Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Junior, Oswaldo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ghanem Junior, Elie George Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6868
Resumo: Fornece elementos para uma reflexão sobre estratégias metodológicas em face de objetos de estudo que se revelam de difícil abordagem. Através de um estudo de caso em educação, procura-se mostrar que dificuldades na obtenção de informações e dados foram superados utilizando-se um modelo de análise desenvolvido. Demonstra-se que sua utilização permitiu realizar inferências mais amplas e revelar incongruências ocultas no âmbito dos debates sobre o público e o privado na educação. Pretende auxiliar a reflexão acerca de metodologias de pesquisa qualitativa para aqueles que lidam com estudos desse tipo. Conclui que as correntes expectativas da eficiência de gestão e transferência de recursos em quantidade e qualidade suficientes não se concretizaram com uma iniciativa privada empresarial no âmbito da educação pública, ainda que se tenha obtido êxito na construção de uma imagem positiva por parte dos promotores dessa ação junto a setores da opinião pública. Prevalecendo interesses de ordem comercial em detrimento das motivações declaradas da iniciativa de ajuda à educação, e mesmo não se podendo afirmar que a iniciativa tenha resultado num avanço privado redefinidor do caráter público dos sistemas atingidos, há indícios de que sua implementação represente um inédito capítulo centrado na “educação”, frente a um panorama no qual sobressaem historicamente acordos de ajuda mútua de caráter político-econômico entre Estado e iniciativa privada empresarial.
id UNESP-15_75b9f3af2ed61ad418dbc1a10c703242
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6868
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacionalFornece elementos para uma reflexão sobre estratégias metodológicas em face de objetos de estudo que se revelam de difícil abordagem. Através de um estudo de caso em educação, procura-se mostrar que dificuldades na obtenção de informações e dados foram superados utilizando-se um modelo de análise desenvolvido. Demonstra-se que sua utilização permitiu realizar inferências mais amplas e revelar incongruências ocultas no âmbito dos debates sobre o público e o privado na educação. Pretende auxiliar a reflexão acerca de metodologias de pesquisa qualitativa para aqueles que lidam com estudos desse tipo. Conclui que as correntes expectativas da eficiência de gestão e transferência de recursos em quantidade e qualidade suficientes não se concretizaram com uma iniciativa privada empresarial no âmbito da educação pública, ainda que se tenha obtido êxito na construção de uma imagem positiva por parte dos promotores dessa ação junto a setores da opinião pública. Prevalecendo interesses de ordem comercial em detrimento das motivações declaradas da iniciativa de ajuda à educação, e mesmo não se podendo afirmar que a iniciativa tenha resultado num avanço privado redefinidor do caráter público dos sistemas atingidos, há indícios de que sua implementação represente um inédito capítulo centrado na “educação”, frente a um panorama no qual sobressaem historicamente acordos de ajuda mútua de caráter político-econômico entre Estado e iniciativa privada empresarial.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/686810.21723/riaee.v9i1.6868Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 194-205Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 194-2051982-55872446-860610.21723/riaee.v9i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6868/4948Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Junior, OswaldoGhanem Junior, Elie George Guimarães2017-11-08T18:51:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6868Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:51:03Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional
title Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional
spellingShingle Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional
Gonçalves Junior, Oswaldo
title_short Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional
title_full Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional
title_fullStr Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional
title_full_unstemmed Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional
title_sort Iniciativa privada e educação pública: contribuições metodológicas para a análise de objetos de pesquisa difusos na área de política e gestão educacional
author Gonçalves Junior, Oswaldo
author_facet Gonçalves Junior, Oswaldo
Ghanem Junior, Elie George Guimarães
author_role author
author2 Ghanem Junior, Elie George Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Junior, Oswaldo
Ghanem Junior, Elie George Guimarães
description Fornece elementos para uma reflexão sobre estratégias metodológicas em face de objetos de estudo que se revelam de difícil abordagem. Através de um estudo de caso em educação, procura-se mostrar que dificuldades na obtenção de informações e dados foram superados utilizando-se um modelo de análise desenvolvido. Demonstra-se que sua utilização permitiu realizar inferências mais amplas e revelar incongruências ocultas no âmbito dos debates sobre o público e o privado na educação. Pretende auxiliar a reflexão acerca de metodologias de pesquisa qualitativa para aqueles que lidam com estudos desse tipo. Conclui que as correntes expectativas da eficiência de gestão e transferência de recursos em quantidade e qualidade suficientes não se concretizaram com uma iniciativa privada empresarial no âmbito da educação pública, ainda que se tenha obtido êxito na construção de uma imagem positiva por parte dos promotores dessa ação junto a setores da opinião pública. Prevalecendo interesses de ordem comercial em detrimento das motivações declaradas da iniciativa de ajuda à educação, e mesmo não se podendo afirmar que a iniciativa tenha resultado num avanço privado redefinidor do caráter público dos sistemas atingidos, há indícios de que sua implementação represente um inédito capítulo centrado na “educação”, frente a um panorama no qual sobressaem historicamente acordos de ajuda mútua de caráter político-econômico entre Estado e iniciativa privada empresarial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6868
10.21723/riaee.v9i1.6868
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6868
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i1.6868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6868/4948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 1 (2014); 194-205
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 1 (2014); 194-205
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853529038848