Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marli Regina dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9828
Resumo: Este artigo expõe um trabalho de formação continuada realizado com professores de Matemática e de Arte da Educação Básica, tendo como foco o ensino de geometria por meio das pavimentações do plano. Destacamos a constituição de um núcleo de ideias formado por sentidos percebidos ao enfocarmos essas disciplinas, explicitando que, na origem desse núcleo e na expressão dos significados, evidenciam-se atos como os de observar, intuir, imaginar, criar, projetar, perceber tamanhos e formas. Apresentamos as pavimentações abordadas nos encontros do curso de formação continuada voltado para o ensino de geometria, que possibilitaram o desenvolvimento de atividades com estas distintas disciplinas. Enfocamos os diálogos entre os professores ao empenharem-se para dar conta das atividades propostas, destacando em nossas análises: as perspectivas de olhar dos envolvidos, que se evidenciam nas interações ocorridas; a formação e o pro-jeto docente; e interfaces da Educação Matemática. O que se mostra nos momentos das vivências ao estar-junto com o outro professor, da mesma e/ou da outra disciplina, indica a constituição da intersubjetividade que possibilita que a interdisciplinaridade aconteça. Palavras-chave: Educação Matemática. Geometria. Pavimentações do Plano. Interdisciplinaridade. Fenomenologia.
id UNESP-14_677db3926f0f063e365bfc2420c04d2e
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9828
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de GeometriaEste artigo expõe um trabalho de formação continuada realizado com professores de Matemática e de Arte da Educação Básica, tendo como foco o ensino de geometria por meio das pavimentações do plano. Destacamos a constituição de um núcleo de ideias formado por sentidos percebidos ao enfocarmos essas disciplinas, explicitando que, na origem desse núcleo e na expressão dos significados, evidenciam-se atos como os de observar, intuir, imaginar, criar, projetar, perceber tamanhos e formas. Apresentamos as pavimentações abordadas nos encontros do curso de formação continuada voltado para o ensino de geometria, que possibilitaram o desenvolvimento de atividades com estas distintas disciplinas. Enfocamos os diálogos entre os professores ao empenharem-se para dar conta das atividades propostas, destacando em nossas análises: as perspectivas de olhar dos envolvidos, que se evidenciam nas interações ocorridas; a formação e o pro-jeto docente; e interfaces da Educação Matemática. O que se mostra nos momentos das vivências ao estar-junto com o outro professor, da mesma e/ou da outra disciplina, indica a constituição da intersubjetividade que possibilita que a interdisciplinaridade aconteça. Palavras-chave: Educação Matemática. Geometria. Pavimentações do Plano. Interdisciplinaridade. Fenomenologia.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9828Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1329-13471980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9828/7302https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9828/10450Santos, Marli Regina dosBicudo, Maria Aparecida Viggianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9828Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
title Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
spellingShingle Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
Santos, Marli Regina dos
title_short Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
title_full Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
title_fullStr Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
title_full_unstemmed Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
title_sort Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
author Santos, Marli Regina dos
author_facet Santos, Marli Regina dos
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author_role author
author2 Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marli Regina dos
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
description Este artigo expõe um trabalho de formação continuada realizado com professores de Matemática e de Arte da Educação Básica, tendo como foco o ensino de geometria por meio das pavimentações do plano. Destacamos a constituição de um núcleo de ideias formado por sentidos percebidos ao enfocarmos essas disciplinas, explicitando que, na origem desse núcleo e na expressão dos significados, evidenciam-se atos como os de observar, intuir, imaginar, criar, projetar, perceber tamanhos e formas. Apresentamos as pavimentações abordadas nos encontros do curso de formação continuada voltado para o ensino de geometria, que possibilitaram o desenvolvimento de atividades com estas distintas disciplinas. Enfocamos os diálogos entre os professores ao empenharem-se para dar conta das atividades propostas, destacando em nossas análises: as perspectivas de olhar dos envolvidos, que se evidenciam nas interações ocorridas; a formação e o pro-jeto docente; e interfaces da Educação Matemática. O que se mostra nos momentos das vivências ao estar-junto com o outro professor, da mesma e/ou da outra disciplina, indica a constituição da intersubjetividade que possibilita que a interdisciplinaridade aconteça. Palavras-chave: Educação Matemática. Geometria. Pavimentações do Plano. Interdisciplinaridade. Fenomenologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9828
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9828/7302
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9828/10450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1329-1347
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875466297344