A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reina, Fábio Tadeu
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Muzzeti, Luci Regina, Romanatto, Maria José, Inforsato, Flávia Baccin Fiorante, Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694
Resumo: Este artigo mostra a interdependência existente entre a prática docente e a construção da héxis corporal de professores de Educação Física e as suas consequências na unidade escolar, condição essa verificada pelo itinerário social desses agentes sociais que ministram aulas em uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Araraquara – SP. Como pressuposto básico deste artigo, estabeleceu-se que a construção social da héxis corporal do professor de Educação Física é um processo em constante construção, pois é resultante de sua trajetória de vida com intervenções provenientes do contexto social em que vive. Nesse enfrentamento diário, o agente e/ou o seu grupo social tende a tornar visíveis os aspectos de dinamicidade e de permanência de sua ação. Em tal dinâmica, o agente e/ou o grupo a que pertence incorpora os elementos constituintes da realidade social e, a seu modo, exterioriza os conteúdos simbólicos interiorizados, compartilhando os traços de uma cultura comum que pode ser examinada através do conceito de habitus. A héxis, nesse sentido, é a dimensão que possibilita a internalização das conseqüências das práticas sociais e, também, a sua exteriorização corporal – através do modo de falar, gesticular, olhar, andar, sentar-se, manejar instrumentos, manter a postura da cabeça ou fazer caretas, cada vez mais associado a um tom de voz dos agentes sociais. As crianças são particularmente atentas, em todas as sociedades, a esses gestos e a essas posturas que caracterizam um adulto.
id UNESP-15_4bfd62b9a1742fea95077c85db67d3fc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2694
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolarHéxis corporalHabitusTrajetóriaPráticas culturaisEste artigo mostra a interdependência existente entre a prática docente e a construção da héxis corporal de professores de Educação Física e as suas consequências na unidade escolar, condição essa verificada pelo itinerário social desses agentes sociais que ministram aulas em uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Araraquara – SP. Como pressuposto básico deste artigo, estabeleceu-se que a construção social da héxis corporal do professor de Educação Física é um processo em constante construção, pois é resultante de sua trajetória de vida com intervenções provenientes do contexto social em que vive. Nesse enfrentamento diário, o agente e/ou o seu grupo social tende a tornar visíveis os aspectos de dinamicidade e de permanência de sua ação. Em tal dinâmica, o agente e/ou o grupo a que pertence incorpora os elementos constituintes da realidade social e, a seu modo, exterioriza os conteúdos simbólicos interiorizados, compartilhando os traços de uma cultura comum que pode ser examinada através do conceito de habitus. A héxis, nesse sentido, é a dimensão que possibilita a internalização das conseqüências das práticas sociais e, também, a sua exteriorização corporal – através do modo de falar, gesticular, olhar, andar, sentar-se, manejar instrumentos, manter a postura da cabeça ou fazer caretas, cada vez mais associado a um tom de voz dos agentes sociais. As crianças são particularmente atentas, em todas as sociedades, a esses gestos e a essas posturas que caracterizam um adulto.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/269410.21723/riaee.v4i1.2694Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 100-110Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 100-1101982-55872446-860610.21723/riaee.v4i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694/2404Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReina, Fábio TadeuMuzzeti, Luci ReginaRomanatto, Maria JoséInforsato, Flávia Baccin FioranteOliveira, Maria Beatriz Loureiro de2017-11-07T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2694Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:49:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar
title A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar
spellingShingle A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar
Reina, Fábio Tadeu
Héxis corporal
Habitus
Trajetória
Práticas culturais
title_short A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar
title_full A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar
title_fullStr A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar
title_full_unstemmed A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar
title_sort A interdependência da prática docente e a construção da héxis corporal de professores de educação física e suas consequências na unidade escolar
author Reina, Fábio Tadeu
author_facet Reina, Fábio Tadeu
Muzzeti, Luci Regina
Romanatto, Maria José
Inforsato, Flávia Baccin Fiorante
Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de
author_role author
author2 Muzzeti, Luci Regina
Romanatto, Maria José
Inforsato, Flávia Baccin Fiorante
Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reina, Fábio Tadeu
Muzzeti, Luci Regina
Romanatto, Maria José
Inforsato, Flávia Baccin Fiorante
Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Héxis corporal
Habitus
Trajetória
Práticas culturais
topic Héxis corporal
Habitus
Trajetória
Práticas culturais
description Este artigo mostra a interdependência existente entre a prática docente e a construção da héxis corporal de professores de Educação Física e as suas consequências na unidade escolar, condição essa verificada pelo itinerário social desses agentes sociais que ministram aulas em uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Araraquara – SP. Como pressuposto básico deste artigo, estabeleceu-se que a construção social da héxis corporal do professor de Educação Física é um processo em constante construção, pois é resultante de sua trajetória de vida com intervenções provenientes do contexto social em que vive. Nesse enfrentamento diário, o agente e/ou o seu grupo social tende a tornar visíveis os aspectos de dinamicidade e de permanência de sua ação. Em tal dinâmica, o agente e/ou o grupo a que pertence incorpora os elementos constituintes da realidade social e, a seu modo, exterioriza os conteúdos simbólicos interiorizados, compartilhando os traços de uma cultura comum que pode ser examinada através do conceito de habitus. A héxis, nesse sentido, é a dimensão que possibilita a internalização das conseqüências das práticas sociais e, também, a sua exteriorização corporal – através do modo de falar, gesticular, olhar, andar, sentar-se, manejar instrumentos, manter a postura da cabeça ou fazer caretas, cada vez mais associado a um tom de voz dos agentes sociais. As crianças são particularmente atentas, em todas as sociedades, a esses gestos e a essas posturas que caracterizam um adulto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694
10.21723/riaee.v4i1.2694
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v4i1.2694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2694/2404
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 100-110
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 100-110
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v4i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852219367424