Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bellemain, Paula Moreira Baltar, Teles, Rosinalda Aurora de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424
Resumo: Resumo Este artigo consiste em um estudo exploratório sobre o modo como alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação relativas ao volume. A partir do aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, analisamos como os alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação de sólidos a partir de seu volume, aplicando três atividades com 51 alunos de três escolas, uma da rede particular, uma da rede pública federal e outra da rede pública estadual. Observamos que a maioria não compreende volume como grandeza diante de situações de comparação que exigem do aluno a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Percebemos também lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de densidade, massa, bem como à trilinearidade do volume. Palavras- chave: Grandezas e Medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais.
id UNESP-14_f42723223dae00269f6b1c35b7f757d0
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7424
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparaçãoGrandezas e medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais.Resumo Este artigo consiste em um estudo exploratório sobre o modo como alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação relativas ao volume. A partir do aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, analisamos como os alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação de sólidos a partir de seu volume, aplicando três atividades com 51 alunos de três escolas, uma da rede particular, uma da rede pública federal e outra da rede pública estadual. Observamos que a maioria não compreende volume como grandeza diante de situações de comparação que exigem do aluno a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Percebemos também lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de densidade, massa, bem como à trilinearidade do volume. Palavras- chave: Grandezas e Medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Exploratório.application/pdfapplication/vnd.ms-excelhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1172-11921980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424/6491https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424/9387Figueiredo, Ana Paula Nunes BrazBellemain, Paula Moreira BaltarTeles, Rosinalda Aurora de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7424Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
title Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
spellingShingle Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz
Grandezas e medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais.
title_short Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
title_full Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
title_fullStr Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
title_full_unstemmed Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
title_sort Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
author Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz
author_facet Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz
Bellemain, Paula Moreira Baltar
Teles, Rosinalda Aurora de Melo
author_role author
author2 Bellemain, Paula Moreira Baltar
Teles, Rosinalda Aurora de Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz
Bellemain, Paula Moreira Baltar
Teles, Rosinalda Aurora de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Grandezas e medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais.
topic Grandezas e medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais.
description Resumo Este artigo consiste em um estudo exploratório sobre o modo como alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação relativas ao volume. A partir do aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, analisamos como os alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação de sólidos a partir de seu volume, aplicando três atividades com 51 alunos de três escolas, uma da rede particular, uma da rede pública federal e outra da rede pública estadual. Observamos que a maioria não compreende volume como grandeza diante de situações de comparação que exigem do aluno a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Percebemos também lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de densidade, massa, bem como à trilinearidade do volume. Palavras- chave: Grandezas e Medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo Exploratório.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424/6491
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424/9387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.ms-excel
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1172-1192
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874736488448