Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática de literatura para identificar as tecnologias utilizadas e as estratégias pedagógicas adotadas para a aprendizagem de estudantes com deficiência. A motivação para este estudo surge da observação do crescimento da participação de estudantes com deficiência em cursos a distância, a projeção de aumento da elaboração de objetos de aprendizagem e de multimídias para serem utilizados nesses cursos que, por conseguinte, requerem cuidados para acessibilidade. As informações levantadas suscitaram reflexões sobre acessibilidade digital e educação, provocaram recomendações e propostas de aprimoramento com vistas à inclusão. |
id |
UNESP-15_25871c2d6e98bcef384f0c8080a4af7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8106 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiênciaEste artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática de literatura para identificar as tecnologias utilizadas e as estratégias pedagógicas adotadas para a aprendizagem de estudantes com deficiência. A motivação para este estudo surge da observação do crescimento da participação de estudantes com deficiência em cursos a distância, a projeção de aumento da elaboração de objetos de aprendizagem e de multimídias para serem utilizados nesses cursos que, por conseguinte, requerem cuidados para acessibilidade. As informações levantadas suscitaram reflexões sobre acessibilidade digital e educação, provocaram recomendações e propostas de aprimoramento com vistas à inclusão.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/810610.21723/riaee.v10i3.8106Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1052-1065Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1052-10651982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106/5511Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrimo, LaneUlbricht, Vânia RibasVanzin, TarcísioFadel, Luciane Maria2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8106Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência |
title |
Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência |
spellingShingle |
Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência Primo, Lane |
title_short |
Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência |
title_full |
Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência |
title_fullStr |
Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência |
title_full_unstemmed |
Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência |
title_sort |
Tecnologias e estratégias na educação a distância para a promoção da aprendizagem de estudantes com deficiência |
author |
Primo, Lane |
author_facet |
Primo, Lane Ulbricht, Vânia Ribas Vanzin, Tarcísio Fadel, Luciane Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ulbricht, Vânia Ribas Vanzin, Tarcísio Fadel, Luciane Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Primo, Lane Ulbricht, Vânia Ribas Vanzin, Tarcísio Fadel, Luciane Maria |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática de literatura para identificar as tecnologias utilizadas e as estratégias pedagógicas adotadas para a aprendizagem de estudantes com deficiência. A motivação para este estudo surge da observação do crescimento da participação de estudantes com deficiência em cursos a distância, a projeção de aumento da elaboração de objetos de aprendizagem e de multimídias para serem utilizados nesses cursos que, por conseguinte, requerem cuidados para acessibilidade. As informações levantadas suscitaram reflexões sobre acessibilidade digital e educação, provocaram recomendações e propostas de aprimoramento com vistas à inclusão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106 10.21723/riaee.v10i3.8106 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i3.8106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8106/5511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1052-1065 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1052-1065 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854324908032 |