O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcin, Andréia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10816
Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir com a história da Educação Matemática no Brasil, tendo como objeto de investigação a instituição salesiana Liceu Coração de Jesus de São Paulo, de suas origens até 1929. As práticas educativas salesianas, o modo de ensinar Matemática, os livros didáticos produzidos e os objetivos da Matemática na relação com a máxima “formar bons cristãos e honestos cidadãos”, contribuíram para a formação de gerações de jovens, dentre os quais alguns professores de Matemática. A investigação realizada verificou o movimento de um ensino essencialmente profissionalizante para um ensino propedêutico, fruto das reformas educacionais da época e das relações socioeconômico-culturais entre Estado, Igreja e Sociedade. Do cruzamento de fontes impressas e iconográficas buscou-se construir uma história que recrie essa realidade não vivida, mas cujas marcas se fazem presentes até os dias de hoje.
id UNESP-14_1f46efd7ec2aa06afca1eb6b1336daa3
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10816
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”O objetivo deste artigo é contribuir com a história da Educação Matemática no Brasil, tendo como objeto de investigação a instituição salesiana Liceu Coração de Jesus de São Paulo, de suas origens até 1929. As práticas educativas salesianas, o modo de ensinar Matemática, os livros didáticos produzidos e os objetivos da Matemática na relação com a máxima “formar bons cristãos e honestos cidadãos”, contribuíram para a formação de gerações de jovens, dentre os quais alguns professores de Matemática. A investigação realizada verificou o movimento de um ensino essencialmente profissionalizante para um ensino propedêutico, fruto das reformas educacionais da época e das relações socioeconômico-culturais entre Estado, Igreja e Sociedade. Do cruzamento de fontes impressas e iconográficas buscou-se construir uma história que recrie essa realidade não vivida, mas cujas marcas se fazem presentes até os dias de hoje.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10816Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 241-2681980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10816/7186Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDalcin, Andréia2015-09-24T18:45:04Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10816Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T18:45:04Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”
title O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”
spellingShingle O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”
Dalcin, Andréia
title_short O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”
title_full O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”
title_fullStr O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”
title_full_unstemmed O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”
title_sort O Ensino de Matemática entre 1885 e 1929 no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: “bons cristãos, honestos cidadãos”
author Dalcin, Andréia
author_facet Dalcin, Andréia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcin, Andréia
description O objetivo deste artigo é contribuir com a história da Educação Matemática no Brasil, tendo como objeto de investigação a instituição salesiana Liceu Coração de Jesus de São Paulo, de suas origens até 1929. As práticas educativas salesianas, o modo de ensinar Matemática, os livros didáticos produzidos e os objetivos da Matemática na relação com a máxima “formar bons cristãos e honestos cidadãos”, contribuíram para a formação de gerações de jovens, dentre os quais alguns professores de Matemática. A investigação realizada verificou o movimento de um ensino essencialmente profissionalizante para um ensino propedêutico, fruto das reformas educacionais da época e das relações socioeconômico-culturais entre Estado, Igreja e Sociedade. Do cruzamento de fontes impressas e iconográficas buscou-se construir uma história que recrie essa realidade não vivida, mas cujas marcas se fazem presentes até os dias de hoje.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10816
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10816/7186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 241-268
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215876683694080