Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457 |
Resumo: | O Programa de Aprimoramento Profissional, criado em 1979, pelo Governo do Estado de São Paulo (Brasil), com o objetivo de completar a formação profissional. Atualmente são 54 instituições credenciadas, oferecendo meios para o aprimoramento de profissionais da área da saúde dos diversos campos de atuação. Os alunos deste Programa, de forma geral, encontram dificuldades em relação ao sistema de atuação, pois em pouco tempo (12 meses) o aluno especializa-se numa determinada área, desenvolvendo simultaneamente a prática profissional, que comporta 80% do curso, com os módulos teóricos, que comporta os outros 20%, além da elaboração de uma monografia que deve ser entregue no final do curso. Diante destes fatores colocamos em debate a qualidade e sistema de educação de pós-graduação dos cursos de aprimoramento, os quais têm valorizado mais a quantidade de alunos formados e sua inserção no mercado de trabalho que a maneira como este aluno chega ao mercado. |
id |
UNESP-15_06db4f067f54e77f1dfd3e4262e34634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado.O Programa de Aprimoramento Profissional, criado em 1979, pelo Governo do Estado de São Paulo (Brasil), com o objetivo de completar a formação profissional. Atualmente são 54 instituições credenciadas, oferecendo meios para o aprimoramento de profissionais da área da saúde dos diversos campos de atuação. Os alunos deste Programa, de forma geral, encontram dificuldades em relação ao sistema de atuação, pois em pouco tempo (12 meses) o aluno especializa-se numa determinada área, desenvolvendo simultaneamente a prática profissional, que comporta 80% do curso, com os módulos teóricos, que comporta os outros 20%, além da elaboração de uma monografia que deve ser entregue no final do curso. Diante destes fatores colocamos em debate a qualidade e sistema de educação de pós-graduação dos cursos de aprimoramento, os quais têm valorizado mais a quantidade de alunos formados e sua inserção no mercado de trabalho que a maneira como este aluno chega ao mercado.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/45710.21723/riaee.v2i1.457Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 56-62Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 56-621982-55872446-860610.21723/riaee.v2i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457/336Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, Ariana SiqueiraBertani, Iris Fenner2017-11-07T18:23:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:23:08Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado. |
title |
Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado. |
spellingShingle |
Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado. Rossi, Ariana Siqueira |
title_short |
Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado. |
title_full |
Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado. |
title_fullStr |
Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado. |
title_full_unstemmed |
Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado. |
title_sort |
Aprimoramento profissional: educação continuada na lógica de mercado. |
author |
Rossi, Ariana Siqueira |
author_facet |
Rossi, Ariana Siqueira Bertani, Iris Fenner |
author_role |
author |
author2 |
Bertani, Iris Fenner |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Ariana Siqueira Bertani, Iris Fenner |
description |
O Programa de Aprimoramento Profissional, criado em 1979, pelo Governo do Estado de São Paulo (Brasil), com o objetivo de completar a formação profissional. Atualmente são 54 instituições credenciadas, oferecendo meios para o aprimoramento de profissionais da área da saúde dos diversos campos de atuação. Os alunos deste Programa, de forma geral, encontram dificuldades em relação ao sistema de atuação, pois em pouco tempo (12 meses) o aluno especializa-se numa determinada área, desenvolvendo simultaneamente a prática profissional, que comporta 80% do curso, com os módulos teóricos, que comporta os outros 20%, além da elaboração de uma monografia que deve ser entregue no final do curso. Diante destes fatores colocamos em debate a qualidade e sistema de educação de pós-graduação dos cursos de aprimoramento, os quais têm valorizado mais a quantidade de alunos formados e sua inserção no mercado de trabalho que a maneira como este aluno chega ao mercado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457 10.21723/riaee.v2i1.457 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v2i1.457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/457/336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 56-62 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 2 n. 1 (2007); 56-62 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v2i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852173230080 |