo XVIII)“That flattering and pernicious ghost I (Tà)”: an analysis of Ippolito Desideri's writings on Tibetan Buddhism (1717-1721): Une analyse des écrits d'Ippolito Desideri sur le bouddhisme tibétain (XVIIIe siècle)Companhia de JesusbudismoTibeteNagarjunavacuidadeJesuitsBuddhismTibetNagarjunaemptinessEntre 1717 e 1721, o jesuíta Ippolito Desideri esteve entre monges no Tibete. Lá, entrou em contato com importantes obras que compõem a escola budista Madhyamaka, como os escritos de Nagarjuna e suas ideias sobre vacuidade ou existência interdependente. Com o propósito de refutar as premissas metafísicas do budismo e converter os lamas, Desideri produziu uma série de escritos, dos quais dois serão aqui analisados: A origem dos seres viventes e de todas as coisas e A Notícia Histórica do Tibete. Objetiva-se, a partir de tais textos e do renovado olhar filosófico e historiográfico que os trabalhos de Desideri vêm recebendo, historicizar a concepção ocidental da existência enquanto experiência de uma consciência singularizada associada a uma determinada noção de “eu”. Do ponto de vista teórico-conceitual, parte-se das ideias do antropólogo e historiador Ernesto de Martino (1908-1965).Between 1717 and 1721, the Jesuit Ippolito Desideri was among monks in Tibet. There he came in contact with important works that make up the Madhyamaka Buddhist school, such as the writings of Nagarjuna and his ideas on emptiness or interdependent existence. In order to refute the metaphysical premises of Buddhism and convert the lamas, Desideri produced a series of writings, two of which will be analyzed here: The Origin of Living Beings and All Things and The Historical News of Tibet. The aim is, from these texts and from the renewed philosophical and historiographic view that Desideri’s works have received, to historicize the Western conception of existence as an experience of a singularized consciousness associated with a certain notion of “self”. From the theoretical-conceptual point of view, it is based on the ideas of the anthropologist and historian Ernesto de Martino (1908-1965).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/17119610.11606/issn.2316-9141.rh.2021.171196Revista de História; n. 180 (2021); 1-29Revista de História; No. 180 (2021); 1-29Revista de História; Núm. 180 (2021); 1-292316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/171196/171273https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/171196/177670http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Bruna Dutra de Oliveira Soalheiro2021-12-20T15:15:04Zoai:revistas.usp.br:article/171196Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2021-12-20T15:15:04Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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