As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Valéria Alves de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moreira, Herivelto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7785
Resumo: O artigo apresenta parte dos resultados da dissertação de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, cujo objetivo foi analisar como os professores do Curso de Pedagogia de uma universidade particular do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil utilizavam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em suas práticas pedagógicas para a formação de futuros professores. A revisão da literatura para o estudo foi elaborada a partir de vários autores nacionais e internacionais. Para esse artigo foi feito um recorte da revisão literatura, abordando mais especificamente a importância da utilização das TICs para a formação de professores e a inovação pedagógica com o uso das tecnologias para a construção do saber. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A amostra constitui-se de treze professores de Curso de Pedagogia. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Para a finalidade deste artigo será apresentado apenas duas das categorias discutidas na dissertação. Os principais resultados mostram que as TICs são utilizadas para transmissão de informação e não como um recurso para auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e grande parte dos professores entrevistados possui dificuldades para utilizar recursos tecnológicos na prática pedagógica.
id UNESP-15_08933e1615f457da2ac44de76335c91a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7785
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogiaO artigo apresenta parte dos resultados da dissertação de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, cujo objetivo foi analisar como os professores do Curso de Pedagogia de uma universidade particular do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil utilizavam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em suas práticas pedagógicas para a formação de futuros professores. A revisão da literatura para o estudo foi elaborada a partir de vários autores nacionais e internacionais. Para esse artigo foi feito um recorte da revisão literatura, abordando mais especificamente a importância da utilização das TICs para a formação de professores e a inovação pedagógica com o uso das tecnologias para a construção do saber. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A amostra constitui-se de treze professores de Curso de Pedagogia. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Para a finalidade deste artigo será apresentado apenas duas das categorias discutidas na dissertação. Os principais resultados mostram que as TICs são utilizadas para transmissão de informação e não como um recurso para auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e grande parte dos professores entrevistados possui dificuldades para utilizar recursos tecnológicos na prática pedagógica.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/778510.21723/riaee.v10i2.7785Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 371-389Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 371-3891982-55872446-860610.21723/riaee.v10i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7785/5393Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Valéria Alves deMoreira, Herivelto2017-11-09T12:19:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7785Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia
title As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia
spellingShingle As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia
Oliveira, Valéria Alves de
title_short As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia
title_full As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia
title_fullStr As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia
title_sort As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia
author Oliveira, Valéria Alves de
author_facet Oliveira, Valéria Alves de
Moreira, Herivelto
author_role author
author2 Moreira, Herivelto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Valéria Alves de
Moreira, Herivelto
description O artigo apresenta parte dos resultados da dissertação de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, cujo objetivo foi analisar como os professores do Curso de Pedagogia de uma universidade particular do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil utilizavam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em suas práticas pedagógicas para a formação de futuros professores. A revisão da literatura para o estudo foi elaborada a partir de vários autores nacionais e internacionais. Para esse artigo foi feito um recorte da revisão literatura, abordando mais especificamente a importância da utilização das TICs para a formação de professores e a inovação pedagógica com o uso das tecnologias para a construção do saber. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A amostra constitui-se de treze professores de Curso de Pedagogia. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Para a finalidade deste artigo será apresentado apenas duas das categorias discutidas na dissertação. Os principais resultados mostram que as TICs são utilizadas para transmissão de informação e não como um recurso para auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e grande parte dos professores entrevistados possui dificuldades para utilizar recursos tecnológicos na prática pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7785
10.21723/riaee.v10i2.7785
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7785
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i2.7785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7785/5393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 371-389
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 371-389
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853978877952