O aluno e seu corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amurabi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480
Resumo: O presente trabalho busca realizar uma reflexão em torno da relação entre corpo e educação a partir do substrato teórico de Bourdieu, compreendendo os processos contraditórios e de exclusão envolvidos na realidade escolar a partir da leitura do autor. Focaremos neste artigo uma questão pouco desenvolvida, de forma mais sistemática, pelo sociológico francês que diz respeito ao fato de como o corpo é um relevante elemento para a elaboração do julgamento social realizado pelo professor com relação ao aluno, para tanto, buscaremos compreender o corpo enquanto construção cultural, e explicitar a dimensão da hexis em relação ao habitus.
id UNESP-15_1ca5e0ffbb3453da16d7ac7f77677f87
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6480
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O aluno e seu corpoO presente trabalho busca realizar uma reflexão em torno da relação entre corpo e educação a partir do substrato teórico de Bourdieu, compreendendo os processos contraditórios e de exclusão envolvidos na realidade escolar a partir da leitura do autor. Focaremos neste artigo uma questão pouco desenvolvida, de forma mais sistemática, pelo sociológico francês que diz respeito ao fato de como o corpo é um relevante elemento para a elaboração do julgamento social realizado pelo professor com relação ao aluno, para tanto, buscaremos compreender o corpo enquanto construção cultural, e explicitar a dimensão da hexis em relação ao habitus.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/648010.21723/riaee.v8i1.6480Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 145-160Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 145-1601982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480/4789Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Amurabi2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6480Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno e seu corpo
title O aluno e seu corpo
spellingShingle O aluno e seu corpo
Oliveira, Amurabi
title_short O aluno e seu corpo
title_full O aluno e seu corpo
title_fullStr O aluno e seu corpo
title_full_unstemmed O aluno e seu corpo
title_sort O aluno e seu corpo
author Oliveira, Amurabi
author_facet Oliveira, Amurabi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amurabi
description O presente trabalho busca realizar uma reflexão em torno da relação entre corpo e educação a partir do substrato teórico de Bourdieu, compreendendo os processos contraditórios e de exclusão envolvidos na realidade escolar a partir da leitura do autor. Focaremos neste artigo uma questão pouco desenvolvida, de forma mais sistemática, pelo sociológico francês que diz respeito ao fato de como o corpo é um relevante elemento para a elaboração do julgamento social realizado pelo professor com relação ao aluno, para tanto, buscaremos compreender o corpo enquanto construção cultural, e explicitar a dimensão da hexis em relação ao habitus.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480
10.21723/riaee.v8i1.6480
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i1.6480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6480/4789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 145-160
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 145-160
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853152600064