Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo identificar as características de comunicação e de interação social de uma criança com quatro anos de idade no início da pesquisa, com múltipla deficiência - deficiência física associada à cegueira congênita. A caracterização foi realizada com as contribuições de uma entrevista semi-estruturada, realizada com a mãe da criança. De acordo com a análise do relato da mãe, a criança possuía muitos recursos comunicativos e de estabelecimento de interações sociais, recursos que podem ser maximizados pela atuação dos educadores tanto em atividades de orientação de pais e professores quanto no trabalho direto com a criança com deficiência visual. |
id |
UNESP-15_0f8717d40cbbf09182cabfd14199c0ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5636 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato maternoO presente trabalho teve por objetivo identificar as características de comunicação e de interação social de uma criança com quatro anos de idade no início da pesquisa, com múltipla deficiência - deficiência física associada à cegueira congênita. A caracterização foi realizada com as contribuições de uma entrevista semi-estruturada, realizada com a mãe da criança. De acordo com a análise do relato da mãe, a criança possuía muitos recursos comunicativos e de estabelecimento de interações sociais, recursos que podem ser maximizados pela atuação dos educadores tanto em atividades de orientação de pais e professores quanto no trabalho direto com a criança com deficiência visual.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/563610.21723/riaee.v7i3.5636Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 3 (2012); 105-116Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 3 (2012); 105-1161982-55872446-860610.21723/riaee.v7i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636/4443Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVillella, Tereza Cristina RodriguesGil, Maria Stella Coutinho de Alcantara2017-11-07T21:01:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5636Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T21:01:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno |
title |
Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno Villella, Tereza Cristina Rodrigues |
title_short |
Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno |
title_full |
Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno |
title_sort |
Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno |
author |
Villella, Tereza Cristina Rodrigues |
author_facet |
Villella, Tereza Cristina Rodrigues Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villella, Tereza Cristina Rodrigues Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara |
description |
O presente trabalho teve por objetivo identificar as características de comunicação e de interação social de uma criança com quatro anos de idade no início da pesquisa, com múltipla deficiência - deficiência física associada à cegueira congênita. A caracterização foi realizada com as contribuições de uma entrevista semi-estruturada, realizada com a mãe da criança. De acordo com a análise do relato da mãe, a criança possuía muitos recursos comunicativos e de estabelecimento de interações sociais, recursos que podem ser maximizados pela atuação dos educadores tanto em atividades de orientação de pais e professores quanto no trabalho direto com a criança com deficiência visual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636 10.21723/riaee.v7i3.5636 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v7i3.5636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636/4443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 3 (2012); 105-116 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 3 (2012); 105-116 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v7i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853040402432 |