Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Fernando Guedes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10806
Resumo: Este texto apresenta algumas reflexões sobre o uso da análise narrativa como artifício para a interpretação de dados biográficos/historiográficos de pesquisas em História da Educação (Matemática). Apresentaremos algumas discussões que nos permitiram optar por tal tipo de análise, buscando nas idéias de Walter Benjamim a caracterização da figura do narrador e seu vínculo com o historiador, investigando, segundo a visão de Benedito Nunes, os vínculos que ligam narrativas, ficção e historiografia, salientando as idéias de Jorge Larrosa sobre transmissão de experiências e propondo às pesquisas que tratam principalmente da História da Educação Matemática uma alternativa para a discussão de seus dados segundo a perspectiva de Antonio Bolívar.
id UNESP-14_ccd66001bd0af35bd63ecddb0f6eef58
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10806
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas consideraçõesEste texto apresenta algumas reflexões sobre o uso da análise narrativa como artifício para a interpretação de dados biográficos/historiográficos de pesquisas em História da Educação (Matemática). Apresentaremos algumas discussões que nos permitiram optar por tal tipo de análise, buscando nas idéias de Walter Benjamim a caracterização da figura do narrador e seu vínculo com o historiador, investigando, segundo a visão de Benedito Nunes, os vínculos que ligam narrativas, ficção e historiografia, salientando as idéias de Jorge Larrosa sobre transmissão de experiências e propondo às pesquisas que tratam principalmente da História da Educação Matemática uma alternativa para a discussão de seus dados segundo a perspectiva de Antonio Bolívar.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10806Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 59-731980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10806/7178Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCury, Fernando Guedes2015-09-24T18:45:04Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10806Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T18:45:04Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações
title Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações
spellingShingle Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações
Cury, Fernando Guedes
title_short Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações
title_full Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações
title_fullStr Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações
title_full_unstemmed Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações
title_sort Análise Narrativa em Trabalhos de História da Educação Matemática: algumas considerações
author Cury, Fernando Guedes
author_facet Cury, Fernando Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Fernando Guedes
description Este texto apresenta algumas reflexões sobre o uso da análise narrativa como artifício para a interpretação de dados biográficos/historiográficos de pesquisas em História da Educação (Matemática). Apresentaremos algumas discussões que nos permitiram optar por tal tipo de análise, buscando nas idéias de Walter Benjamim a caracterização da figura do narrador e seu vínculo com o historiador, investigando, segundo a visão de Benedito Nunes, os vínculos que ligam narrativas, ficção e historiografia, salientando as idéias de Jorge Larrosa sobre transmissão de experiências e propondo às pesquisas que tratam principalmente da História da Educação Matemática uma alternativa para a discussão de seus dados segundo a perspectiva de Antonio Bolívar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10806
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10806/7178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 59-73
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215876673208320