Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damázio Júnior, Valdir
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7763
Resumo: Resumo Neste artigo abordaremos as contribuições do pensamento genealógico de Michel Foucault para a etnomatemática. A genealogia, conforme Foucault, problematiza o que é considerado como certo e seguro, além disso, busca uma insurreição dos saberes que foram sujeitados pelos discursos científicos hegemônicos. Nosso principal objetivo é estabelecer um diálogo entre a genealogia e a Etnomatemática com o intuito de traçar elementos que possibilitem uma insurreição dos saberes matemáticos que foram sujeitados pelo discurso da Matemática científica no âmbito da educação matemática. Este diálogo permite em um primeiro momento problematizar a aceitação de uma pretensa matemática universal que se impõe como verdadeira ditando o que deve ser ensinado como Matemática e, além disso, possibilita o aparecimento de diferentes saberes matemáticos sujeitados. Palavras-chave: Genealogia. Etnomatemática. Insurreição dos Saberes Sujeitados. Educação Matemática.
id UNESP-14_e727fcfa27aeba80733ceb7b8fb1ecd6
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7763
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitadosGenealogia. Etnomatemática. Insurreição dos Saberes Sujeitados. Educação MatemáticaResumo Neste artigo abordaremos as contribuições do pensamento genealógico de Michel Foucault para a etnomatemática. A genealogia, conforme Foucault, problematiza o que é considerado como certo e seguro, além disso, busca uma insurreição dos saberes que foram sujeitados pelos discursos científicos hegemônicos. Nosso principal objetivo é estabelecer um diálogo entre a genealogia e a Etnomatemática com o intuito de traçar elementos que possibilitem uma insurreição dos saberes matemáticos que foram sujeitados pelo discurso da Matemática científica no âmbito da educação matemática. Este diálogo permite em um primeiro momento problematizar a aceitação de uma pretensa matemática universal que se impõe como verdadeira ditando o que deve ser ensinado como Matemática e, além disso, possibilita o aparecimento de diferentes saberes matemáticos sujeitados. Palavras-chave: Genealogia. Etnomatemática. Insurreição dos Saberes Sujeitados. Educação Matemática.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7763Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1155-11711980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7763/6490https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7763/9689Damázio Júnior, Valdirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7763Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados
title Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados
spellingShingle Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados
Damázio Júnior, Valdir
Genealogia. Etnomatemática. Insurreição dos Saberes Sujeitados. Educação Matemática
title_short Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados
title_full Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados
title_fullStr Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados
title_full_unstemmed Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados
title_sort Genealogia e Etnomatemática: uma aproximação em prol da insurreição dos saberes sujeitados
author Damázio Júnior, Valdir
author_facet Damázio Júnior, Valdir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damázio Júnior, Valdir
dc.subject.por.fl_str_mv Genealogia. Etnomatemática. Insurreição dos Saberes Sujeitados. Educação Matemática
topic Genealogia. Etnomatemática. Insurreição dos Saberes Sujeitados. Educação Matemática
description Resumo Neste artigo abordaremos as contribuições do pensamento genealógico de Michel Foucault para a etnomatemática. A genealogia, conforme Foucault, problematiza o que é considerado como certo e seguro, além disso, busca uma insurreição dos saberes que foram sujeitados pelos discursos científicos hegemônicos. Nosso principal objetivo é estabelecer um diálogo entre a genealogia e a Etnomatemática com o intuito de traçar elementos que possibilitem uma insurreição dos saberes matemáticos que foram sujeitados pelo discurso da Matemática científica no âmbito da educação matemática. Este diálogo permite em um primeiro momento problematizar a aceitação de uma pretensa matemática universal que se impõe como verdadeira ditando o que deve ser ensinado como Matemática e, além disso, possibilita o aparecimento de diferentes saberes matemáticos sujeitados. Palavras-chave: Genealogia. Etnomatemática. Insurreição dos Saberes Sujeitados. Educação Matemática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7763
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7763/6490
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7763/9689
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1155-1171
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874765848576