Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Ariana Siqueira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bertani, Iris Fenner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457
Resumo: O Programa de Aprimoramento Profissional, criado em 1979, pelo Governo do Estado de São Paulo (Brasil), com o objetivo de completar a formação profissional. Atualmente são 54 instituições credenciadas, oferecendo meios para o aprimoramento de profissionais da área da saúde dos diversos campos de atuação. Os alunos deste Programa, de forma geral, encontram dificuldades em relação ao sistema de atuação, pois em pouco tempo (12 meses) o aluno especializa-se numa determinada área, desenvolvendo simultaneamente a prática profissional, que comporta 80% do curso, com os módulos teóricos, que comporta os outros 20%, além da elaboração de uma monografia que deve ser entregue no final do curso. Diante destes fatores colocamos em debate a qualidade e sistema de educação de pós-graduação dos cursos de aprimoramento, os quais têm valorizado mais a quantidade de alunos formados e sua inserção no mercado de trabalho que a maneira como este aluno chega ao mercado.
id UNESP-15_06db4f067f54e77f1dfd3e4262e34634
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.O Programa de Aprimoramento Profissional, criado em 1979, pelo Governo do Estado de São Paulo (Brasil), com o objetivo de completar a formação profissional. Atualmente são 54 instituições credenciadas, oferecendo meios para o aprimoramento de profissionais da área da saúde dos diversos campos de atuação. Os alunos deste Programa, de forma geral, encontram dificuldades em relação ao sistema de atuação, pois em pouco tempo (12 meses) o aluno especializa-se numa determinada área, desenvolvendo simultaneamente a prática profissional, que comporta 80% do curso, com os módulos teóricos, que comporta os outros 20%, além da elaboração de uma monografia que deve ser entregue no final do curso. Diante destes fatores colocamos em debate a qualidade e sistema de educação de pós-graduação dos cursos de aprimoramento, os quais têm valorizado mais a quantidade de alunos formados e sua inserção no mercado de trabalho que a maneira como este aluno chega ao mercado.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/45710.21723/riaee.v2i1.457Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 56-62Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 56-621982-55872446-860610.21723/riaee.v2i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457/336Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Ariana SiqueiraBertani, Iris Fenner2017-11-07T18:23:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:23:08Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.
title Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.
spellingShingle Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.
Rossi, Ariana Siqueira
title_short Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.
title_full Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.
title_fullStr Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.
title_full_unstemmed Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.
title_sort Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.
author Rossi, Ariana Siqueira
author_facet Rossi, Ariana Siqueira
Bertani, Iris Fenner
author_role author
author2 Bertani, Iris Fenner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Ariana Siqueira
Bertani, Iris Fenner
description O Programa de Aprimoramento Profissional, criado em 1979, pelo Governo do Estado de São Paulo (Brasil), com o objetivo de completar a formação profissional. Atualmente são 54 instituições credenciadas, oferecendo meios para o aprimoramento de profissionais da área da saúde dos diversos campos de atuação. Os alunos deste Programa, de forma geral, encontram dificuldades em relação ao sistema de atuação, pois em pouco tempo (12 meses) o aluno especializa-se numa determinada área, desenvolvendo simultaneamente a prática profissional, que comporta 80% do curso, com os módulos teóricos, que comporta os outros 20%, além da elaboração de uma monografia que deve ser entregue no final do curso. Diante destes fatores colocamos em debate a qualidade e sistema de educação de pós-graduação dos cursos de aprimoramento, os quais têm valorizado mais a quantidade de alunos formados e sua inserção no mercado de trabalho que a maneira como este aluno chega ao mercado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457
10.21723/riaee.v2i1.457
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v2i1.457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457/336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 56-62
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 56-62
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v2i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852173230080