Políticas públicas e educação: desdobramentos para a pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hillesheim, Betina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8092
Resumo: Este artigo propõe discutir as relações entre políticas públicas e educação, com o intuito de pensar a pertinência das pesquisas que articulam esses campos. Para tanto, problematiza-se a compreensão sobre educação, argumentando que, nas sociedades contemporâneas, a mesma transborda a instituição escolar e confunde-se com a própria sociedade, tornando-se volátil e sendo buscada em diferentes espaços. Assim, a educação não se esgota no que Foucault denomina como poder disciplinar, mas também pode ser compreendida a partir de mecanismos biopolíticos, sendo que, no seu encontro com as políticas públicas, ocupa um lugar estratégico na gestão da vida da população. Afirma-se, portanto, que as políticas públicas, mediante diferentes discursos (da Saúde, da Educação, do Direito, da Psicologia...), educam, constituindo sujeitos de determinadas formas, bem como qualificando e desqualificando modos de viver.
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