O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289 |
Resumo: | Este artigo analisa a temática indígena no currículo de história e nos manuais didáticos do ensino fundamental no Brasil e do secundário na Espanha, quando se referem a América Latina. A questão que se coloca é perceber quais são os conteúdos incluídos nas duas propostas e os que estão presentes em quatro livros didáticos selecionados, a fim de verificar se tem sido estimulada a formação de uma consciência histórica e cidadã. Também examinamos os símbolos e significados dados aos conteúdos sobre a América Latina, que são selecionados para transmitir ao aluno. O texto está dividido em três partes. Na primeira estão dispostos os dados referentes à temática indígena da América Hispânica nas propostas curriculares do Brasil e da Espanha. Na segunda e na terceira parte, analisamos os conteúdos sobre os povos autóctones hispano-americanos, presentes nos quatro livros didáticos selecionados. Finalmente, concluímos que ainda é necessário um longo percurso para que seja possível ressignificar um ensino de história que estimule uma consciência histórica e cidadã, pois há uma história que silenciosamente mantém conteúdos, ideias e representações preconceituosas no tratamento da temática indígena. |
id |
UNESP-15_6241ee86d1e50588abeea2b8a2311c64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8289 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América HispânicaTemática indígena. Ensino de Historia de América. Currículo. Livros didáticos.Este artigo analisa a temática indígena no currículo de história e nos manuais didáticos do ensino fundamental no Brasil e do secundário na Espanha, quando se referem a América Latina. A questão que se coloca é perceber quais são os conteúdos incluídos nas duas propostas e os que estão presentes em quatro livros didáticos selecionados, a fim de verificar se tem sido estimulada a formação de uma consciência histórica e cidadã. Também examinamos os símbolos e significados dados aos conteúdos sobre a América Latina, que são selecionados para transmitir ao aluno. O texto está dividido em três partes. Na primeira estão dispostos os dados referentes à temática indígena da América Hispânica nas propostas curriculares do Brasil e da Espanha. Na segunda e na terceira parte, analisamos os conteúdos sobre os povos autóctones hispano-americanos, presentes nos quatro livros didáticos selecionados. Finalmente, concluímos que ainda é necessário um longo percurso para que seja possível ressignificar um ensino de história que estimule uma consciência histórica e cidadã, pois há uma história que silenciosamente mantém conteúdos, ideias e representações preconceituosas no tratamento da temática indígena.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/828910.21723/RIAEE.v11.n2.p710Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 710-725Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 710-7251982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289/5823Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Léia Adriana da SilvaPagès Blanch, Joan2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8289Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica |
title |
O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica |
spellingShingle |
O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica Santiago, Léia Adriana da Silva Temática indígena. Ensino de Historia de América. Currículo. Livros didáticos. |
title_short |
O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica |
title_full |
O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica |
title_fullStr |
O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica |
title_full_unstemmed |
O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica |
title_sort |
O currículo e o livro didático do Brasil e da Espanha. Um caso: o indígena da América Hispânica |
author |
Santiago, Léia Adriana da Silva |
author_facet |
Santiago, Léia Adriana da Silva Pagès Blanch, Joan |
author_role |
author |
author2 |
Pagès Blanch, Joan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Léia Adriana da Silva Pagès Blanch, Joan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temática indígena. Ensino de Historia de América. Currículo. Livros didáticos. |
topic |
Temática indígena. Ensino de Historia de América. Currículo. Livros didáticos. |
description |
Este artigo analisa a temática indígena no currículo de história e nos manuais didáticos do ensino fundamental no Brasil e do secundário na Espanha, quando se referem a América Latina. A questão que se coloca é perceber quais são os conteúdos incluídos nas duas propostas e os que estão presentes em quatro livros didáticos selecionados, a fim de verificar se tem sido estimulada a formação de uma consciência histórica e cidadã. Também examinamos os símbolos e significados dados aos conteúdos sobre a América Latina, que são selecionados para transmitir ao aluno. O texto está dividido em três partes. Na primeira estão dispostos os dados referentes à temática indígena da América Hispânica nas propostas curriculares do Brasil e da Espanha. Na segunda e na terceira parte, analisamos os conteúdos sobre os povos autóctones hispano-americanos, presentes nos quatro livros didáticos selecionados. Finalmente, concluímos que ainda é necessário um longo percurso para que seja possível ressignificar um ensino de história que estimule uma consciência histórica e cidadã, pois há uma história que silenciosamente mantém conteúdos, ideias e representações preconceituosas no tratamento da temática indígena. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289 10.21723/RIAEE.v11.n2.p710 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289 |
identifier_str_mv |
10.21723/RIAEE.v11.n2.p710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8289/5823 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 710-725 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 710-725 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854395162624 |