Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosemara Perpetua
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Masiteli, Vanessa, Feitosa, Eloi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2773
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma experiência de uso de applets em escolas da cidade de Terra Roxa (SP), com os objetivos de incluir Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola pública ampliando as chances de aprendizagem dos alunos em Matemática e contribuir para evitar a exclusão digital do cidadão em idade escolar. As atividades foram criadas e continuamente avaliadas por um grupo interdisciplinar de uma universidade pública do interior paulista, sendo desenvolvidas na Sala Ambiente de Informática (SAI) das escolas contatadas por uma professora de Matemática e técnicos de Informática. A proposta envolveu a aprendizagem de conceitos matemáticos tais como funções e equações. Os relatórios semanais enviados via e-mail apresentam aspectos positivos, como motivação dos alunos para a aprendizagem matemática e participação ativa dos mesmos na construção do próprio conhecimento, e aspectos negativos, como interrupção das atividades por motivos como reuniões, eventos ou problemas técnicos e dificuldade do professor com o inglês. Os resultados obtidos autorizam a afirmar que em condições favoráveis, as TIC podem favorecer a educação escolar sob vários aspectos, permitindo que a ação educativa se realize em novos espaços de aprendizagem.
id UNESP-15_9226c5b3d1e4b88957ef8f1beb406354
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2773
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma experiência de uso de applets em escolas da cidade de Terra Roxa (SP), com os objetivos de incluir Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola pública ampliando as chances de aprendizagem dos alunos em Matemática e contribuir para evitar a exclusão digital do cidadão em idade escolar. As atividades foram criadas e continuamente avaliadas por um grupo interdisciplinar de uma universidade pública do interior paulista, sendo desenvolvidas na Sala Ambiente de Informática (SAI) das escolas contatadas por uma professora de Matemática e técnicos de Informática. A proposta envolveu a aprendizagem de conceitos matemáticos tais como funções e equações. Os relatórios semanais enviados via e-mail apresentam aspectos positivos, como motivação dos alunos para a aprendizagem matemática e participação ativa dos mesmos na construção do próprio conhecimento, e aspectos negativos, como interrupção das atividades por motivos como reuniões, eventos ou problemas técnicos e dificuldade do professor com o inglês. Os resultados obtidos autorizam a afirmar que em condições favoráveis, as TIC podem favorecer a educação escolar sob vários aspectos, permitindo que a ação educativa se realize em novos espaços de aprendizagem.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/277310.21723/riaee.v4i2.2773Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 207-216Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 2 (2009); 207-2161982-55872446-860610.21723/riaee.v4i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2773/2509Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Rosemara PerpetuaMasiteli, VanessaFeitosa, Eloi2017-11-07T19:53:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2773Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:53:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)
title Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)
spellingShingle Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)
Lopes, Rosemara Perpetua
title_short Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)
title_full Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)
title_fullStr Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)
title_full_unstemmed Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)
title_sort Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)
author Lopes, Rosemara Perpetua
author_facet Lopes, Rosemara Perpetua
Masiteli, Vanessa
Feitosa, Eloi
author_role author
author2 Masiteli, Vanessa
Feitosa, Eloi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rosemara Perpetua
Masiteli, Vanessa
Feitosa, Eloi
description Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma experiência de uso de applets em escolas da cidade de Terra Roxa (SP), com os objetivos de incluir Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola pública ampliando as chances de aprendizagem dos alunos em Matemática e contribuir para evitar a exclusão digital do cidadão em idade escolar. As atividades foram criadas e continuamente avaliadas por um grupo interdisciplinar de uma universidade pública do interior paulista, sendo desenvolvidas na Sala Ambiente de Informática (SAI) das escolas contatadas por uma professora de Matemática e técnicos de Informática. A proposta envolveu a aprendizagem de conceitos matemáticos tais como funções e equações. Os relatórios semanais enviados via e-mail apresentam aspectos positivos, como motivação dos alunos para a aprendizagem matemática e participação ativa dos mesmos na construção do próprio conhecimento, e aspectos negativos, como interrupção das atividades por motivos como reuniões, eventos ou problemas técnicos e dificuldade do professor com o inglês. Os resultados obtidos autorizam a afirmar que em condições favoráveis, as TIC podem favorecer a educação escolar sob vários aspectos, permitindo que a ação educativa se realize em novos espaços de aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2773
10.21723/riaee.v4i2.2773
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2773
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v4i2.2773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2773/2509
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 207-216
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 2 (2009); 207-216
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v4i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852252921856