A educação integral na produção acadêmica de teses e dissertações em educação (2010-2015)
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8367 |
Resumo: | O artigo traça um panorama histórico do ideário de educação integral e das políticas públicas que adotaram essa perspectiva e analisa a produção científica sobre essa temática desenvolvida em programas de pós-graduação de educação do país no período entre 2010 e 2015 e indexada em bancos de dados de teses e dissertações. Os resultados obtidos demonstraram que o conceito de educação integral tem origem na Antiguidade grega chegando até os dias atuais. No Brasil, a educação integral se efetiva enquanto política pública de educação a partir da década de 1990, embora tenham existido experiências anteriores desde os anos 1960. O mapeamento da produção científica apresentou um perfil da pesquisa acadêmica sobre a educação integral expressa nas dissertações e teses analisadas, e os resultados obtidos mostraram o impacto das políticas públicas de educação integral na pesquisa acadêmica. A maioria dos trabalhos eram estudos de caso sobre políticas públicas municipais e/ou estaduais de educação integral, prevalecendo análises de experiências implantadas em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul. |
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A educação integral na produção acadêmica de teses e dissertações em educação (2010-2015)Educação integral. Políticas públicas de educação. Produção científica.O artigo traça um panorama histórico do ideário de educação integral e das políticas públicas que adotaram essa perspectiva e analisa a produção científica sobre essa temática desenvolvida em programas de pós-graduação de educação do país no período entre 2010 e 2015 e indexada em bancos de dados de teses e dissertações. Os resultados obtidos demonstraram que o conceito de educação integral tem origem na Antiguidade grega chegando até os dias atuais. No Brasil, a educação integral se efetiva enquanto política pública de educação a partir da década de 1990, embora tenham existido experiências anteriores desde os anos 1960. O mapeamento da produção científica apresentou um perfil da pesquisa acadêmica sobre a educação integral expressa nas dissertações e teses analisadas, e os resultados obtidos mostraram o impacto das políticas públicas de educação integral na pesquisa acadêmica. A maioria dos trabalhos eram estudos de caso sobre políticas públicas municipais e/ou estaduais de educação integral, prevalecendo análises de experiências implantadas em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/836710.21723/RIAEE.v11.n2.p836Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 836-854Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 836-8541982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8367/5830Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHayashi, Marcelo InnocentiniKerbauy, Maria Teresa Miceli2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8367Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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