Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primo, Lane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ulbricht, Vânia Ribas, Vanzin, Tarcísio, Fadel, Luciane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática de literatura para identificar as tecnologias utilizadas e as estratégias pedagógicas adotadas para a aprendizagem de estudantes com deficiência. A motivação para este estudo surge da observação do crescimento da participação de estudantes com deficiência em cursos a distância, a projeção de aumento da elaboração de objetos de aprendizagem e de multimídias para serem utilizados nesses cursos que, por conseguinte, requerem cuidados para acessibilidade. As informações levantadas suscitaram reflexões sobre acessibilidade digital e educação, provocaram recomendações e propostas de aprimoramento com vistas à inclusão.
id UNESP-15_25871c2d6e98bcef384f0c8080a4af7c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8106
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiênciaEste artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática de literatura para identificar as tecnologias utilizadas e as estratégias pedagógicas adotadas para a aprendizagem de estudantes com deficiência. A motivação para este estudo surge da observação do crescimento da participação de estudantes com deficiência em cursos a distância, a projeção de aumento da elaboração de objetos de aprendizagem e de multimídias para serem utilizados nesses cursos que, por conseguinte, requerem cuidados para acessibilidade. As informações levantadas suscitaram reflexões sobre acessibilidade digital e educação, provocaram recomendações e propostas de aprimoramento com vistas à inclusão.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/810610.21723/riaee.v10i3.8106Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1052-1065Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1052-10651982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106/5511Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrimo, LaneUlbricht, Vânia RibasVanzin, TarcísioFadel, Luciane Maria2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8106Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência
title Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência
spellingShingle Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência
Primo, Lane
title_short Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência
title_full Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência
title_fullStr Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência
title_full_unstemmed Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência
title_sort Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência
author Primo, Lane
author_facet Primo, Lane
Ulbricht, Vânia Ribas
Vanzin, Tarcísio
Fadel, Luciane Maria
author_role author
author2 Ulbricht, Vânia Ribas
Vanzin, Tarcísio
Fadel, Luciane Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Primo, Lane
Ulbricht, Vânia Ribas
Vanzin, Tarcísio
Fadel, Luciane Maria
description Este artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática de literatura para identificar as tecnologias utilizadas e as estratégias pedagógicas adotadas para a aprendizagem de estudantes com deficiência. A motivação para este estudo surge da observação do crescimento da participação de estudantes com deficiência em cursos a distância, a projeção de aumento da elaboração de objetos de aprendizagem e de multimídias para serem utilizados nesses cursos que, por conseguinte, requerem cuidados para acessibilidade. As informações levantadas suscitaram reflexões sobre acessibilidade digital e educação, provocaram recomendações e propostas de aprimoramento com vistas à inclusão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106
10.21723/riaee.v10i3.8106
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i3.8106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106/5511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1052-1065
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1052-1065
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854324908032