O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desidério, Ricardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4992
Resumo: Na medida em que se tem ponderado a necessidade da discussão do tema sexualidade nas escolas, nota-se com freqüência a fragilidade por parte dos professores em abordar o tema em sala de aula e a necessidade de refletirmos sobre a maneira como os temas são transmitidos aos alunos. A pesquisa apresenta-se uma análise das principais atitudes e crenças manifestadas por 5 (cinco) professores sobre a temática sexualidade, empregando-se entrevistas diretas, semi-estruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo a partir dos pressupostos da modalidade denominada Temática, conforme salienta Bardin (2007). Os resultados denotam que os docentes, apesar de considerarem importante lidar o assunto com os alunos, manifestam dificuldade em falar sobre o tema, indicando inclusive algumas concepções equivocadas. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, compreendendo também a investigação dos conhecimentos e atitudes manifestadas pelos alunos dos professores entrevistados.
id UNESP-15_2261425de29771865ef972856a48f766
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4992
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaensesNa medida em que se tem ponderado a necessidade da discussão do tema sexualidade nas escolas, nota-se com freqüência a fragilidade por parte dos professores em abordar o tema em sala de aula e a necessidade de refletirmos sobre a maneira como os temas são transmitidos aos alunos. A pesquisa apresenta-se uma análise das principais atitudes e crenças manifestadas por 5 (cinco) professores sobre a temática sexualidade, empregando-se entrevistas diretas, semi-estruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo a partir dos pressupostos da modalidade denominada Temática, conforme salienta Bardin (2007). Os resultados denotam que os docentes, apesar de considerarem importante lidar o assunto com os alunos, manifestam dificuldade em falar sobre o tema, indicando inclusive algumas concepções equivocadas. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, compreendendo também a investigação dos conhecimentos e atitudes manifestadas pelos alunos dos professores entrevistados.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/499210.21723/riaee.v8i4.4992Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 945-960Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 945-9601982-55872446-860610.21723/riaee.v8i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4992/4899Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDesidério, Ricardo2017-11-08T17:42:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4992Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:42:34Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses
title O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses
spellingShingle O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses
Desidério, Ricardo
title_short O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses
title_full O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses
title_fullStr O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses
title_full_unstemmed O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses
title_sort O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses
author Desidério, Ricardo
author_facet Desidério, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Desidério, Ricardo
description Na medida em que se tem ponderado a necessidade da discussão do tema sexualidade nas escolas, nota-se com freqüência a fragilidade por parte dos professores em abordar o tema em sala de aula e a necessidade de refletirmos sobre a maneira como os temas são transmitidos aos alunos. A pesquisa apresenta-se uma análise das principais atitudes e crenças manifestadas por 5 (cinco) professores sobre a temática sexualidade, empregando-se entrevistas diretas, semi-estruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo a partir dos pressupostos da modalidade denominada Temática, conforme salienta Bardin (2007). Os resultados denotam que os docentes, apesar de considerarem importante lidar o assunto com os alunos, manifestam dificuldade em falar sobre o tema, indicando inclusive algumas concepções equivocadas. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, compreendendo também a investigação dos conhecimentos e atitudes manifestadas pelos alunos dos professores entrevistados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4992
10.21723/riaee.v8i4.4992
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4992
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i4.4992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4992/4899
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 945-960
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 945-960
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852696469504