Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552 |
Resumo: | Apresento neste artigo uma discussão acerca da receptividade aos computadores e as situações reais por parte de um grupo de alunas de Calculo I de uma universidade pública do Estado de São Paulo. O professor da turma solicitou, ao grupo observado, o desenvolvimento de um projeto de modelagem matemática utilizando o conteúdo de Cálculo e o software Maple. Utilizei uma abordagem qualitativa de pesquisa e baseei minha analise em um episódio selecionado a partir da filmagem do trabalho do grupo. Conclui que a proposição de tal projeto pressupõe um convite aos computadores e as situações reais, para que participem das mesmas atividades em uma sala de aula de Matemática, sendo que cada um desses convidados recebe um tratamento diferenciado. |
id |
UNESP-14_67239c42588631ab86990b9288e4ab40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10552 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?Apresento neste artigo uma discussão acerca da receptividade aos computadores e as situações reais por parte de um grupo de alunas de Calculo I de uma universidade pública do Estado de São Paulo. O professor da turma solicitou, ao grupo observado, o desenvolvimento de um projeto de modelagem matemática utilizando o conteúdo de Cálculo e o software Maple. Utilizei uma abordagem qualitativa de pesquisa e baseei minha analise em um episódio selecionado a partir da filmagem do trabalho do grupo. Conclui que a proposição de tal projeto pressupõe um convite aos computadores e as situações reais, para que participem das mesmas atividades em uma sala de aula de Matemática, sendo que cada um desses convidados recebe um tratamento diferenciado.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 19 (2003); 1-181980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552/6958Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Jussara Loiola2015-10-07T19:53:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10552Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-07T19:53:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos? |
title |
Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos? |
spellingShingle |
Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos? Araujo, Jussara Loiola |
title_short |
Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos? |
title_full |
Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos? |
title_fullStr |
Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos? |
title_full_unstemmed |
Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos? |
title_sort |
Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos? |
author |
Araujo, Jussara Loiola |
author_facet |
Araujo, Jussara Loiola |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Jussara Loiola |
description |
Apresento neste artigo uma discussão acerca da receptividade aos computadores e as situações reais por parte de um grupo de alunas de Calculo I de uma universidade pública do Estado de São Paulo. O professor da turma solicitou, ao grupo observado, o desenvolvimento de um projeto de modelagem matemática utilizando o conteúdo de Cálculo e o software Maple. Utilizei uma abordagem qualitativa de pesquisa e baseei minha analise em um episódio selecionado a partir da filmagem do trabalho do grupo. Conclui que a proposição de tal projeto pressupõe um convite aos computadores e as situações reais, para que participem das mesmas atividades em uma sala de aula de Matemática, sendo que cada um desses convidados recebe um tratamento diferenciado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552/6958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 19 (2003); 1-18 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875878387713 |