Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7674 |
Resumo: | No presente artigo, apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa em que buscamos compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização, implantado pelo governo do Estado de São Paulo. Como objeto de análise foram considerados os relatos reflexivos produzidos por esses alunos, a partir de suas observações e intervenções realizadas na sala de aula de alfabetização em que atuavam junto ao professor regente. Para as análises, adotamos como referenciais teórico-metodológicos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam que a inserção dos licenciandos no cotidiano da sala de aula, ao propiciar a familiarização desse futuro professor com o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização nas diferentes situações didáticas que emergem nesse contexto, contribuem para a reconstrução do foco de observação pelos licenciandos e para a reelaboração de suas crenças e concepções de ensino e aprendizagem. |
id |
UNESP-15_1f55d0c99d6f93b644105c59bab050de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7674 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogiaBolsa Alfabetização. Pedagogia. Formação inicial de professores.No presente artigo, apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa em que buscamos compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização, implantado pelo governo do Estado de São Paulo. Como objeto de análise foram considerados os relatos reflexivos produzidos por esses alunos, a partir de suas observações e intervenções realizadas na sala de aula de alfabetização em que atuavam junto ao professor regente. Para as análises, adotamos como referenciais teórico-metodológicos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam que a inserção dos licenciandos no cotidiano da sala de aula, ao propiciar a familiarização desse futuro professor com o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização nas diferentes situações didáticas que emergem nesse contexto, contribuem para a reconstrução do foco de observação pelos licenciandos e para a reelaboração de suas crenças e concepções de ensino e aprendizagem.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/767410.21723/riaee.v12.n1.7674Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 54-69Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 54-691982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7674/6251Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAparicio, Ana Silvia Moçode Andrade, Maria de Fátima Ramos2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7674Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia |
title |
Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia |
spellingShingle |
Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia Aparicio, Ana Silvia Moço Bolsa Alfabetização. Pedagogia. Formação inicial de professores. |
title_short |
Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia |
title_full |
Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia |
title_fullStr |
Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia |
title_sort |
Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia |
author |
Aparicio, Ana Silvia Moço |
author_facet |
Aparicio, Ana Silvia Moço de Andrade, Maria de Fátima Ramos |
author_role |
author |
author2 |
de Andrade, Maria de Fátima Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparicio, Ana Silvia Moço de Andrade, Maria de Fátima Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bolsa Alfabetização. Pedagogia. Formação inicial de professores. |
topic |
Bolsa Alfabetização. Pedagogia. Formação inicial de professores. |
description |
No presente artigo, apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa em que buscamos compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização, implantado pelo governo do Estado de São Paulo. Como objeto de análise foram considerados os relatos reflexivos produzidos por esses alunos, a partir de suas observações e intervenções realizadas na sala de aula de alfabetização em que atuavam junto ao professor regente. Para as análises, adotamos como referenciais teórico-metodológicos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam que a inserção dos licenciandos no cotidiano da sala de aula, ao propiciar a familiarização desse futuro professor com o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização nas diferentes situações didáticas que emergem nesse contexto, contribuem para a reconstrução do foco de observação pelos licenciandos e para a reelaboração de suas crenças e concepções de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7674 10.21723/riaee.v12.n1.7674 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7674 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.7674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7674/6251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 54-69 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 54-69 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853950566400 |