O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Léia Adriana da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pagès Blanch, Joan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289
Resumo: Este artigo analisa a temática indígena no currículo de história e nos manuais didáticos do ensino fundamental no Brasil e do secundário na Espanha, quando se referem a América Latina. A questão que se coloca é perceber quais são os conteúdos incluídos nas duas propostas e os que estão presentes em quatro livros didáticos selecionados, a fim de verificar se tem sido estimulada a formação de uma consciência histórica e cidadã. Também examinamos os símbolos e significados dados aos conteúdos sobre a América Latina, que são selecionados para transmitir ao aluno. O texto está dividido em três partes. Na primeira estão dispostos os dados referentes à temática indígena da América Hispânica nas propostas curriculares do Brasil e da Espanha. Na segunda e na terceira parte, analisamos os conteúdos sobre os povos autóctones hispano-americanos, presentes nos quatro livros didáticos selecionados. Finalmente, concluímos que ainda é necessário um longo percurso para que seja possível ressignificar um ensino de história que estimule uma consciência histórica e cidadã, pois há uma história que silenciosamente mantém conteúdos, ideias e representações preconceituosas no tratamento da temática indígena.
id UNESP-15_6241ee86d1e50588abeea2b8a2311c64
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8289
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América HispânicaTemática indígena. Ensino de Historia de América. Currículo. Livros didáticos.Este artigo analisa a temática indígena no currículo de história e nos manuais didáticos do ensino fundamental no Brasil e do secundário na Espanha, quando se referem a América Latina. A questão que se coloca é perceber quais são os conteúdos incluídos nas duas propostas e os que estão presentes em quatro livros didáticos selecionados, a fim de verificar se tem sido estimulada a formação de uma consciência histórica e cidadã. Também examinamos os símbolos e significados dados aos conteúdos sobre a América Latina, que são selecionados para transmitir ao aluno. O texto está dividido em três partes. Na primeira estão dispostos os dados referentes à temática indígena da América Hispânica nas propostas curriculares do Brasil e da Espanha. Na segunda e na terceira parte, analisamos os conteúdos sobre os povos autóctones hispano-americanos, presentes nos quatro livros didáticos selecionados. Finalmente, concluímos que ainda é necessário um longo percurso para que seja possível ressignificar um ensino de história que estimule uma consciência histórica e cidadã, pois há uma história que silenciosamente mantém conteúdos, ideias e representações preconceituosas no tratamento da temática indígena.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/828910.21723/RIAEE.v11.n2.p710Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 710-725Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 710-7251982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289/5823Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Léia Adriana da SilvaPagès Blanch, Joan2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8289Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica
title O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica
spellingShingle O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica
Santiago, Léia Adriana da Silva
Temática indígena. Ensino de Historia de América. Currículo. Livros didáticos.
title_short O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica
title_full O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica
title_fullStr O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica
title_full_unstemmed O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica
title_sort O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica
author Santiago, Léia Adriana da Silva
author_facet Santiago, Léia Adriana da Silva
Pagès Blanch, Joan
author_role author
author2 Pagès Blanch, Joan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Léia Adriana da Silva
Pagès Blanch, Joan
dc.subject.por.fl_str_mv Temática indígena. Ensino de Historia de América. Currículo. Livros didáticos.
topic Temática indígena. Ensino de Historia de América. Currículo. Livros didáticos.
description Este artigo analisa a temática indígena no currículo de história e nos manuais didáticos do ensino fundamental no Brasil e do secundário na Espanha, quando se referem a América Latina. A questão que se coloca é perceber quais são os conteúdos incluídos nas duas propostas e os que estão presentes em quatro livros didáticos selecionados, a fim de verificar se tem sido estimulada a formação de uma consciência histórica e cidadã. Também examinamos os símbolos e significados dados aos conteúdos sobre a América Latina, que são selecionados para transmitir ao aluno. O texto está dividido em três partes. Na primeira estão dispostos os dados referentes à temática indígena da América Hispânica nas propostas curriculares do Brasil e da Espanha. Na segunda e na terceira parte, analisamos os conteúdos sobre os povos autóctones hispano-americanos, presentes nos quatro livros didáticos selecionados. Finalmente, concluímos que ainda é necessário um longo percurso para que seja possível ressignificar um ensino de história que estimule uma consciência histórica e cidadã, pois há uma história que silenciosamente mantém conteúdos, ideias e representações preconceituosas no tratamento da temática indígena.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289
10.21723/RIAEE.v11.n2.p710
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289/5823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 710-725
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 710-725
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854395162624