O aluno e seu corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480 |
Resumo: | O presente trabalho busca realizar uma reflexão em torno da relação entre corpo e educação a partir do substrato teórico de Bourdieu, compreendendo os processos contraditórios e de exclusão envolvidos na realidade escolar a partir da leitura do autor. Focaremos neste artigo uma questão pouco desenvolvida, de forma mais sistemática, pelo sociológico francês que diz respeito ao fato de como o corpo é um relevante elemento para a elaboração do julgamento social realizado pelo professor com relação ao aluno, para tanto, buscaremos compreender o corpo enquanto construção cultural, e explicitar a dimensão da hexis em relação ao habitus. |
id |
UNESP-15_1ca5e0ffbb3453da16d7ac7f77677f87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6480 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O aluno e seu corpoO presente trabalho busca realizar uma reflexão em torno da relação entre corpo e educação a partir do substrato teórico de Bourdieu, compreendendo os processos contraditórios e de exclusão envolvidos na realidade escolar a partir da leitura do autor. Focaremos neste artigo uma questão pouco desenvolvida, de forma mais sistemática, pelo sociológico francês que diz respeito ao fato de como o corpo é um relevante elemento para a elaboração do julgamento social realizado pelo professor com relação ao aluno, para tanto, buscaremos compreender o corpo enquanto construção cultural, e explicitar a dimensão da hexis em relação ao habitus.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/648010.21723/riaee.v8i1.6480Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 145-160Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 145-1601982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480/4789Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amurabi2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6480Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno e seu corpo |
title |
O aluno e seu corpo |
spellingShingle |
O aluno e seu corpo Oliveira, Amurabi |
title_short |
O aluno e seu corpo |
title_full |
O aluno e seu corpo |
title_fullStr |
O aluno e seu corpo |
title_full_unstemmed |
O aluno e seu corpo |
title_sort |
O aluno e seu corpo |
author |
Oliveira, Amurabi |
author_facet |
Oliveira, Amurabi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Amurabi |
description |
O presente trabalho busca realizar uma reflexão em torno da relação entre corpo e educação a partir do substrato teórico de Bourdieu, compreendendo os processos contraditórios e de exclusão envolvidos na realidade escolar a partir da leitura do autor. Focaremos neste artigo uma questão pouco desenvolvida, de forma mais sistemática, pelo sociológico francês que diz respeito ao fato de como o corpo é um relevante elemento para a elaboração do julgamento social realizado pelo professor com relação ao aluno, para tanto, buscaremos compreender o corpo enquanto construção cultural, e explicitar a dimensão da hexis em relação ao habitus. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480 10.21723/riaee.v8i1.6480 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i1.6480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480/4789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 145-160 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 145-160 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853152600064 |