Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4998 |
Resumo: | O texto discute o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior por meio de análise de textos, leis e decretos que marcaram sua trajetória. Problematiza as contribuições/contradições, avanços/retrocessos observados neste processo e recupera os significados da categoria de contra-regulação como possibilidade de resistência propositiva no campo de regulação da qualidade da educação superior brasileira. Ancorada nos processos de auto-avaliação institucional e no protagonismo dos atores locais aponta esta estratégia como possibilidade institucional para pensar e agir consoante aos princípios progressistas observados na Lei do SINAES em sua proposta original, enfrentando as tensões inerentes ao campo da avaliação. |
id |
UNESP-15_6e513e0973c358d3af58659b7375407d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4998 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidadesO texto discute o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior por meio de análise de textos, leis e decretos que marcaram sua trajetória. Problematiza as contribuições/contradições, avanços/retrocessos observados neste processo e recupera os significados da categoria de contra-regulação como possibilidade de resistência propositiva no campo de regulação da qualidade da educação superior brasileira. Ancorada nos processos de auto-avaliação institucional e no protagonismo dos atores locais aponta esta estratégia como possibilidade institucional para pensar e agir consoante aos princípios progressistas observados na Lei do SINAES em sua proposta original, enfrentando as tensões inerentes ao campo da avaliação.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/499810.21723/riaee.v6i3.4998Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 24-35Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 24-351982-55872446-860610.21723/riaee.v6i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4998/4158Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Marta FernandesEspindola, Adriana AndradeSordi, Mara Regina Lemes de2017-11-07T20:21:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4998Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:21:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades |
title |
Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades |
spellingShingle |
Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades Garcia, Marta Fernandes |
title_short |
Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades |
title_full |
Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades |
title_fullStr |
Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades |
title_sort |
Processo de implementação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Contradições, tensões e possibilidades |
author |
Garcia, Marta Fernandes |
author_facet |
Garcia, Marta Fernandes Espindola, Adriana Andrade Sordi, Mara Regina Lemes de |
author_role |
author |
author2 |
Espindola, Adriana Andrade Sordi, Mara Regina Lemes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Marta Fernandes Espindola, Adriana Andrade Sordi, Mara Regina Lemes de |
description |
O texto discute o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior por meio de análise de textos, leis e decretos que marcaram sua trajetória. Problematiza as contribuições/contradições, avanços/retrocessos observados neste processo e recupera os significados da categoria de contra-regulação como possibilidade de resistência propositiva no campo de regulação da qualidade da educação superior brasileira. Ancorada nos processos de auto-avaliação institucional e no protagonismo dos atores locais aponta esta estratégia como possibilidade institucional para pensar e agir consoante aos princípios progressistas observados na Lei do SINAES em sua proposta original, enfrentando as tensões inerentes ao campo da avaliação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4998 10.21723/riaee.v6i3.4998 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4998 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v6i3.4998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4998/4158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 24-35 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 24-35 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v6i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852700663808 |