Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Jussara Loiola
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552
Resumo: Apresento neste artigo uma discussão acerca da receptividade aos computadores e as situações reais por parte de um grupo de alunas de Calculo I de uma universidade pública do Estado de São Paulo. O professor da turma solicitou, ao grupo observado, o desenvolvimento de um projeto de modelagem matemática utilizando o conteúdo de Cálculo e o software Maple. Utilizei uma abordagem qualitativa de pesquisa e baseei minha analise em um episódio selecionado a partir da filmagem do trabalho do grupo. Conclui que a proposição de tal projeto pressupõe um convite aos computadores e as situações reais, para que participem das mesmas atividades em uma sala de aula de Matemática, sendo que cada um desses convidados recebe um tratamento diferenciado.
id UNESP-14_67239c42588631ab86990b9288e4ab40
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10552
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?Apresento neste artigo uma discussão acerca da receptividade aos computadores e as situações reais por parte de um grupo de alunas de Calculo I de uma universidade pública do Estado de São Paulo. O professor da turma solicitou, ao grupo observado, o desenvolvimento de um projeto de modelagem matemática utilizando o conteúdo de Cálculo e o software Maple. Utilizei uma abordagem qualitativa de pesquisa e baseei minha analise em um episódio selecionado a partir da filmagem do trabalho do grupo. Conclui que a proposição de tal projeto pressupõe um convite aos computadores e as situações reais, para que participem das mesmas atividades em uma sala de aula de Matemática, sendo que cada um desses convidados recebe um tratamento diferenciado.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 19 (2003); 1-181980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552/6958Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Jussara Loiola2015-10-07T19:53:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10552Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-07T19:53:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?
title Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?
spellingShingle Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?
Araujo, Jussara Loiola
title_short Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?
title_full Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?
title_fullStr Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?
title_full_unstemmed Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?
title_sort Situações Reais e Computadores: os convidados são igualmente bem-vindos?
author Araujo, Jussara Loiola
author_facet Araujo, Jussara Loiola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Jussara Loiola
description Apresento neste artigo uma discussão acerca da receptividade aos computadores e as situações reais por parte de um grupo de alunas de Calculo I de uma universidade pública do Estado de São Paulo. O professor da turma solicitou, ao grupo observado, o desenvolvimento de um projeto de modelagem matemática utilizando o conteúdo de Cálculo e o software Maple. Utilizei uma abordagem qualitativa de pesquisa e baseei minha analise em um episódio selecionado a partir da filmagem do trabalho do grupo. Conclui que a proposição de tal projeto pressupõe um convite aos computadores e as situações reais, para que participem das mesmas atividades em uma sala de aula de Matemática, sendo que cada um desses convidados recebe um tratamento diferenciado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10552/6958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 16 n. 19 (2003); 1-18
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875878387713