A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694 |
Resumo: | Este artigo mostra a interdependência existente entre a prática docente e a construção da héxis corporal de professores de Educação Física e as suas consequências na unidade escolar, condição essa verificada pelo itinerário social desses agentes sociais que ministram aulas em uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Araraquara – SP. Como pressuposto básico deste artigo, estabeleceu-se que a construção social da héxis corporal do professor de Educação Física é um processo em constante construção, pois é resultante de sua trajetória de vida com intervenções provenientes do contexto social em que vive. Nesse enfrentamento diário, o agente e/ou o seu grupo social tende a tornar visíveis os aspectos de dinamicidade e de permanência de sua ação. Em tal dinâmica, o agente e/ou o grupo a que pertence incorpora os elementos constituintes da realidade social e, a seu modo, exterioriza os conteúdos simbólicos interiorizados, compartilhando os traços de uma cultura comum que pode ser examinada através do conceito de habitus. A héxis, nesse sentido, é a dimensão que possibilita a internalização das conseqüências das práticas sociais e, também, a sua exteriorização corporal – através do modo de falar, gesticular, olhar, andar, sentar-se, manejar instrumentos, manter a postura da cabeça ou fazer caretas, cada vez mais associado a um tom de voz dos agentes sociais. As crianças são particularmente atentas, em todas as sociedades, a esses gestos e a essas posturas que caracterizam um adulto. |
id |
UNESP-15_4bfd62b9a1742fea95077c85db67d3fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2694 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolarHéxis corporalHabitusTrajetóriaPráticas culturaisEste artigo mostra a interdependência existente entre a prática docente e a construção da héxis corporal de professores de Educação Física e as suas consequências na unidade escolar, condição essa verificada pelo itinerário social desses agentes sociais que ministram aulas em uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Araraquara – SP. Como pressuposto básico deste artigo, estabeleceu-se que a construção social da héxis corporal do professor de Educação Física é um processo em constante construção, pois é resultante de sua trajetória de vida com intervenções provenientes do contexto social em que vive. Nesse enfrentamento diário, o agente e/ou o seu grupo social tende a tornar visíveis os aspectos de dinamicidade e de permanência de sua ação. Em tal dinâmica, o agente e/ou o grupo a que pertence incorpora os elementos constituintes da realidade social e, a seu modo, exterioriza os conteúdos simbólicos interiorizados, compartilhando os traços de uma cultura comum que pode ser examinada através do conceito de habitus. A héxis, nesse sentido, é a dimensão que possibilita a internalização das conseqüências das práticas sociais e, também, a sua exteriorização corporal – através do modo de falar, gesticular, olhar, andar, sentar-se, manejar instrumentos, manter a postura da cabeça ou fazer caretas, cada vez mais associado a um tom de voz dos agentes sociais. As crianças são particularmente atentas, em todas as sociedades, a esses gestos e a essas posturas que caracterizam um adulto.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/269410.21723/riaee.v4i1.2694Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 100-110Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 100-1101982-55872446-860610.21723/riaee.v4i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694/2404Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReina, Fábio TadeuMuzzeti, Luci ReginaRomanatto, Maria JoséInforsato, Flávia Baccin FioranteOliveira, Maria Beatriz Loureiro de2017-11-07T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2694Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:49:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar |
title |
A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar |
spellingShingle |
A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar Reina, Fábio Tadeu Héxis corporal Habitus Trajetória Práticas culturais |
title_short |
A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar |
title_full |
A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar |
title_fullStr |
A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar |
title_full_unstemmed |
A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar |
title_sort |
A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar |
author |
Reina, Fábio Tadeu |
author_facet |
Reina, Fábio Tadeu Muzzeti, Luci Regina Romanatto, Maria José Inforsato, Flávia Baccin Fiorante Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de |
author_role |
author |
author2 |
Muzzeti, Luci Regina Romanatto, Maria José Inforsato, Flávia Baccin Fiorante Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reina, Fábio Tadeu Muzzeti, Luci Regina Romanatto, Maria José Inforsato, Flávia Baccin Fiorante Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Héxis corporal Habitus Trajetória Práticas culturais |
topic |
Héxis corporal Habitus Trajetória Práticas culturais |
description |
Este artigo mostra a interdependência existente entre a prática docente e a construção da héxis corporal de professores de Educação Física e as suas consequências na unidade escolar, condição essa verificada pelo itinerário social desses agentes sociais que ministram aulas em uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Araraquara – SP. Como pressuposto básico deste artigo, estabeleceu-se que a construção social da héxis corporal do professor de Educação Física é um processo em constante construção, pois é resultante de sua trajetória de vida com intervenções provenientes do contexto social em que vive. Nesse enfrentamento diário, o agente e/ou o seu grupo social tende a tornar visíveis os aspectos de dinamicidade e de permanência de sua ação. Em tal dinâmica, o agente e/ou o grupo a que pertence incorpora os elementos constituintes da realidade social e, a seu modo, exterioriza os conteúdos simbólicos interiorizados, compartilhando os traços de uma cultura comum que pode ser examinada através do conceito de habitus. A héxis, nesse sentido, é a dimensão que possibilita a internalização das conseqüências das práticas sociais e, também, a sua exteriorização corporal – através do modo de falar, gesticular, olhar, andar, sentar-se, manejar instrumentos, manter a postura da cabeça ou fazer caretas, cada vez mais associado a um tom de voz dos agentes sociais. As crianças são particularmente atentas, em todas as sociedades, a esses gestos e a essas posturas que caracterizam um adulto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694 10.21723/riaee.v4i1.2694 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v4i1.2694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694/2404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 100-110 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 100-110 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v4i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852219367424 |