Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastiani, Renate Grings
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Viali, Lori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5296
Resumo: Resumo O teste de hipóteses ou teoria da decisão faz parte dos conteúdos da maioria das disciplinas de Estatística Básica dos cursos universitários. Nas disciplinas dos cursos de Engenharia ele representa, aproximadamente, 20% do total de conteúdos abordados em uma disciplina padrão de quatro horas aulas semanais. Os testes são a parte mais visível da estatística em artigos científicos. Entendê-los é parte básica da literácia estatística para a compreensão da literatura acadêmica e científica. Este artigo faz um apanhado dos erros cometidos por alunos em provas e faz um comparativo com a literatura da área. Na literatura são encontrados alguns estudos sobre dificuldades e erros, mas o tema ainda carece de investigações. As questões analisadas referem-se aos testes de uma amostra para uma média (com desvio padrão desconhecido) e para uma proporção. Alguns tipos de erros são discutidos a partir das soluções apresentadas pelos alunos. Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Estatística. Ensino e Aprendizagem de Testes de Hipóteses. Erros Cometidos nos Testes de Hipóteses. Hypothesis Test: an analysis of errors committed by engineering students Abstract Hypothesis testing or decision theory is part of the contents of the majority of universitylevel basic statistics courses. In engineering, it represents approximately 20% of all content addressed in a standard four-hour course. These tests are the most visible part of statistics in the scientific literature. Understanding them is the basic part of statistical literacy for comprehending academic and scientific papers. Some studies on difficulties and mistakes are found in the literature, but the theme still lacks of more and deeper investigation. This article offers an overview of errors committed by students in tests and makes a comparison with some others found in the literature. The questions examined refer to tests for one sample for a mean (with an unknown standard deviation), and for a proportion. Some of the students’ solutions are presented to discuss and exemplify the errors. Keywords: Statistics Teaching and Learning. Teaching and Learning Hypothesis Tests. Hypothesis Tests Misunderstandings.
id UNESP-14_5852e6cbeabea94760b671e5c94aae98
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5296
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia Ensino e Aprendizagem da Estatística. Ensino e Aprendizagem de Testes de Hipóteses. Erros Cometidos nos Testes de Hipóteses. Resumo O teste de hipóteses ou teoria da decisão faz parte dos conteúdos da maioria das disciplinas de Estatística Básica dos cursos universitários. Nas disciplinas dos cursos de Engenharia ele representa, aproximadamente, 20% do total de conteúdos abordados em uma disciplina padrão de quatro horas aulas semanais. Os testes são a parte mais visível da estatística em artigos científicos. Entendê-los é parte básica da literácia estatística para a compreensão da literatura acadêmica e científica. Este artigo faz um apanhado dos erros cometidos por alunos em provas e faz um comparativo com a literatura da área. Na literatura são encontrados alguns estudos sobre dificuldades e erros, mas o tema ainda carece de investigações. As questões analisadas referem-se aos testes de uma amostra para uma média (com desvio padrão desconhecido) e para uma proporção. Alguns tipos de erros são discutidos a partir das soluções apresentadas pelos alunos. Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Estatística. Ensino e Aprendizagem de Testes de Hipóteses. Erros Cometidos nos Testes de Hipóteses. Hypothesis Test: an analysis of errors committed by engineering students Abstract Hypothesis testing or decision theory is part of the contents of the majority of universitylevel basic statistics courses. In engineering, it represents approximately 20% of all content addressed in a standard four-hour course. These tests are the most visible part of statistics in the scientific literature. Understanding them is the basic part of statistical literacy for comprehending academic and scientific papers. Some studies on difficulties and mistakes are found in the literature, but the theme still lacks of more and deeper investigation. This article offers an overview of errors committed by students in tests and makes a comparison with some others found in the literature. The questions examined refer to tests for one sample for a mean (with an unknown standard deviation), and for a proportion. Some of the students’ solutions are presented to discuss and exemplify the errors. Keywords: Statistics Teaching and Learning. Teaching and Learning Hypothesis Tests. Hypothesis Tests Misunderstandings.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5296Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 835-8541980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5296/4173Sebastiani, Renate GringsViali, Loriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5296Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia
title Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia
spellingShingle Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia
Sebastiani, Renate Grings
Ensino e Aprendizagem da Estatística. Ensino e Aprendizagem de Testes de Hipóteses. Erros Cometidos nos Testes de Hipóteses.
title_short Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia
title_full Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia
title_fullStr Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia
title_full_unstemmed Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia
title_sort Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia
author Sebastiani, Renate Grings
author_facet Sebastiani, Renate Grings
Viali, Lori
author_role author
author2 Viali, Lori
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastiani, Renate Grings
Viali, Lori
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem da Estatística. Ensino e Aprendizagem de Testes de Hipóteses. Erros Cometidos nos Testes de Hipóteses.
topic Ensino e Aprendizagem da Estatística. Ensino e Aprendizagem de Testes de Hipóteses. Erros Cometidos nos Testes de Hipóteses.
description Resumo O teste de hipóteses ou teoria da decisão faz parte dos conteúdos da maioria das disciplinas de Estatística Básica dos cursos universitários. Nas disciplinas dos cursos de Engenharia ele representa, aproximadamente, 20% do total de conteúdos abordados em uma disciplina padrão de quatro horas aulas semanais. Os testes são a parte mais visível da estatística em artigos científicos. Entendê-los é parte básica da literácia estatística para a compreensão da literatura acadêmica e científica. Este artigo faz um apanhado dos erros cometidos por alunos em provas e faz um comparativo com a literatura da área. Na literatura são encontrados alguns estudos sobre dificuldades e erros, mas o tema ainda carece de investigações. As questões analisadas referem-se aos testes de uma amostra para uma média (com desvio padrão desconhecido) e para uma proporção. Alguns tipos de erros são discutidos a partir das soluções apresentadas pelos alunos. Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Estatística. Ensino e Aprendizagem de Testes de Hipóteses. Erros Cometidos nos Testes de Hipóteses. Hypothesis Test: an analysis of errors committed by engineering students Abstract Hypothesis testing or decision theory is part of the contents of the majority of universitylevel basic statistics courses. In engineering, it represents approximately 20% of all content addressed in a standard four-hour course. These tests are the most visible part of statistics in the scientific literature. Understanding them is the basic part of statistical literacy for comprehending academic and scientific papers. Some studies on difficulties and mistakes are found in the literature, but the theme still lacks of more and deeper investigation. This article offers an overview of errors committed by students in tests and makes a comparison with some others found in the literature. The questions examined refer to tests for one sample for a mean (with an unknown standard deviation), and for a proportion. Some of the students’ solutions are presented to discuss and exemplify the errors. Keywords: Statistics Teaching and Learning. Teaching and Learning Hypothesis Tests. Hypothesis Tests Misunderstandings.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5296
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5296/4173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 835-854
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874304475136