Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3706
Resumo: O projeto, desenvolvido no Centro de Estudos de Educação e Saúde, Unidade Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília – SP, teve como objetivo realizar um estudo sobre a apropriação da escrita por crianças com Síndrome de Down. Foram participantes do projeto 5 crianças, na faixa etária de 10 a 13 anos de idade, em diferentes situações de escolarização. Como procedimento de pesquisa, foram realizadas intervenções pedagógicas semanais, com base na Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente, o grupo apresentava dimensões diferenciadas de aproximação com o universo escrito. Foram observados avanços nas representações gráficas e nas tentativas individuais de escrita. Dois alunos passaram a construir pequenos textos, um se encontra no início da escrita alfabética e dois continuaram a apresentar dificuldades, aproximando-se da escrita de forma muito tímida, presos à formalidade escolar e necessitando de uma mediação direta para a constituição das palavras.
id UNESP-15_8f7dcc0218f62507704890e9d9a5d9aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3706
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicasO projeto, desenvolvido no Centro de Estudos de Educação e Saúde, Unidade Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília – SP, teve como objetivo realizar um estudo sobre a apropriação da escrita por crianças com Síndrome de Down. Foram participantes do projeto 5 crianças, na faixa etária de 10 a 13 anos de idade, em diferentes situações de escolarização. Como procedimento de pesquisa, foram realizadas intervenções pedagógicas semanais, com base na Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente, o grupo apresentava dimensões diferenciadas de aproximação com o universo escrito. Foram observados avanços nas representações gráficas e nas tentativas individuais de escrita. Dois alunos passaram a construir pequenos textos, um se encontra no início da escrita alfabética e dois continuaram a apresentar dificuldades, aproximando-se da escrita de forma muito tímida, presos à formalidade escolar e necessitando de uma mediação direta para a constituição das palavras.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2011-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/370610.21723/riaee.v5i3.3706Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 307-317Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 3 (2010); 307-3171982-55872446-860610.21723/riaee.v5i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3706/3466Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Anna Augusta Sampaio de2017-11-07T20:09:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3706Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:09:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas
title Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas
spellingShingle Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
title_short Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas
title_full Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas
title_fullStr Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas
title_sort Escrita e Síndrome de Down - eixo temático: formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas
author Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
author_facet Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
description O projeto, desenvolvido no Centro de Estudos de Educação e Saúde, Unidade Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília – SP, teve como objetivo realizar um estudo sobre a apropriação da escrita por crianças com Síndrome de Down. Foram participantes do projeto 5 crianças, na faixa etária de 10 a 13 anos de idade, em diferentes situações de escolarização. Como procedimento de pesquisa, foram realizadas intervenções pedagógicas semanais, com base na Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente, o grupo apresentava dimensões diferenciadas de aproximação com o universo escrito. Foram observados avanços nas representações gráficas e nas tentativas individuais de escrita. Dois alunos passaram a construir pequenos textos, um se encontra no início da escrita alfabética e dois continuaram a apresentar dificuldades, aproximando-se da escrita de forma muito tímida, presos à formalidade escolar e necessitando de uma mediação direta para a constituição das palavras.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3706
10.21723/riaee.v5i3.3706
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3706
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v5i3.3706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3706/3466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 3 (2010); 307-317
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 3 (2010); 307-317
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v5i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852646137856