Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10813 |
Resumo: | O artigo apresenta alguns resultados da investigação realizada sobre o Centro de Educação Matemática (CEM), um grupo de educadores matemáticos da cidade de São Paulo atuante principalmente entre os anos de 1984 e 1997. Para configurar uma posição sobre o processo de constituição da identidade do CEM são trazidos à cena o método da História Oral e as teorias da identidade. No ensaio, marcado por um exercício de constituir a identidade do CEM a partir da caracterização da produção dessa comunidade no interior de sua prática, assume-se que o processo de constituição de identidades não se refere ao que o CEM é ou foi, mas a um conjunto de possibilidades de apreendê-lo a partir de estratégias e iniciativas desenvolvidas em determinadas condições e tempo históricos. Três aspectos de relação mediante os quais a prática se converte em fonte de coerência do CEM são explicitadas com vista a essa comunidade: o compromisso mútuo, o empreendimento conjunto e o repertório compartilhado, permitindo revelar ações e produções na história da formação continuada de professores de matemática na grande São Paulo. |
id |
UNESP-14_d1c1908bd0a30fd8ccf7a0c734d2b3e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10813 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de MatemáticaO artigo apresenta alguns resultados da investigação realizada sobre o Centro de Educação Matemática (CEM), um grupo de educadores matemáticos da cidade de São Paulo atuante principalmente entre os anos de 1984 e 1997. Para configurar uma posição sobre o processo de constituição da identidade do CEM são trazidos à cena o método da História Oral e as teorias da identidade. No ensaio, marcado por um exercício de constituir a identidade do CEM a partir da caracterização da produção dessa comunidade no interior de sua prática, assume-se que o processo de constituição de identidades não se refere ao que o CEM é ou foi, mas a um conjunto de possibilidades de apreendê-lo a partir de estratégias e iniciativas desenvolvidas em determinadas condições e tempo históricos. Três aspectos de relação mediante os quais a prática se converte em fonte de coerência do CEM são explicitadas com vista a essa comunidade: o compromisso mútuo, o empreendimento conjunto e o repertório compartilhado, permitindo revelar ações e produções na história da formação continuada de professores de matemática na grande São Paulo.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10813Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 185-2181980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10813/7184Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Heloisa da2015-09-24T18:45:04Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10813Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-24T18:45:04Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática |
title |
Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática |
spellingShingle |
Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática Silva, Heloisa da |
title_short |
Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática |
title_full |
Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática |
title_fullStr |
Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática |
title_sort |
Uma Caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984–1997) como uma Comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática |
author |
Silva, Heloisa da |
author_facet |
Silva, Heloisa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Heloisa da |
description |
O artigo apresenta alguns resultados da investigação realizada sobre o Centro de Educação Matemática (CEM), um grupo de educadores matemáticos da cidade de São Paulo atuante principalmente entre os anos de 1984 e 1997. Para configurar uma posição sobre o processo de constituição da identidade do CEM são trazidos à cena o método da História Oral e as teorias da identidade. No ensaio, marcado por um exercício de constituir a identidade do CEM a partir da caracterização da produção dessa comunidade no interior de sua prática, assume-se que o processo de constituição de identidades não se refere ao que o CEM é ou foi, mas a um conjunto de possibilidades de apreendê-lo a partir de estratégias e iniciativas desenvolvidas em determinadas condições e tempo históricos. Três aspectos de relação mediante os quais a prática se converte em fonte de coerência do CEM são explicitadas com vista a essa comunidade: o compromisso mútuo, o empreendimento conjunto e o repertório compartilhado, permitindo revelar ações e produções na história da formação continuada de professores de matemática na grande São Paulo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10813 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10813/7184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 35A (2010); 185-218 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215876680548352 |