O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4992 |
Resumo: | Na medida em que se tem ponderado a necessidade da discussão do tema sexualidade nas escolas, nota-se com freqüência a fragilidade por parte dos professores em abordar o tema em sala de aula e a necessidade de refletirmos sobre a maneira como os temas são transmitidos aos alunos. A pesquisa apresenta-se uma análise das principais atitudes e crenças manifestadas por 5 (cinco) professores sobre a temática sexualidade, empregando-se entrevistas diretas, semi-estruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo a partir dos pressupostos da modalidade denominada Temática, conforme salienta Bardin (2007). Os resultados denotam que os docentes, apesar de considerarem importante lidar o assunto com os alunos, manifestam dificuldade em falar sobre o tema, indicando inclusive algumas concepções equivocadas. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, compreendendo também a investigação dos conhecimentos e atitudes manifestadas pelos alunos dos professores entrevistados. |
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O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaensesNa medida em que se tem ponderado a necessidade da discussão do tema sexualidade nas escolas, nota-se com freqüência a fragilidade por parte dos professores em abordar o tema em sala de aula e a necessidade de refletirmos sobre a maneira como os temas são transmitidos aos alunos. A pesquisa apresenta-se uma análise das principais atitudes e crenças manifestadas por 5 (cinco) professores sobre a temática sexualidade, empregando-se entrevistas diretas, semi-estruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo a partir dos pressupostos da modalidade denominada Temática, conforme salienta Bardin (2007). Os resultados denotam que os docentes, apesar de considerarem importante lidar o assunto com os alunos, manifestam dificuldade em falar sobre o tema, indicando inclusive algumas concepções equivocadas. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, compreendendo também a investigação dos conhecimentos e atitudes manifestadas pelos alunos dos professores entrevistados.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/499210.21723/riaee.v8i4.4992Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 945-960Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 945-9601982-55872446-860610.21723/riaee.v8i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4992/4899Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDesidério, Ricardo2017-11-08T17:42:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4992Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:42:34Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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