A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amado, Nélia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sanchez, Juan, Pinto, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8842
Resumo: Neste artigo adotamos uma perspetiva de demonstração como forma particular de argumentação matemática. O estudo apresentado envolve uma experiência de ensino no 9.º ano, na qual foram tratadas propriedades do triângulo e seus pontos notáveis. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de carácter interpretativo. Os dados provêm de observação participante, gravações de áudio e vídeo das aulas, produções dos alunos com papel e lápis e no computador e de entrevistas. A partir de figuras construídas no Geogebra, os alunos estruturaram ideias matemáticas e raciocínios e construíram cadeias argumentativas. Os dados analisados mostram que a maioria dos alunos formula e explora conjeturas, procurando caminhos para a sua justificação. Os alunos reconhecem a importância do Geogebra na sua atividade como fator motivador e, acima de tudo, por permitir experimentar e manipular figuras. Os resultados apontam a importância da atividade com o Geogebra, na construção e manipulação como ponto de partida para a demonstração. Palavras-chave: Demonstração. Geometria. Geogebra. Triângulo. Reta de Euler.
id UNESP-14_c05c987d4d5a57014f7234b227d4e344
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8842
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de EulerDemonstraçãoGeometriaGeogebraTriânguloReta de Euler.Neste artigo adotamos uma perspetiva de demonstração como forma particular de argumentação matemática. O estudo apresentado envolve uma experiência de ensino no 9.º ano, na qual foram tratadas propriedades do triângulo e seus pontos notáveis. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de carácter interpretativo. Os dados provêm de observação participante, gravações de áudio e vídeo das aulas, produções dos alunos com papel e lápis e no computador e de entrevistas. A partir de figuras construídas no Geogebra, os alunos estruturaram ideias matemáticas e raciocínios e construíram cadeias argumentativas. Os dados analisados mostram que a maioria dos alunos formula e explora conjeturas, procurando caminhos para a sua justificação. Os alunos reconhecem a importância do Geogebra na sua atividade como fator motivador e, acima de tudo, por permitir experimentar e manipular figuras. Os resultados apontam a importância da atividade com o Geogebra, na construção e manipulação como ponto de partida para a demonstração. Palavras-chave: Demonstração. Geometria. Geogebra. Triângulo. Reta de Euler.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8842Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29, n. 52 (2015); 637-6571980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8842/6823https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8842/10072Amado, NéliaSanchez, JuanPinto, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-11T18:15:03Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8842Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-12-11T18:15:03Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler
title A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler
spellingShingle A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler
Amado, Nélia
Demonstração
Geometria
Geogebra
Triângulo
Reta de Euler.
title_short A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler
title_full A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler
title_fullStr A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler
title_full_unstemmed A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler
title_sort A Utilização do Geogebra na Demonstração Matemática em Sala de Aula: o estudo da reta de Euler
author Amado, Nélia
author_facet Amado, Nélia
Sanchez, Juan
Pinto, Jorge
author_role author
author2 Sanchez, Juan
Pinto, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amado, Nélia
Sanchez, Juan
Pinto, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Demonstração
Geometria
Geogebra
Triângulo
Reta de Euler.
topic Demonstração
Geometria
Geogebra
Triângulo
Reta de Euler.
description Neste artigo adotamos uma perspetiva de demonstração como forma particular de argumentação matemática. O estudo apresentado envolve uma experiência de ensino no 9.º ano, na qual foram tratadas propriedades do triângulo e seus pontos notáveis. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de carácter interpretativo. Os dados provêm de observação participante, gravações de áudio e vídeo das aulas, produções dos alunos com papel e lápis e no computador e de entrevistas. A partir de figuras construídas no Geogebra, os alunos estruturaram ideias matemáticas e raciocínios e construíram cadeias argumentativas. Os dados analisados mostram que a maioria dos alunos formula e explora conjeturas, procurando caminhos para a sua justificação. Os alunos reconhecem a importância do Geogebra na sua atividade como fator motivador e, acima de tudo, por permitir experimentar e manipular figuras. Os resultados apontam a importância da atividade com o Geogebra, na construção e manipulação como ponto de partida para a demonstração. Palavras-chave: Demonstração. Geometria. Geogebra. Triângulo. Reta de Euler.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8842
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8842/6823
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8842/10072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29, n. 52 (2015); 637-657
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875135995904