A Demonstração com Informática Aplicada à Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Marcos Luiz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597
Resumo: Neste texto procuramos mostrar que, embora a prova em Matemática seja de grande importância, a forma segundo a qual ela tem se reproduzido, sobretudo quando se trata de ensino, deve ser revista. Procuramos destacar a importância do uso de figuras na indução do raciocínio formal e a facilidade que o uso de softwares educacionais pode oferecer quando se tem interesse no fortalecimento da compreensão de resultados. Procuramos também mostrar que o uso de softwares pode, e em geral consegue, instigar os estudantes, abrindo perspectivas de investigações e busca de resultados que são induzidos pelas construções dinâmicas. Não fazemos a apologia da não-demonstração, mas destacamos a importância do convencimento, ainda que de maneira informal.
id UNESP-14_ded98d6eb94a264ee95e0e101332bd14
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10597
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Demonstração com Informática Aplicada à EducaçãoNeste texto procuramos mostrar que, embora a prova em Matemática seja de grande importância, a forma segundo a qual ela tem se reproduzido, sobretudo quando se trata de ensino, deve ser revista. Procuramos destacar a importância do uso de figuras na indução do raciocínio formal e a facilidade que o uso de softwares educacionais pode oferecer quando se tem interesse no fortalecimento da compreensão de resultados. Procuramos também mostrar que o uso de softwares pode, e em geral consegue, instigar os estudantes, abrindo perspectivas de investigações e busca de resultados que são induzidos pelas construções dinâmicas. Não fazemos a apologia da não-demonstração, mas destacamos a importância do convencimento, ainda que de maneira informal.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2002); 100-1111980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597/6986Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Marcos Luiz2015-10-06T14:03:30Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10597Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T14:03:30Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Demonstração com Informática Aplicada à Educação
title A Demonstração com Informática Aplicada à Educação
spellingShingle A Demonstração com Informática Aplicada à Educação
Lourenço, Marcos Luiz
title_short A Demonstração com Informática Aplicada à Educação
title_full A Demonstração com Informática Aplicada à Educação
title_fullStr A Demonstração com Informática Aplicada à Educação
title_full_unstemmed A Demonstração com Informática Aplicada à Educação
title_sort A Demonstração com Informática Aplicada à Educação
author Lourenço, Marcos Luiz
author_facet Lourenço, Marcos Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Marcos Luiz
description Neste texto procuramos mostrar que, embora a prova em Matemática seja de grande importância, a forma segundo a qual ela tem se reproduzido, sobretudo quando se trata de ensino, deve ser revista. Procuramos destacar a importância do uso de figuras na indução do raciocínio formal e a facilidade que o uso de softwares educacionais pode oferecer quando se tem interesse no fortalecimento da compreensão de resultados. Procuramos também mostrar que o uso de softwares pode, e em geral consegue, instigar os estudantes, abrindo perspectivas de investigações e busca de resultados que são induzidos pelas construções dinâmicas. Não fazemos a apologia da não-demonstração, mas destacamos a importância do convencimento, ainda que de maneira informal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597/6986
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2002); 100-111
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875894116352