O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino Médio

Bibliographic Details
Main Author: Oliveira, Roberto Alves
Publication Date: 2012
Other Authors: Lopes, Celi Espasandin
Format: Article
Language: por
Source: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Download full: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5772
Summary: Resumo Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de diferentes estratégias de Leitura e Escrita no ensino de Matemática do Ensino Médio, e de instrumentos nos quais os alunos externaram as suas percepções durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com análise interpretativa sobre as atividades e os instrumentos propostos, os quais foram organizados em um Portfólio. A formulação e a aplicação da pesquisa, bem como a análise dos resultados e as conclusões foram baseadas no enfoque histórico-cultural de Vigotski e estudos sobre a linguagem matemática e a utilização da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, de diversos pesquisadores. As categorias emergentes da análise dos dados foram: a construção do conhecimento matemático, a semântica dos termos matemáticos, os valores demonstrados pelos alunos e a potencialidade das atividades. Os resultados, considerando-se todas as categorias, indicam que o processo pode tornar a relação professor-aluno e aluno-aluno mais interativa e mais efetiva para a construção do conhecimento matemático. Palavras-chave: Leitura e Escrita. Contextualização. Matemática Ensino Médio. Enfoque Histórico-cultural. Portfólio. Reading and Writing in the Construction of Mathematical Knowledge in the High School Abstract The main goal of this study was to investigate the utilization of different strategies of reading and writing in mathematics teaching at the high school level, and of instruments the students could use to externalize their perceptions during the teaching and learning process. A qualitative research methodology was used, with interpretative analysis of the activities and the proposed instruments, which were organized in a Portfolio Book. The formulation and the application of the research, as well as the analysis of the results and the conclusions, were based on Vygotsky’s historical-cultural approach and on other studies regarding mathematical language and the utilization of reading and writing in mathematics classes. The categories that emerged from the analysis of the data were the construction of mathematical knowledge, semantics of the mathematical terms, values and the potentiality of the activities. Considering all the categories, the results indicate that the process can make the relationship among teacher and students more interactive and effective for the construction of mathematical knowledge. Keywords: Reading and Writing. Mathematics in Contexts. High School Mathematics. Historical-cultural Approach. Portfolio Book.
id UNESP-14_63271668e9615ed4d79ee6aaf8ee4de8
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5772
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino MédioLeitura e Escrita. Contextualização. Matemática Ensino Médio. Enfoque Histórico-cultural. Portfólio Resumo Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de diferentes estratégias de Leitura e Escrita no ensino de Matemática do Ensino Médio, e de instrumentos nos quais os alunos externaram as suas percepções durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com análise interpretativa sobre as atividades e os instrumentos propostos, os quais foram organizados em um Portfólio. A formulação e a aplicação da pesquisa, bem como a análise dos resultados e as conclusões foram baseadas no enfoque histórico-cultural de Vigotski e estudos sobre a linguagem matemática e a utilização da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, de diversos pesquisadores. As categorias emergentes da análise dos dados foram: a construção do conhecimento matemático, a semântica dos termos matemáticos, os valores demonstrados pelos alunos e a potencialidade das atividades. Os resultados, considerando-se todas as categorias, indicam que o processo pode tornar a relação professor-aluno e aluno-aluno mais interativa e mais efetiva para a construção do conhecimento matemático. Palavras-chave: Leitura e Escrita. Contextualização. Matemática Ensino Médio. Enfoque Histórico-cultural. Portfólio. Reading and Writing in the Construction of Mathematical Knowledge in the High School Abstract The main goal of this study was to investigate the utilization of different strategies of reading and writing in mathematics teaching at the high school level, and of instruments the students could use to externalize their perceptions during the teaching and learning process. A qualitative research methodology was used, with interpretative analysis of the activities and the proposed instruments, which were organized in a Portfolio Book. The formulation and the application of the research, as well as the analysis of the results and the conclusions, were based on Vygotsky’s historical-cultural approach and on other studies regarding mathematical language and the utilization of reading and writing in mathematics classes. The categories that emerged from the analysis of the data were the construction of mathematical knowledge, semantics of the mathematical terms, values and the potentiality of the activities. Considering all the categories, the results indicate that the process can make the relationship among teacher and students more interactive and effective for the construction of mathematical knowledge. Keywords: Reading and Writing. Mathematics in Contexts. High School Mathematics. Historical-cultural Approach. Portfolio Book.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5772Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 42B (2012); p. 513-5341980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5772/4388Oliveira, Roberto AlvesLopes, Celi Espasandininfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-21T14:58:25Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5772Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-05-21T14:58:25Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino Médio
title O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino Médio
spellingShingle O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino Médio
Oliveira, Roberto Alves
Leitura e Escrita. Contextualização. Matemática Ensino Médio. Enfoque Histórico-cultural. Portfólio
title_short O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino Médio
title_full O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino Médio
title_fullStr O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino Médio
title_full_unstemmed O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino Médio
title_sort O Ler e o Escrever na Construção do Conhecimento Matemático no Ensino Médio
author Oliveira, Roberto Alves
author_facet Oliveira, Roberto Alves
Lopes, Celi Espasandin
author_role author
author2 Lopes, Celi Espasandin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Roberto Alves
Lopes, Celi Espasandin
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e Escrita. Contextualização. Matemática Ensino Médio. Enfoque Histórico-cultural. Portfólio
topic Leitura e Escrita. Contextualização. Matemática Ensino Médio. Enfoque Histórico-cultural. Portfólio
description Resumo Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de diferentes estratégias de Leitura e Escrita no ensino de Matemática do Ensino Médio, e de instrumentos nos quais os alunos externaram as suas percepções durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com análise interpretativa sobre as atividades e os instrumentos propostos, os quais foram organizados em um Portfólio. A formulação e a aplicação da pesquisa, bem como a análise dos resultados e as conclusões foram baseadas no enfoque histórico-cultural de Vigotski e estudos sobre a linguagem matemática e a utilização da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, de diversos pesquisadores. As categorias emergentes da análise dos dados foram: a construção do conhecimento matemático, a semântica dos termos matemáticos, os valores demonstrados pelos alunos e a potencialidade das atividades. Os resultados, considerando-se todas as categorias, indicam que o processo pode tornar a relação professor-aluno e aluno-aluno mais interativa e mais efetiva para a construção do conhecimento matemático. Palavras-chave: Leitura e Escrita. Contextualização. Matemática Ensino Médio. Enfoque Histórico-cultural. Portfólio. Reading and Writing in the Construction of Mathematical Knowledge in the High School Abstract The main goal of this study was to investigate the utilization of different strategies of reading and writing in mathematics teaching at the high school level, and of instruments the students could use to externalize their perceptions during the teaching and learning process. A qualitative research methodology was used, with interpretative analysis of the activities and the proposed instruments, which were organized in a Portfolio Book. The formulation and the application of the research, as well as the analysis of the results and the conclusions, were based on Vygotsky’s historical-cultural approach and on other studies regarding mathematical language and the utilization of reading and writing in mathematics classes. The categories that emerged from the analysis of the data were the construction of mathematical knowledge, semantics of the mathematical terms, values and the potentiality of the activities. Considering all the categories, the results indicate that the process can make the relationship among teacher and students more interactive and effective for the construction of mathematical knowledge. Keywords: Reading and Writing. Mathematics in Contexts. High School Mathematics. Historical-cultural Approach. Portfolio Book.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5772
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5772/4388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 42B (2012); p. 513-534
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874351661056