Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villella, Tereza Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo identificar as características de comunicação e de interação social de uma criança com quatro anos de idade no início da pesquisa, com múltipla deficiência - deficiência física associada à cegueira congênita. A caracterização foi realizada com as contribuições de uma entrevista semi-estruturada, realizada com a mãe da criança. De acordo com a análise do relato da mãe, a criança possuía muitos recursos comunicativos e de estabelecimento de interações sociais, recursos que podem ser maximizados pela atuação dos educadores tanto em atividades de orientação de pais e professores quanto no trabalho direto com a criança com deficiência visual.
id UNESP-15_0f8717d40cbbf09182cabfd14199c0ac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5636
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato maternoO presente trabalho teve por objetivo identificar as características de comunicação e de interação social de uma criança com quatro anos de idade no início da pesquisa, com múltipla deficiência - deficiência física associada à cegueira congênita. A caracterização foi realizada com as contribuições de uma entrevista semi-estruturada, realizada com a mãe da criança. De acordo com a análise do relato da mãe, a criança possuía muitos recursos comunicativos e de estabelecimento de interações sociais, recursos que podem ser maximizados pela atuação dos educadores tanto em atividades de orientação de pais e professores quanto no trabalho direto com a criança com deficiência visual.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/563610.21723/riaee.v7i3.5636Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 3 (2012); 105-116Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 3 (2012); 105-1161982-55872446-860610.21723/riaee.v7i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636/4443Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVillella, Tereza Cristina RodriguesGil, Maria Stella Coutinho de Alcantara2017-11-07T21:01:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5636Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T21:01:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno
title Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno
spellingShingle Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno
Villella, Tereza Cristina Rodrigues
title_short Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno
title_full Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno
title_fullStr Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno
title_sort Estratégias de comunicação e interação social de uma criança com deficiência visual e múltipla - um relato materno
author Villella, Tereza Cristina Rodrigues
author_facet Villella, Tereza Cristina Rodrigues
Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
author_role author
author2 Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villella, Tereza Cristina Rodrigues
Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
description O presente trabalho teve por objetivo identificar as características de comunicação e de interação social de uma criança com quatro anos de idade no início da pesquisa, com múltipla deficiência - deficiência física associada à cegueira congênita. A caracterização foi realizada com as contribuições de uma entrevista semi-estruturada, realizada com a mãe da criança. De acordo com a análise do relato da mãe, a criança possuía muitos recursos comunicativos e de estabelecimento de interações sociais, recursos que podem ser maximizados pela atuação dos educadores tanto em atividades de orientação de pais e professores quanto no trabalho direto com a criança com deficiência visual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636
10.21723/riaee.v7i3.5636
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v7i3.5636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5636/4443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 3 (2012); 105-116
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 3 (2012); 105-116
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v7i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853040402432