A Demonstração com Informática Aplicada à Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597 |
Resumo: | Neste texto procuramos mostrar que, embora a prova em Matemática seja de grande importância, a forma segundo a qual ela tem se reproduzido, sobretudo quando se trata de ensino, deve ser revista. Procuramos destacar a importância do uso de figuras na indução do raciocínio formal e a facilidade que o uso de softwares educacionais pode oferecer quando se tem interesse no fortalecimento da compreensão de resultados. Procuramos também mostrar que o uso de softwares pode, e em geral consegue, instigar os estudantes, abrindo perspectivas de investigações e busca de resultados que são induzidos pelas construções dinâmicas. Não fazemos a apologia da não-demonstração, mas destacamos a importância do convencimento, ainda que de maneira informal. |
id |
UNESP-14_ded98d6eb94a264ee95e0e101332bd14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10597 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Demonstração com Informática Aplicada à EducaçãoNeste texto procuramos mostrar que, embora a prova em Matemática seja de grande importância, a forma segundo a qual ela tem se reproduzido, sobretudo quando se trata de ensino, deve ser revista. Procuramos destacar a importância do uso de figuras na indução do raciocínio formal e a facilidade que o uso de softwares educacionais pode oferecer quando se tem interesse no fortalecimento da compreensão de resultados. Procuramos também mostrar que o uso de softwares pode, e em geral consegue, instigar os estudantes, abrindo perspectivas de investigações e busca de resultados que são induzidos pelas construções dinâmicas. Não fazemos a apologia da não-demonstração, mas destacamos a importância do convencimento, ainda que de maneira informal.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2002); 100-1111980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597/6986Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Marcos Luiz2015-10-06T14:03:30Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10597Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T14:03:30Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Demonstração com Informática Aplicada à Educação |
title |
A Demonstração com Informática Aplicada à Educação |
spellingShingle |
A Demonstração com Informática Aplicada à Educação Lourenço, Marcos Luiz |
title_short |
A Demonstração com Informática Aplicada à Educação |
title_full |
A Demonstração com Informática Aplicada à Educação |
title_fullStr |
A Demonstração com Informática Aplicada à Educação |
title_full_unstemmed |
A Demonstração com Informática Aplicada à Educação |
title_sort |
A Demonstração com Informática Aplicada à Educação |
author |
Lourenço, Marcos Luiz |
author_facet |
Lourenço, Marcos Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Marcos Luiz |
description |
Neste texto procuramos mostrar que, embora a prova em Matemática seja de grande importância, a forma segundo a qual ela tem se reproduzido, sobretudo quando se trata de ensino, deve ser revista. Procuramos destacar a importância do uso de figuras na indução do raciocínio formal e a facilidade que o uso de softwares educacionais pode oferecer quando se tem interesse no fortalecimento da compreensão de resultados. Procuramos também mostrar que o uso de softwares pode, e em geral consegue, instigar os estudantes, abrindo perspectivas de investigações e busca de resultados que são induzidos pelas construções dinâmicas. Não fazemos a apologia da não-demonstração, mas destacamos a importância do convencimento, ainda que de maneira informal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10597/6986 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 15 n. 18 (2002); 100-111 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875894116352 |