A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio, Luiz Cláudio Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mota, Paola Rodrigues, Kelman, Celeste Azulay
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8105
Resumo: É fundamental contar com a participação do intérprete educacional de Língua de Sinais (LS) na inclusão. Esse artigo aborda a formação e as diferentes funções dos intérpretes em contextos educacionais inclusivos. Basta ser conhecedor da LS? Isso garante ao intérprete o sucesso em sua função? É preciso também agir como mediador entre professor e os alunos surdos, buscando promover a compreensão. Nessa pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze intérpretes que atuam na inclusão, buscando conhecer a formação inicial, o tempo de exercício profissional, quais as motivações e quais as funções que desempenha na sala de aula e na escola. Resultados apontam a ausência de planejamento conjunto professor-intérprete e de acesso prévio aos conteúdos apresentados em sala. Verificou-se que quando o intérprete age pedagogicamente, crianças surdas aprendem mais.
id UNESP-15_34286456164e3b1a8b7778f6cb3889aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8105
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aulaÉ fundamental contar com a participação do intérprete educacional de Língua de Sinais (LS) na inclusão. Esse artigo aborda a formação e as diferentes funções dos intérpretes em contextos educacionais inclusivos. Basta ser conhecedor da LS? Isso garante ao intérprete o sucesso em sua função? É preciso também agir como mediador entre professor e os alunos surdos, buscando promover a compreensão. Nessa pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze intérpretes que atuam na inclusão, buscando conhecer a formação inicial, o tempo de exercício profissional, quais as motivações e quais as funções que desempenha na sala de aula e na escola. Resultados apontam a ausência de planejamento conjunto professor-intérprete e de acesso prévio aos conteúdos apresentados em sala. Verificou-se que quando o intérprete age pedagogicamente, crianças surdas aprendem mais.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/810510.21723/riaee.v10i3.8105Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1032-1051Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1032-10511982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8105/5510Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntonio, Luiz Cláudio OliveiraMota, Paola RodriguesKelman, Celeste Azulay2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8105Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula
title A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula
spellingShingle A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula
Antonio, Luiz Cláudio Oliveira
title_short A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula
title_full A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula
title_fullStr A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula
title_full_unstemmed A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula
title_sort A formação do intérprete educacional e sua atuação em sala de aula
author Antonio, Luiz Cláudio Oliveira
author_facet Antonio, Luiz Cláudio Oliveira
Mota, Paola Rodrigues
Kelman, Celeste Azulay
author_role author
author2 Mota, Paola Rodrigues
Kelman, Celeste Azulay
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio, Luiz Cláudio Oliveira
Mota, Paola Rodrigues
Kelman, Celeste Azulay
description É fundamental contar com a participação do intérprete educacional de Língua de Sinais (LS) na inclusão. Esse artigo aborda a formação e as diferentes funções dos intérpretes em contextos educacionais inclusivos. Basta ser conhecedor da LS? Isso garante ao intérprete o sucesso em sua função? É preciso também agir como mediador entre professor e os alunos surdos, buscando promover a compreensão. Nessa pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze intérpretes que atuam na inclusão, buscando conhecer a formação inicial, o tempo de exercício profissional, quais as motivações e quais as funções que desempenha na sala de aula e na escola. Resultados apontam a ausência de planejamento conjunto professor-intérprete e de acesso prévio aos conteúdos apresentados em sala. Verificou-se que quando o intérprete age pedagogicamente, crianças surdas aprendem mais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8105
10.21723/riaee.v10i3.8105
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8105
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i3.8105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8105/5510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1032-1051
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 1032-1051
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854323859456