A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Mônica Lana da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Frade, Cristina de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10203
Resumo: Este artigo retrata a compreensão dos significados associados às escolhas de Nair pela sua permanência na docência em Matemática. Sob a luz de uma perspectiva social da construção da identidade profissional, realizou-se uma pesquisa empírica, cuja produção de dados se deu na forma de entrevista semiestruturada. Tomou-se como principal orientação teórica as contribuições de James Paul Gee sobre identidade. Os resultados de pesquisa mostraram: (i) a força que a identidade institucional de Nair exercia em sua permanência na docência; (ii) que esse tipo de identidade era sustentada por vocação pela prática docente e pelo prazer que a docência lhe proporcionava. Esses resultados sugerem, ainda, que a identidade docente é sempre reconstruída em um contexto histórico e social que transforma, constantemente, as ações do professor em sua prática profissional.
id UNESP-14_144a1e820e0c080821a189a0594025f9
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10203
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em MatemáticaEste artigo retrata a compreensão dos significados associados às escolhas de Nair pela sua permanência na docência em Matemática. Sob a luz de uma perspectiva social da construção da identidade profissional, realizou-se uma pesquisa empírica, cuja produção de dados se deu na forma de entrevista semiestruturada. Tomou-se como principal orientação teórica as contribuições de James Paul Gee sobre identidade. Os resultados de pesquisa mostraram: (i) a força que a identidade institucional de Nair exercia em sua permanência na docência; (ii) que esse tipo de identidade era sustentada por vocação pela prática docente e pelo prazer que a docência lhe proporcionava. Esses resultados sugerem, ainda, que a identidade docente é sempre reconstruída em um contexto histórico e social que transforma, constantemente, as ações do professor em sua prática profissional.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10203Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 1260 - 12791980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10203/7963https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10203/10575Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Mônica Lana daFrade, Cristina de Castro2017-05-03T09:56:16Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10203Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2017-05-03T09:56:16Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática
title A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática
spellingShingle A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática
Paz, Mônica Lana da
title_short A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática
title_full A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática
title_fullStr A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática
title_full_unstemmed A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática
title_sort A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática
author Paz, Mônica Lana da
author_facet Paz, Mônica Lana da
Frade, Cristina de Castro
author_role author
author2 Frade, Cristina de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Mônica Lana da
Frade, Cristina de Castro
description Este artigo retrata a compreensão dos significados associados às escolhas de Nair pela sua permanência na docência em Matemática. Sob a luz de uma perspectiva social da construção da identidade profissional, realizou-se uma pesquisa empírica, cuja produção de dados se deu na forma de entrevista semiestruturada. Tomou-se como principal orientação teórica as contribuições de James Paul Gee sobre identidade. Os resultados de pesquisa mostraram: (i) a força que a identidade institucional de Nair exercia em sua permanência na docência; (ii) que esse tipo de identidade era sustentada por vocação pela prática docente e pelo prazer que a docência lhe proporcionava. Esses resultados sugerem, ainda, que a identidade docente é sempre reconstruída em um contexto histórico e social que transforma, constantemente, as ações do professor em sua prática profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10203
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10203/7963
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10203/10575
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 1260 - 1279
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875812327424