A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Vanessa Lima Blaudt
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rangel, Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8215
Resumo: Este artigo se constitui em uma revisão narrativa e tem como objetivo analisar a questão da diversidade sexual mediada pela teoria das representações sociais. Busca-se traçar o panorama da produção acadêmica alusiva à temática bem como apreender aproximações e singularidades nas investigações dos diferentes autores. A pesquisa da literatura pertinente ao assunto ocorreu na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no período delimitado entre 2000 e 2015, em artigos produzidos no Brasil. No curso do texto, subsequente à análise descritiva, foi feita a análise integrativa das pesquisas, que demostrou, mormente, representações arraigadas de significações negativas. Destacam-se duas aproximações nos estudos: a problematização do preconceito e da natureza da homossexualidade. Quanto às singularidades, a raridade de investigações no domínio escolar realça-se. Outrossim, os estudos mostraram-se insuficientes e escassos, logo, o aprofundamento das investigações dissemina-se como um caminho fértil para a superação e a desconstrução de práticas impregnadas de intolerância e de repúdio a padrões não hegemônicos.
id UNESP-15_60146d1657097ab0bbce5631f5e76a28
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8215
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativaRepresentações sociais. Diversidade sexual. Educação.Este artigo se constitui em uma revisão narrativa e tem como objetivo analisar a questão da diversidade sexual mediada pela teoria das representações sociais. Busca-se traçar o panorama da produção acadêmica alusiva à temática bem como apreender aproximações e singularidades nas investigações dos diferentes autores. A pesquisa da literatura pertinente ao assunto ocorreu na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no período delimitado entre 2000 e 2015, em artigos produzidos no Brasil. No curso do texto, subsequente à análise descritiva, foi feita a análise integrativa das pesquisas, que demostrou, mormente, representações arraigadas de significações negativas. Destacam-se duas aproximações nos estudos: a problematização do preconceito e da natureza da homossexualidade. Quanto às singularidades, a raridade de investigações no domínio escolar realça-se. Outrossim, os estudos mostraram-se insuficientes e escassos, logo, o aprofundamento das investigações dissemina-se como um caminho fértil para a superação e a desconstrução de práticas impregnadas de intolerância e de repúdio a padrões não hegemônicos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/821510.21723/RIAEE.v11.n2.p783Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 783-794Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 783-7941982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8215/5827Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Vanessa Lima BlaudtRangel, Mary2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8215Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
title A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
spellingShingle A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
Rocha, Vanessa Lima Blaudt
Representações sociais. Diversidade sexual. Educação.
title_short A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
title_full A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
title_fullStr A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
title_full_unstemmed A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
title_sort A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
author Rocha, Vanessa Lima Blaudt
author_facet Rocha, Vanessa Lima Blaudt
Rangel, Mary
author_role author
author2 Rangel, Mary
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Vanessa Lima Blaudt
Rangel, Mary
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais. Diversidade sexual. Educação.
topic Representações sociais. Diversidade sexual. Educação.
description Este artigo se constitui em uma revisão narrativa e tem como objetivo analisar a questão da diversidade sexual mediada pela teoria das representações sociais. Busca-se traçar o panorama da produção acadêmica alusiva à temática bem como apreender aproximações e singularidades nas investigações dos diferentes autores. A pesquisa da literatura pertinente ao assunto ocorreu na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no período delimitado entre 2000 e 2015, em artigos produzidos no Brasil. No curso do texto, subsequente à análise descritiva, foi feita a análise integrativa das pesquisas, que demostrou, mormente, representações arraigadas de significações negativas. Destacam-se duas aproximações nos estudos: a problematização do preconceito e da natureza da homossexualidade. Quanto às singularidades, a raridade de investigações no domínio escolar realça-se. Outrossim, os estudos mostraram-se insuficientes e escassos, logo, o aprofundamento das investigações dissemina-se como um caminho fértil para a superação e a desconstrução de práticas impregnadas de intolerância e de repúdio a padrões não hegemônicos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8215
10.21723/RIAEE.v11.n2.p783
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8215
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8215/5827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 783-794
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 783-794
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854364753920