Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria de Piedade Resende da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rangni, Rosemeire de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3484
Resumo: Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa em curso no Programa de Pós- Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAr. A pesquisa busca apresentar a viabilidade da dupla necessidade educacional especial: altas habilidades/superdotação e deficiência; ou seja, que educandos com deficiências podem possuir talento em áreas adversas àquelas que apresentam desvantagem. A metodologia aditada para o estudo é a Bibliográfica. O método adotado é pesquisa em artigos, livros e trabalhos realizados que possam embasar a hipótese da dupla necessidade especial em educandos com altas habilidades e deficiências. Os resultados preliminares do estudo apontam que educandos com deficiências têm sido atendidos nos programas educacionais acerca de sua desvantagem e não são vistos, pelo sistema educacional, com a possibilidade de apresentarem talento em outras áreas de domínio contempladas nas altas habilidades/superdotação. Verifica-se que a escassez de estudos na área contribui para que educadores e familiares desconheçam a possibilidade da dupla necessidade educacional especial.
id UNESP-15_91e6c87e9e54d00437a92da461d6958a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3484
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacionalEste trabalho é um recorte do projeto de pesquisa em curso no Programa de Pós- Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAr. A pesquisa busca apresentar a viabilidade da dupla necessidade educacional especial: altas habilidades/superdotação e deficiência; ou seja, que educandos com deficiências podem possuir talento em áreas adversas àquelas que apresentam desvantagem. A metodologia aditada para o estudo é a Bibliográfica. O método adotado é pesquisa em artigos, livros e trabalhos realizados que possam embasar a hipótese da dupla necessidade especial em educandos com altas habilidades e deficiências. Os resultados preliminares do estudo apontam que educandos com deficiências têm sido atendidos nos programas educacionais acerca de sua desvantagem e não são vistos, pelo sistema educacional, com a possibilidade de apresentarem talento em outras áreas de domínio contempladas nas altas habilidades/superdotação. Verifica-se que a escassez de estudos na área contribui para que educadores e familiares desconheçam a possibilidade da dupla necessidade educacional especial.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2011-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/348410.21723/riaee.v5i2.3484Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 2 (2010); 208-217Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 2 (2010); 208-2171982-55872446-860610.21723/riaee.v5i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3484/3255Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria de Piedade Resende daRangni, Rosemeire de Araújo2017-11-07T20:05:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3484Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:05:31Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional
title Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional
spellingShingle Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional
Costa, Maria de Piedade Resende da
title_short Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional
title_full Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional
title_fullStr Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional
title_full_unstemmed Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional
title_sort Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional
author Costa, Maria de Piedade Resende da
author_facet Costa, Maria de Piedade Resende da
Rangni, Rosemeire de Araújo
author_role author
author2 Rangni, Rosemeire de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria de Piedade Resende da
Rangni, Rosemeire de Araújo
description Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa em curso no Programa de Pós- Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAr. A pesquisa busca apresentar a viabilidade da dupla necessidade educacional especial: altas habilidades/superdotação e deficiência; ou seja, que educandos com deficiências podem possuir talento em áreas adversas àquelas que apresentam desvantagem. A metodologia aditada para o estudo é a Bibliográfica. O método adotado é pesquisa em artigos, livros e trabalhos realizados que possam embasar a hipótese da dupla necessidade especial em educandos com altas habilidades e deficiências. Os resultados preliminares do estudo apontam que educandos com deficiências têm sido atendidos nos programas educacionais acerca de sua desvantagem e não são vistos, pelo sistema educacional, com a possibilidade de apresentarem talento em outras áreas de domínio contempladas nas altas habilidades/superdotação. Verifica-se que a escassez de estudos na área contribui para que educadores e familiares desconheçam a possibilidade da dupla necessidade educacional especial.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3484
10.21723/riaee.v5i2.3484
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3484
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v5i2.3484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3484/3255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 5 Núm. 2 (2010); 208-217
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 5 n. 2 (2010); 208-217
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v5i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852619923456