Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424 |
Resumo: | Resumo Este artigo consiste em um estudo exploratório sobre o modo como alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação relativas ao volume. A partir do aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, analisamos como os alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação de sólidos a partir de seu volume, aplicando três atividades com 51 alunos de três escolas, uma da rede particular, uma da rede pública federal e outra da rede pública estadual. Observamos que a maioria não compreende volume como grandeza diante de situações de comparação que exigem do aluno a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Percebemos também lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de densidade, massa, bem como à trilinearidade do volume. Palavras- chave: Grandezas e Medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais. |
id |
UNESP-14_f42723223dae00269f6b1c35b7f757d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7424 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparaçãoGrandezas e medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais.Resumo Este artigo consiste em um estudo exploratório sobre o modo como alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação relativas ao volume. A partir do aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, analisamos como os alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação de sólidos a partir de seu volume, aplicando três atividades com 51 alunos de três escolas, uma da rede particular, uma da rede pública federal e outra da rede pública estadual. Observamos que a maioria não compreende volume como grandeza diante de situações de comparação que exigem do aluno a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Percebemos também lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de densidade, massa, bem como à trilinearidade do volume. Palavras- chave: Grandezas e Medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Exploratório.application/pdfapplication/vnd.ms-excelhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1172-11921980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424/6491https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424/9387Figueiredo, Ana Paula Nunes BrazBellemain, Paula Moreira BaltarTeles, Rosinalda Aurora de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7424Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação |
title |
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação |
spellingShingle |
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz Grandezas e medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais. |
title_short |
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação |
title_full |
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação |
title_fullStr |
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação |
title_full_unstemmed |
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação |
title_sort |
Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação |
author |
Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz |
author_facet |
Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz Bellemain, Paula Moreira Baltar Teles, Rosinalda Aurora de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Bellemain, Paula Moreira Baltar Teles, Rosinalda Aurora de Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Ana Paula Nunes Braz Bellemain, Paula Moreira Baltar Teles, Rosinalda Aurora de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grandezas e medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais. |
topic |
Grandezas e medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais. |
description |
Resumo Este artigo consiste em um estudo exploratório sobre o modo como alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação relativas ao volume. A partir do aporte teórico da Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gérard Vergnaud e colaboradores, analisamos como os alunos do Ensino Médio lidam com situações de comparação de sólidos a partir de seu volume, aplicando três atividades com 51 alunos de três escolas, uma da rede particular, uma da rede pública federal e outra da rede pública estadual. Observamos que a maioria não compreende volume como grandeza diante de situações de comparação que exigem do aluno a articulação entre os quadros geométrico, numérico e das grandezas. Percebemos também lacunas e entraves com respeito às relações entre volume e outros conceitos como o de densidade, massa, bem como à trilinearidade do volume. Palavras- chave: Grandezas e Medidas. Volume. Teoria dos Campos Conceituais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo Exploratório. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424/6491 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7424/9387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.ms-excel |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1172-1192 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874736488448 |